quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Cinema paulistano ganha homenagem em livro da Editora Senac São Paulo.




Obra retrata história das salas de cinema na cidade no período de 1895 a 1930


No início do século XIX, ir ao cinema na cidade de São Paulo era uma atividade perigosa, segundo avaliações da Diretoria de Obras e Viação, órgão da Prefeitura que fiscalizava obras e ruas públicas na cidade de São Paulo. Uma das maiores preocupações sobre as salas no município eram os possíveis incêndios causados pelos rolos de filmes projetados, produzidos com materiais inflamáveis (nitrato de celulose), que poderiam colocar as vidas dos espectadores em risco. Para regulamentar as atividades, a Prefeitura estabelecia regras e exercia uma forte fiscalização no segmento.

Registros fotográficos e documentais, além de fatos como a rígida fiscalização, a programação, a arquitetura e também curiosidades estão reunidas na obra Salas de Cinema – e história urbana de São Paulo (1895-1930). O cinema dos Engenheiros, novo lançamento da Editora Senac São Paulo. Abrangendo o período do cinema mudo, desde a chegada do Bijou Theatre, o autor José Inácio de Melo Souza traça um panorama sobre os espaços de exibição cinematográfica, reconstituindo, por meio de documentos do Arquivo Histórico de São Paulo, um momento significativo da história e da memória urbana paulistana do século XX, marcado pela presença das “salas de rua”.

Nas páginas deste livro, cinéfilos e amantes da história da cidade de São Paulo terão a oportunidade especial de saber mais sobre projetos das salas de exibição, as adaptações necessárias e a diversidade arquitetônica, por meio de documentos como plantas, anúncios na imprensa, fotografias, cartões postais entre outros documentos reunidos pelo autor, um dos mais dedicados pesquisadores do universo cinematográfico do país.


Sobre o autor:

José Inácio de Melo Souza é doutor em História do Cinema pela ECA/USP, autor dos livros Imagens do passado (Editora SENAC) e Paulo Emilio no paraíso (Editora Record), além de colaborações em coletâneas, revistas e sites de cinema.


Serviço

Salas de Cinema – e história urbana de São Paulo (1835-1930). O cinema dos Engenheiros

Autor: José Inácio de Melo Souza

Editora: Editora Senac São Paulo

Preço: R$ 130,00

Número de páginas: 398


Fonte: Agência Approach, através de Joana Gasparini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário