sexta-feira, 31 de julho de 2015

‘Cinema, Aspirinas e Urubus’ e ‘Mautner em Cuba’ são as novas atrações do Curta!




Pela primeira vez, o Canal Curta! exibe em sua programação “Cinema, Aspirinas e Urubus” (imagem acima), de Marcelo Gomes. O road movie sobre o encontro de dois homens de mundos completamente distintos se passa no sertão brasileiro em 1942. Na trama, Johann (Peter Ketnath) é um alemão que fugiu da Segunda Guerra Mundial e que vende aspirinas pelo interior do país a bordo de um caminhão. Ele conhece Ranulpho (João Miguel), homem simples do sertão, ao lhe dar uma carona e fazer dele seu braço direito. Os dois viajam por diferentes povoados, exibindo filmes promocionais sobre seu produto para pessoas que nunca foram ao cinema e, aos poucos, acabam desenvolvendo uma forte amizade. O longa vai ao ar na Quarta do Cinema, 5 de agosto, quando também estreia “Cheque Mate”, na faixa “A Vida é Curta!”, com o tema: Trabalho, consumo e outras transações. A ficção, com Paulo José e Zezé Polessa, mostra como um cheque entra na cidade de Duas Barras, no interior do Rio, circula entre várias pessoas, pagando dívidas e acertando pendências, até ficar sem valor algum.

Durante sua primeira visita a Cuba, o músico e escritor Jorge Mautner convidou o diretor uruguaio Guillermo Planel para registrar seus momentos pelo país. O documentário “Jorge Mautner em Cuba” traz um show histórico em Havana, além de momentos do artista cantando em praça pública e vivenciando experiências típicas do local. O longa, atração da Segunda da Música no dia 3, mostra ainda depoimentos de Mautner pelas ruas da capital sobre filosofia, política, religião e literatura.

“Sonhos em Movimento” conta a história de jovens entre 14 e 18 anos escolhidos pela coreógrafa Pina Bausch para subir ao palco pela primeira vez, em nova montagem de seu espetáculo Kontakthof. Estudantes das escolas da cidade de Wuppertal, essas crianças nunca haviam dançado antes. O documentário será exibido na Terça das Artes, dia 4. O episódio “A Coragem da Alegria”, parte da série “O Brasil de Darcy Ribeiro”, vai ao ar na Quinta do Pensamento, dia 7, e exibe imagens de arquivo e depoimentos do próprio educador sobre seu período como Vice-Governador de Brizola e Secretário-Geral de Cultura. O filme mostra também que o escritor foi o responsável por criar o programa de educação pública integral e pela implementação dos Cieps. Ainda dia 7, no Curta! Relâmpago, “Satori Uso”, de Rodrigo Grota, é um roteiro falso que conta a vida de um poeta que nunca existiu sob o ponto de vista de um diretor imaginário.

A Sexta da Sociedade exibe “Caparaó”, filme de Flavio Frederico, que reconstitui momentos da primeira rebelião armada contra o regime militar, pós 64, no alto da Serra do Caparaó, divisa de Minas Gerais e Espírito Santo. Ex-militares afastados da instituição lideraram o movimento, que foi patrocinado por Fidel Castro e organizado por Leonel Brizola, durante seu período de exílio no Uruguai. Com o objetivo de destituir o regime ditatorial, o movimento teve que enfrentar quatro mil homens do exército e da aeronáutica, além da Polícia Militar da região. A operação ficou conhecida como uma das maiores que o país vivenciou. Vencedor do festival “É Tudo Verdade”, de 2006, o documentário conta com depoimentos de ex-guerrilheiros, policiais, escritores e jornalistas que participaram desse acontecimento histórico.


SEGUNDA DA MÚSICA

“Mautner em Cuba” (documentário)
No fim de 2014, Jorge Mautner realiza um histórico show em Havana. Durante a viagem, ele também faz depoimentos pelas ruas da capital cubana, abordando diversos assuntos como filosofia, política, religião e literatura. As ideias de um dos grandes pensadores brasileiros contemporâneos são apresentadas em um caldeirão multicultural em sua primeira viagem a Cuba.

Diretor: Guillermo Planel
Duração: 75 min. Ano: 2015
Estreia: 3 de agosto, segunda-feira, às 22h30min
Horários alternativos: Dia 4 de agosto, terça-feira, às 2h30min e às 16h30min / Dia 5 de agosto, quarta-feira, às 10h30min / Dia 8 de agosto, sábado, às 9h30min

Classificação: Livre

TERÇA DAS ARTES

“Sonhos em Movimento” (documentário)
Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo Kontakthof. Ao invés dos bailarinos da sua famosa companhia, desta vez, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história destes jovens e a dança.

Diretor: Anne Linsel, Rainer Hoffmann
Duração: 100 min. Ano: 2010
Exibição: 4 de agosto, terça-feira, às 22h15min
Horários alternativos: Dia 5 de agosto, quarta-feira, às 2h15min e às 16h15min / Dia 6 de agosto, quinta-feira, às 10h15min / Dia 9 de agosto, domingo, às 20h

Classificação: Livre

QUARTA DE CINEMA

“Cinema, Aspirinas e Urubus” (ficção)
Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann (Peter Ketnath), alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho (João Miguel), um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio "milagroso" para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos, surge entre eles uma forte amizade.

Diretor: Marcelo Gomes
Duração: 99 min. Ano: 2005
Estreia: 5 de agosto, quarta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 6 de agosto, quinta-feira, às 2h e às 16h / Dia 7 de agosto, sexta-feira, às 10h / Dia 8 de agosto, sábado, às 22h

Classificação: Livre

A VIDA É CURTA! apresenta filmes com o tema “Trabalho, consumo e outras transações”. A estreia fica por conta de “Cheque-mate” e, na sequência, Meow! (Marcos Magalhães), Master Blaster (Raul Arthuso) e Marly Normal (Fernando Meireles e Marcelo Machado).

A estreia da semana é “Cheque-Mate”, uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior do Rio e desaparece sem, ao menos, virar dinheiro. Em seguida, “Meow” é uma animação que critica a globalização desenfreada usando como personagem um gato que, por não ter leite, foi obrigado a experimentar uma nova bebida, o refrigerante. Com direção de Marcos Magalhães, a produção que data de 1981, foi vencedora do Festival de Brasília daquele ano nas categorias “Melhor Roteiro” e “Melhor Filme pelo Júri Popular”. Dá sequência á faixa, o curta de Raul de Lemos Arthuso, “Master Blaster - Uma Aventura de Hans Lucas na Nebulosa 2907n”, que relata uma ficção sobre o agente intergalático Hans Lucas, enviado para investigar o evento astronômico, que mudou os hábitos da população local. Para encerrar, “Marly Normal” conta a história de uma simples escriturária de São Paulo.

Estreia: 5 de agosto, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 6 de agosto, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 7 de agosto, sexta-feira, às 8h / Dia 8 de agosto, sábado, às 6h

Classificação: Livre

QUINTA DO PENSAMENTO

Curta! Relâmpago - “Satori Uso” (documentário)
Um poeta das sombras, um cineasta sem filmes, e uma musa enigmática. Um documentário sobre um poeta que nunca existiu, apresentado por um cineasta imaginário.

Diretor: Rodrigo Grota
Duração: 18 min. Ano: 2007
Estreia: 6 de agosto, quinta-feira, às 21h30m
Horários alternativos: Dia 7 de agosto, sexta-feira, às 1h30m e às 15h30m / Dia 9 de agosto, domingo, às 15h30m / Dia 10 de agosto, segunda-feira, às 9h30

Classificação: Livre

“O Brasil de Darcy Ribeiro - A Coragem da Alegria” (documentário)

Estabelecido no Rio de Janeiro, Darcy Ribeiro dedica-se a editar seus romances, entre eles Maíra. Com a anistia, é reintegrado à universidade, mas sofre a rejeição do meio acadêmico. Brizola volta do exílio e Darcy integra-se ao seu projeto político. Como Vice-Governador e Secretário de Cultura, cria o programa de educação pública integral e constrói centenas de Cieps. Eleito senador, e debilitado por outro câncer, relata a Lei de Diretrizes e Bases. Luta heroicamente pela vida e publica “O Povo Brasileiro”. Suas reflexões consagram-no como um dos grandes intérpretes do Brasil.

Diretor: Ana Maria Magalhães
Duração: 52min Ano: 2013
Exibição: 6 de agosto, quinta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 7 de agosto, sexta-feira, às 3h e às 17h / Dia 8 de agosto, sábado, às 11h / Dia 9 de agosto, domingo, às 23h

Classificação: Livre

SEXTA DA SOCIEDADE

“Caparaó” (documentário)
O filme retrata a primeira tentativa de luta armada contra o regime militar no Brasil pós 1964. No alto da Serra do Caparaó, em agosto de 1966, um grupo formado na sua maioria por ex-militares expurgados pelo regime, se instalou em condições precárias, na tentativa de preparar o que seria o início de uma grande reação nacional contra o novo regime. O filme pretende repensar o acontecimento, revelando passo a passo, a tentativa de se fazer uma "Sierra Maestra" em terras brasileiras.

Diretor: Flavio Frederico
Duração: 77 min. Ano: 2006
Exibição: 7 de agosto, sexta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 8 de agosto, sábado, às 2h15min e às 16h30min / Dia 9 de agosto, domingo, às 4h / Dia 10 de agosto, segunda-feira, às 15h30min

Classificação: Livre


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário