sexta-feira, 4 de março de 2016

‘A Batalha da Maria Antônia’ estreia no Curta! na sexta, dia 11.




Um confronto entre estudantes da Faculdade de Filosofia da USP e alunos da Faculdade Mackenzie em 68 é o mote do documentário “A Batalha da Maria Antônia”, atração da Sexta da Sociedade, dia 11, que vai ao ar pela primeira vez no Curta!. Além de narrar o conflito que resultou na morte de um secundarista e no incêndio e destruição do prédio da USP, o filme mostra que o confronto não foi uma simples briga de estudantes, mas a reprodução dos problemas da Guerra Fria, que então se travava entre esquerda e direita na época.

A Segunda da Música, dia 7, apresenta mais um episódio da série “Blues”, produzida por Martin Scorcese. No documentário dessa semana , o diretor Wim Wenders traz detalhes da vida e da obra de Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir, seus artistas favoritos. O filme conta ainda com interpretações de músicos como Eagle Eye Cherry, Bonnie Raitt, Lucinda Williams e Lou Reed, além de imagens de arquivo.

No dia 8, na Terças das Artes, o Canal Curta! exibe “Pina”, do alemão Wim Wenders. O longa, que foi indicado ao Oscar 2012 de Melhor Documentário, acabou se tornando uma homenagem póstuma de Wenders à amiga. As filmagens começaram pouco antes da morte de Pina, em junho 2009, aos 68 anos. O diretor traz um olhar do movimento corporal e da arte da dança, intercalando cenas dos espetáculos e entrevistas com bailarinos da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança dirigida pela coreógrafa.

“Soy Cuba – O Mamute Siberiano” revisita “Soy Cuba”, produção de 1964, do diretor soviético Mikhail Kalatozov. O longa foi pensado como uma ferramenta de divulgação da revolução cubana, mas acabou não tendo a repercussão esperada e não chegou ao conhecimento do Ocidente até a década de 90, quando foi descoberto por Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. O documentário de Vicente Ferraz traz depoimentos de atores e técnicos sobreviventes do primeiro filme mostrando o contraste entre as culturas cubana e eslava. O filme vai ao ar na Quarta de Cinema, dia 9.

No mesmo dia, o “A Vida É Curta!” apresenta filmes sobre relacionamentos conturbados, com a estreia de “Beijo de Sal”, de Fellipe Barbosa. Com Suzana Pires, a produção se passa numa ilha isolada da costa verde do Rio, onde o quarentão Rogério tenta trazer seu melhor amigo, que acaba de ficar noivo, para a vida de solteiro novamente. Já “Noite de Sexta, Manhã de Sábado” conta as dificuldades de uma relação à distância entre um homem e uma mulher. Para encerrar a faixa, “São”, de Pedro Severien, com Simone Spoladore e Julio Andrade. Na trama, que é cheia de enigmas e aberta a interpretações, um homem se torna agressivo com a namorada depois de ler uma carta deixada por seu pai, que acaba de morrer. Sua crise de valores resulta em um comportamento paranoico.

Na Quinta do Pensamento, dia 10 de março, vai ao ar a série “O Brasil de Darcy Ribeiro” com o episódio “O Paraíso Perdido”, de Ana Maria Magalhães, que conta com depoimentos do próprio Darcy e de amigos do antropólogo, político e escritor. O documentário aborda a formação em Montes Claros, a iniciação profissional, a personalidade e o ambiente familiar, além da influência da Segunda Guerra Mundial em suas escolhas políticas.


SEGUNDA DA MÚSICA

Blues – A alma de um homem (série)

Diretor: Wim Wenders

Duração: 104 min. Ano: 2003

Exibição: 7 de março, segunda-feira, às 22h15m

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 8 de março, terça-feira, às 2h15m e às 16h15m/ Dia 9 de março, quinta-feira, às 10h15m


TERÇA DAS ARTES

Pina (documentário)

Diretor: Wim Wnders

Duração: 106 min. Ano: 2011

Exibição: 8 de março, terça-feira, às 22h

Horários alternativos: Dia 9 de março, quarta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 10 de março, quinta-feira, às 10h/ Dia 12 de março, sábado, às 11h

Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA

“A Vida é Curta” exibe filmes sobre relacionamentos conturbados e estreia “Beijo de Sal”

Exibição: 9 de março, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 10 de março, quinta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 11 de março, sexta-feira, às 8h/ Dia 12 de março, sábado, às 6h

Classificação: Livre


Soy Cuba – O Mamute Siberiano (documentário)

Diretor: Vicente Ferraz

Duração: 98 min. Ano: 2004

Exibição: 9 de março, quarta-feira, às 22h

Horários alternativos: Dia 10 de março, quinta-feira, às 2h e às 16h/ Dia 11 de março, sexta-feira, às 10h

Classificação: 10 anos


QUINTA DO PENSAMENTO

O Brasil de Darcy Ribeiro – O Paraíso Perdido (série)

Diretor: Ana Maria Magalhães

Duração: 52 min. Ano: 2013

Exibição: 10 de março, quinta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 11 de março, sexta-feira, às 0h e às 14h/ Dia 12 de março, sábado, às 10h / Dia 14 de março, segunda-feira, às 0h

Classificação: 12 anos


SEXTA DA SOCIEDADE

A Batalha de Maria Antônia (documentário)

Diretor: Renato Carvalho Tapajós

Duração: 76 min. Ano: 2014

Estreia: 11 de março, sexta-feira, às 22h30m

Horários alternativos: Dia 14 de março, segunda-feira, às 16h30m/ Dia 15 de março, terça-feira, às 10h30m

Classificação: Livre


Sobre o Curta!

Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.


Fonte: Agência Febre, através de Ana Luiza Graça e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário