terça-feira, 29 de março de 2016

´PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA´ ESTREIA NA CINEMATECA PAULO AMORIM.




Produção espanhola tem como pano de fundo a história real do roubo da Mona Lisa do Louvre na Paris de 1911


A novidade desta quinta-feira (dia 31 de março) na Cinemateca Paulo Amorim é o longa PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA, do diretor espanhol Fernando Colomo. O filme apresenta uma versão para o desaparecimento da mais famosa obra de Leonardo Da Vinci do Museu do Louvre, a Mona Lisa, em 1911. “Acredito que a comédia seja um excelente veículo para contar coisas que parecem tão sérias e importantes. E o mundo da arte, cheio de regras e interesses próprios, permite isso”, diz Fernando Colomo sobre a escolha do tema e a opção por desenvolvê-lo em formato de comédia, ainda que com pinceladas dramáticas.

Trata-se de um fato verídico: o pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire foram mesmo investigados pelo roubo do quadro. O espanhol Picasso, o francês Apollinaire, e um terceiro membro – um jovem belga conhecido apenas como O Barão -, formariam o que a imprensa francesa definiu, à época, como “uma gangue internacional que chegou à França para saquear os museus”. Após os interrogatórios, o pintor foi imediatamente liberado e Apollinaire permaneceu preso por uma semana. Curiosamente, o incidente não foi citado em nenhuma biografia de Picasso até muitas décadas depois. Para Colomo, trata-se de “uma história real que era, em si, um filme apaixonante”.

PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA aborda ainda a rivalidade entre pintores já consagrados como Henri Matisse e os jovens artistas de vanguarda, como Picasso e Georges Braque, que apenas começavam a despontar, mostrando de forma irreverente os bastidores do início do movimento cubista.


Sinopse: Paris, 1911. Os jovens Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados sobre o roubo da Mona Lisa do Museu do Louvre. Anos antes, haviam sido acusados de roubar duas estátuas ibéricas que viriam a inspirar o Cubismo. Serão eles parte de uma gangue internacional de ladrões de arte, ou será que tudo não passa de um mal-entendido?


Ficha técnica: PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA

La Banda Picasso, 2012, Espanha | Comédia | Cor | 101min.

Direção e roteiro: Fernando Colomo

Elenco: Ignacio Mateos Vivancos, Pierre Benezit, Lionel Abelanski, Raphäelle Agogué

Produção: Beatriz De La Gándara

Classificação indicativa: 12 anos

Distribuição no Brasil: Esfera Cultural


Trailer



Exibição do longa ‘PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA’

A partir de quinta-feira (dia 31 de março)

Na Cinemateca Paulo Amorim

Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre RS - Fones (51) 3226-5787 - (51) 9972-9096


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário