terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

CCBB APRESENTA FILMES PREMIADOS E INÉDITOS DOS IRMÃOS DARDENNE.




* evento acontece de 17/02 a 7/03 e exibe 22 títulos


* programação reúne longas de ficção e documentários de início de carreira, além de obras produzidas pelos irmãos Dardenne


* debate conta com participação da curadora Caru Alves de Souza e o crítico Sérgio Rizzo


Duas vezes premiados com a Palma de Ouro do Festival de Cannes e considerados pela crítica internacional como dos mais importantes nomes do cinema contemporâneo, os diretores, roteiristas e produtores belgas Luc Dardenne (1954) e Jean-Pierre Dardenne (1951) ganham uma inédita retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo.

Intitulada “Cinema Humanista – Irmãos Dardenne”, a mostra exibe um total de 22 filmes e acontece de 17 de fevereiro a 7 de março, em São Paulo. No mesmo período, o evento ocorre na unidade do CCBB do Rio de Janeiro e, de 10 a 29/02, na de Brasília.

Criadores de um estilo próprio, marcado pelo naturalismo, despojamento estético, ausência de trilha sonora e a câmera muito próxima dos atores, Luc e Jean-Pierre Dardenne trabalham com um minimalismo narrativo, sem concessões para o espectador, tendo se tornado mestres do drama social.

A curadoria é da cineasta Caru Alves de Souza, diretora do filme vencedor do Festival do Rio “De Menor”. Ela participa de debate agendado para o dia 2 de março, quarta-feira, ao lado do crítico Sérgio Rizzo, com mediação do cineasta Francisco Cesar Filho.

Estão presentes todos os títulos que consagraram os cineastas, como a sequência de premiados no Festival de Cannes, composta por “A Promessa” (1996), que conquistou o prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e Ensaio; “Rosetta” (1999), vencedor da Palma de Ouro; “O Filho” (2002), laureado com o prêmio de melhor ator e com o prêmio do júri ecumênico; “A Criança” (2005), sua segunda Palma de Ouro; “O Silêncio de Lorna” (2008), eleito melhor roteiro; “O Garoto de Bicicleta” (2011) ‘imagem acima’, Grande Prêmio do Júri; e “Dois Dias, Uma Noite” (2014), outro prêmio do júri ecumênico. Este último rendeu a Marion Cotillard nada menos que oito premiações como melhor atriz.

A produção documental de Luc e Jean-Pierre Dardenne, de rara circulação e inédita no Brasil, é um dos grandes atrativos da mostra. Realizados no período de 1979 a 1983, os filmes abordam questões como a vida de exilados (“Lições de uma Universidade Voadora”), lembranças de uma greve geral (“Quando o Barco de Léon M. Desceu o Rio Meuse pela Primeira Vez”), um jornal clandestino escrito por trabalhadores (“Para dar Fim à Guerra, os Muros Precisam Cair”), rádios livre na Europa (“R... Sem Resposta”) e o escritor e dramaturgo belga Jean Louvet (“Olhe para Jonathan/Jean Louvet, sua Obra”).

Finalmente, sua frutífera carreira como produtores está representada por longas dirigidos por nomes expressivos, como “À Procura de Eric” (2009), do britânico Ken Loach, e “Além das Montanhas” (2012), do romeno Cristian Mungiu – ambos premiados em Cannes. Também estão programados “Madonas” (2007), da alemã Maria Speth, que rendeu o prêmio de melhor atriz para Sandra Hüller no Festival Internacional de Mar Del Plata; “Ferrugem e Osso” (2012), dirigido pelo francês Jacques Audiard e estrelado por Marion Cotillard, eleito melhor filme no BFI - Festival de Cinema de Londres; e “O Diário de Uma Camareira” (2015), do também francês Benoît Jacquot e estrelado por Léa Seydoux.


Serviço:

“Cinema Humanista – Irmãos Dardenne” retrospectiva com filmes dirigidos e produzidos pelos cineastas Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne

Patrocínio e apresentação: Banco do Brasil e Ministério da Cultura

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

Curadoria: Caru Alves de Souza

Produção: Associação do Audiovisual

De 17 de fevereiro a 7 de março de 2016

Ingressos: R$4,00 (inteira) R$2,00 (meia)

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

Rua Álvares de Azevedo 112 – Centro – São Paulo – SP – tel (11) 3113.3651


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias, através de Valéria Blanco e Eliz Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário