segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

No Forno L&PM – Biografias: ‘LOU ANDREAS-SALOMÉ’ e ‘PASOLINI’.

LOU ANDREAS-SALOMÉ, de Dorian Astor - Tradução de Julia da Rosa Simões


LOU ANDREAS-SALOMÉ


“Estar sozinha, viver interiormente para si, era para mim uma necessidade tão imperativa quanto o contato e o calor humano. Ambas necessidades muito fortes e apaixonadas, mas separadas e sujeitas à mudança e à alternância, e é justamente isso o que parece infidelidade e inconstância.”

Romancista, ensaísta e psicanalista, Lou Andreas-Salomé (1861-1937) foi acima de tudo um espírito livre. Aos vinte anos, ela começa uma amizade filosófica com Nietzsche e brinca com o fogo de seu amor. Aos trinta, companheira do poeta Rainer Maria Rilke, guia-o no caminho da criação e foge de sua paixão. Aos quarenta, é acolhida por Freud como sua discípula mais brilhante. Mulher entre homens, ela sonha com um “mundo de irmãos”, de casamento sem sexualidade, de maternidade sem procriação, de inconsciente sem instintos destrutivos. Filosofia, poesia e psicanálise são os instrumentos da única afirmação que interessa a essa provocante mulher: o laço indissolúvel do indivíduo com a vida como um todo.


Pontos fortes de venda:

1) Lou-Andreas Salomé (1861-1937), psicanalista e escritora de língua alemã, foi uma mulher à frente de seu tempo. Circulou entre os principais nomes da intelligentsia europeia da época: foi amiga próxima e discípula de Freud, amante de Nietzsche, confidente de Rainer Maria Rilke. Autora de mais de 20 livros, bela, sedutora, considerava-se um espírito livre e é até hoje exemplo de mulher liberada num mundo que era comandado por homens.

2) Sua existência prolífica e rica de ideias é de especial interesse aos profissionais da área de psicologia e psicanálise.

3) Apesar de sua importância na vida intelectual europeia da virada do século 19 para o 20, há muito pouco material sobre ela no mercado brasileiro.

4) Este volume integra a série L&PM POCKET BIOGRAFIAS, que traz ao leitor brasileiro biografias curtas dos principais nomes das artes e das ciências de todo o mundo.

5) Edição publicada com subsídio do Centre National du Livre (do governo francês).


Informações Gerais

Título: LOU ANDREAS-SALOMÉ

Título Original: LOU ANDREAS-SALOMÉ

Catálogo: Coleção L&PM Pocket

Gênero: Biografias

Série: Biografias

Páginas: 320

Preço: R$ 27,90


PASOLINI, de René de Ceccatty - Tradução de Renée Eve Levié


PASOLINI


“Aqueles que, como eu, tiveram o destino de não amar segundo as normas acabam superestimando a questão do amor. Uma pessoa normal pode resignar-se – que palavra terrível – com a castidade, com as ocasiões perdidas, mas, comigo, a dificuldade de amar transformou a necessidade de amar em uma obsessão.”

A vida de Pier Paolo Pasolini (1922-1975), um dos principais cineastas italianos de todos os tempos, poeta, dramaturgo, teórico da arte e da literatura, desenvolveu-se como um drama trágico. Homossexual assumido, artista polêmico, pagou caro por sua coragem: escândalos, processos e, por último, numa noite de novembro há mais de quarenta anos, foi vítima de um assassinato brutal e misterioso, em uma praia da cidadezinha italiana de Óstia.


Pontos fortes de venda:

1) Pasolini (1922-1975) foi um dos cineastas mais importantes do século 20, premiado e cultuado por seu ecletismo e ousadia. Dirigiu, entre outros, uma adaptação cinematográfica do "Decameron" e dos "Contos da Cantuária", além de ter sido também poeta. Há pouquíssima bibliografia sobre ele no mercado brasileiro.

2) Homossexual assumido, teve uma morte violenta, que veio a se tornar emblemática de sua existência trágica e radical. O livro relata sua passagem pelo Brasil: em 1970 esteve no Rio de Janeiro (inclusive em algumas favelas) com Maria Callas para promover o filme "Medeia".

3) Integra a série L&PM POCKET BIOGRAFIAS, que traz ao leitor brasileiro biografias curtas de várias personalidades de todos os cantos do mundo e de todas as áreas do saber, a preços muito acessíveis.

4) Edição publicada com subsídio do Centre National du Livre (do governo francês).


Informações Gerais

Título: PASOLINI

Título Original: PASOLINI

Catálogo: Coleção L&PM Pocket

Gênero: Biografias

Série: Biografias

Páginas: 224

Preço: R$ 22,90


Fonte: www.lpm.com.br


Parceria

Nenhum comentário:

Postar um comentário