sexta-feira, 8 de abril de 2016

Cinemas em Rede na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.




Sala Redenção – Cinema Universitário convida para a exibição de A Vizinhança do Tigre (2014) ‘imagem acima’, direção de Affonso Uchoa na programação do projeto Cinemas em Rede. O filme estreou na 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no qual foi vencedor do Prêmio Itamaraty de Melhor Filme pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem. O filme recebeu também o prêmio de melhor longa-metragem no 5º Cachoeira Doc (Bahia) e no 18º fórum doc.BH (Minas Gerais). A Vizinhança do Tigre ganhou ainda o Prêmio da Crítica Abraccine no 2º Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba/PR e os Prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme pelo Júri Jovem no 1º Fronteira - Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental (Goiânia/GO). Fora do Brasil, foi exibido em Portugal (FESTIN Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa - Lisboa), Argentina (Festival Internacional Cosquin - Córdoba) onde recebeu menção honrosa do júri oficial; Equador (Festival EDOC) e Alemanha (Festival de Cinema de Hamburgo).

Cinemas em Rede é um projeto inovador de compartilhamento e difusão de conteúdos audiovisuais, pela internet de alta capacidade, via CiPê, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa- RNP em parceria com os Ministérios da Cultura (MinC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 12 Instituições participam do Projeto: Cinemateca Brasileira (SP), a UFRGS (Sala Redenção - Cinema Universitário); USP (CINUSP e Escola de Comunicação e Artes-ECA); UFBA (Saladearte Cinema da UFBA); a Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ, em Recife; a UFG (Cinema da UFG); a UFES (Cine Metrópolis); a UFSCAR (CineUFSCar); a UFPB (Cinema da UFPB); a UFPel (Cinema UFPel); a UFOP (Cine Vila Rica) e a UFF (Cinema da UFF).


Cinemas em Rede

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

A vizinhança do tigre (Brasil, 2014, 95min) dir. Affonso Uchoa

12 de abril – terça-feira – 19h

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário