sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Instituto Querô concorre ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo.


Fonte: www.google.com.br/imagens


Premiação é entregue às entidades culturais que se destacam por sua produção artística e apoio à cultura no Estado em 2015


Além dos 10 anos do projeto Oficinas Querô, o Instituto Querô ganhou mais um motivo para comemorar em 2016. Isso porque a instituição social acaba de ser indicada ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. O objetivo do Prêmio é prestigiar quem se destacou em 2015 por sua produção artística e apoio à cultura.


"O que mais nos motiva além de concorrermos a um prêmio dessa altura no ano em que comemoramos 10 anos de atividades, é sabermos que a indicação foi feita pelo próprio público, mostrando um reconhecimento pelo nosso trabalho com os jovens da região", comenta Tammy Weiss, coordenadora do Instituto Querô.


O Instituto Querô compete com mais 4 entidades na categoria Instituições Culturais ao voto popular, no site www.premiogovernador.sp.gov.br. No total serão nove categorias premiadas: Arte para Crianças, Artes Visuais, Cinema, Circo, Dança, Teatro, Música, Territórios Culturais e Instituições Culturais.

No ano passado o SESC foi o vencedor da categoria, concorrendo com importantes entidades voltadas à cultura como Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Instituto Brincante, Itaú Cultural e Centro Cultural da Memória do Circo. A votação segue até 19 de março, podendo votar quantas vezes quiser. A premiação acontece dia 21 de março, em São Paulo e os ganhadores recebem um troféu criado especialmente para esta edição pelo artista plástico Paulo Monteiro.

História - Criado nos anos 1950, o Prêmio Governador do Estado para a Cultura foi um dos mais prestigiados da época pelo reconhecimento que oferecia aos artistas e pela quantia em dinheiro que destinava aos vencedores. Ao longo de três décadas, o Prêmio reconheceu nomes importantes do teatro brasileiro como Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Eliane Giardini, Juca de Oliveira, Stênio Garcia e tantos outros. Retomado pela Secretaria de Estado da Cultura em 2010, o Prêmio ressurgiu com um novo formato, agregando novas categorias e passando a reconhecer o trabalho de profissionais atuantes em várias outras linguagens artísticas, adotando também a participação popular via internet.


Últimos dias de inscrições para Oficinas Querô

O projeto Oficinas Querô entra na sua última semana de inscrições para nova turma. Jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda familiar e estudantes de escolas públicas de Santos, São Vicente, Praia Grande ou Cubatão podem participar da seleção. As inscrições foram prorrogadas até 04 de março, pelo site www.institutoquero.org ou no Facebook - fb.com/institutoquero -, no aplicativo “Oficinas Querô, Inscreva-se”.

O projeto tem patrocínio do Banco Votorantim, MSC Shopping e Viação Piracicabana e seleciona anualmente 40 jovens, que produzem suas próprias histórias, atuando como roteiristas, diretores, cinegrafistas e outras funções do cinema, em aulas ministradas por profissionais do cinema nacional, além de atividades de formação cidadã, humanismo e expressão verbal.

As Oficinas Querô oferecem transporte gratuito, tratamento dentário pelo projeto Dentistas do Bem, acompanhamento social e sessão especial no Cine Roxy dos filmes produzidos. As aulas começam em março.

Em 10 anos, já foram 95 filmes produzidos, 46 prêmios conquistados, mais de 340 jovens capacitados e 120 deles conseguiram espaço no mercado de trabalho audiovisual na Baixada Santista, São Paulo e até Europa. Diferentes atividades estão sendo programadas para comemorar junto ao público.


Fonte: Ivan De Stefano (Imprensa Querô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário