domingo, 5 de julho de 2015

Trilogia Musashi na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.


Fonte: www.google.com.br/imagens


A Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com Sesc/RS, apresenta a Trilogia Musashi. Inspirada na novela de Eiji Yoshikawa e dirigida por Hiroshi Inagaki, conta a história do lendário samurai do século 17, Miyamo Musashi, personagem icônico da cultura e folclore japonês que é interpretado pelo grande ator Toshirô Mifune, estrela de diversos filmes de Akira Kurosawa como Os Sete Samurais, Rashomon, Yojimbo, entre outros.

A trilogia, filmada em 1950 pelo diretor Hiroshi Inagaki, acompanha a jornada de um jovem ambicioso que sonha com a glória militar, mas se torna um fugitivo num ambiente de guerra civil que divide o país. Em seu caminho, é salvo por um monge que lhe coloca no caminho da espada. O herói busca o aprendizado guerreiro em harmonia com a espiritualidade e vive segundo os preceitos do bushido, o código de honra dos samurais.

Num ritmo de contemplação poética e uma exuberante beleza em cores, pelo trabalho de fotografia de Jun Yasumoto, o filme desafia o espectador acostumado com fitas agitadas de artes marciais. Esta trilogia versa, de forma até hoje arrebatadora, sobre amores e guerras acontecidos em tempos feudais.

A importância da saga de Miyamo Musashi se perdeu um pouco hoje, mesmo no Japão. O que esta trilogia representava na época, entretanto, não era unicamente a rica superprodução dos filmes em cores, mas um evento em âmbito nacional, e um marco na evolução social no Japão. O início do anos 1950 foram um momento de cicatrização no pós-guerra, por isso a importância de algumas questões da identidade japonesa serem refletidas. A saga usou o passado para dramatizar questões de moralidade – e ainda mais importante naquele momento, a moral do japonês.

Uma curiosidade é que Inagaki já havia rodado outra trilogia sobre o personagem nos anos 1940, mas após a derrota do Exército imperial na 2ª Guerra, suas cópias foram recolhidas pelas autoridades norte-americanas, que passaram a controlar o Japão, e então passam a fazer uma espécie de censura aos filmes, no objetivo de erradicar traços de valores tradicionais e considerá-los “feudais e antidemocráticos”. Nos mesmos 1940, o mestre Kenji Mizoguchi havia dirigido um filme que mostrava uma outra faceta sobre guerreiro Musashi, filmando o romance com a gueixa Akemi, numa abordagem habitual em seus trabalhos, que buscava refletir sobre a condição da mulher na sociedade japonesa atual.

Considerados um dos mais prolíficos diretores japoneses, Hiroshi Inagaki conquistou o Oscar de filme estrangeiro, com o primeiro filme da trilogia, O Guerreiro Dominante (1954), sendo seguido por Morte no Templo Ichijoji (1955) e Duelo na Ilha Ganryujima (1956). Logo após, em 1958, conquista o prêmio principal no Festival de Veneza com O Homem do Riquixá, onde o personagem Matsu agiganta-se na tela, interpretado por Mifune.

Giovani Borba e Tânia Cardoso de Cardoso, curadores.


O Quê: Trilogia Musashi

Quando: 13 de julho a 17 de julho

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


Samurai: O guerreiro dominante (Miyamoto Musashi, Japão, 1954, 93min) - Dir. Hiroshi Inagaki

13 de julho- segunda-feira – 19h
14 de julho- terça-feira – 16h
16 de julho- quinta-feira – 16h
Interior do Japão, século XVII. Durante a guerra civil que toma o país, o jovem Miyamoto sonha com a glória militar, mas acaba se tornando um fugitivo. Sua vida muda quando é salvo por um monge, que lhe ensinará o caminho da espada para se tornar um samurai.

No dia 13 de julho, a sessão das 19h horas será comentada pelo escritor, tradutor e editor Cesar Almeida. Autor de Cemitério Perdido dos Filmes B e de diversos artigos sobre cinema.


Samurai II: Duelo no Tempo Ichijoji (Zoku Miyamoto Musashi: Ichijōji no kettō, Japão, 1955, 103min) - Dir. Hiroshi Inagaki e Jun Fukuda

13 de julho- segunda-feira – 16h
14 de julho- terça-feira – 19h
17 de julho- sexta-feira – 19h
Após anos em busca do aprimoramento espiritual, seguindo os princípios do Bushido (“o caminho do guerreiro”), Musashi retorna à Kyoto, para desafiar o líder da melhor escola de espadachins da região. E tem seu amor disputado pela leal Otsu e pela traiçoeira Akemi.


Samurai III: Duelo na Ilha Granryu (Miyamoto Musashi kanketsuhen: kettô Ganryûjima, Japão, 1956, 104min) - Dir. Hiroshi Inagaki

15 de julho- quarta-feira – 16h
16 de julho- quinta-feira – 19h
17 de julho- sexta-feira – 16h
Musashi aceita travar um duelo final com o seu maior rival, Sasaki Kojiro. No ano em que se prepara para o maior duelo de sua vida, decide viver como camponês. Nesse período, seu amor continua a ser disputado por Otsu e Akemi.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da UFRGS - Coordenação e curadoria da Sala Redenção – Cinema Universitário: Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário