sábado, 2 de abril de 2016

Curta! comemora 40 anos do Grupo Corpo com documentário sobre a trajetória da companhia de dança.




O Curta! dá continuidade à série de documentários Grupo Corpo (imagem acima) – Repertório na semana do aniversário de 40 anos do primeiro espetáculo montado pela companhia de dança: “Maria Maria”, que estreou em 1º de abril de 1976 com canções de Milton Nascimento, composições de Fernando Brant e coreografia de Oscar Araiz. O espetáculo ficou em cartaz por dez anos e foi apresentado em quatorze países, colocando o grupo mineiro no cenário mundial de dança. O “Documentário Histórico de Maria Maria até Missa do Orfanato”, dirigido por Cláudia de Brito Ribeiro de Oliveira, vai contar um pouco dos primeiros 15 anos do Grupo Corpo, desde sua fundação, em 1975, e sua primeira obra até o final dos anos 80, quando a companhia se firma no cenário da dança mundial com personalidade própria e sucesso reconhecido. O filme, que será exibido na Terça das Artes, 5, traz imagens raras captadas em ensaios, viagens, e nas coxias das apresentações.

A Segunda da Música, dia 4, apresenta o sétimo episódio da série “Blues”, produzida por Martin Scorcese. “Vermelho, Branco e Blues”, dirigido por Mike Figgis, reúne grandes nomes da música como Eric Clapton, Jeff Beck e Tom Jones para uma conversa sobre o cenário musical da década de 1960, quando o blues tomou conta do Reino Unido apresentando o ritmo a uma nova gama de fãs. O doc traz imagens de arquivo, depoimentos e uma live session muito especial no famoso estúdio Abbey Road com Tom Jones, Jeff Beck, Van Morrison e Lulu improvisando alguns clássicos do blues.

“Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, é o destaque da Quarta de Cinema, 6 de abril. O road-movie brasileiro conta a história do geólogo José Renato (Irandhir Santos) que, enquanto atravessa o sertão nordestino, divide com o público cartas que envia à sua amada, num registro poético e emotivo da realidade das cidades por onde passa.

No mesmo dia, “A Vida É Curta” exibe produções sobre bichos. “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar”, de Rafael Urban, estreia no Curta! contando a história da alemã Ragnhild Borgomanero que estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina. Na sequência “Loja de Répteis”, de Pedro Severien, mostra o embate entre Aluisio (Fransérgio Araújo), dono de uma loja de répteis, e sua esposa, Claudia (Maeve Jinkings), que quer se livrar dos animais. O documentário “Contos da Maré”, de Douglas Soares, encerra a faixa viajando entre lendas urbanas e as memórias de uma família para falar sobre a vida dos moradores do Complexo da Maré.

“Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”, do cineasta Sílvio Tendler, é o destaque da Quinta do Pensamento, 7. O documentário discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias. O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926–2001), gravada quatro meses antes de sua morte. Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização vigente no mundo, que ele chamava de “globalitarismo”. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de outra realidade, que ele considerava "mais justa e mais humana".

Conhecido como o canto usado por vaqueiros para chamar o gado, “Aboio” é também o nome do documentário da mineira Marília Rocha, que será exibido na Sexta da Sociedade, 8. O filme, vencedor do festival É Tudo Verdade de 2005 e já exibido no MOMA de Nova York, retrata vaqueiros que ainda utilizam essa técnica de uma maneira poética, dando espaço ao imaginário que cerca os homens do sertão. Rodado em estados como Pernambuco, Minas Gerais e Bahia, o longa avança pelo interior do Brasil e acompanha a jornada de muitos desses trabalhadores.


SEGUNDA DA MÚSICA

Blues – Vermelho, Branco e Blues (série)

Diretor: Mike Figgis

Duração: 93 min. Ano: 2003

Exibição: 4 de abril, segunda-feira, às 22h15m

Classificação: Livre

Horários alternativos: Dia 5 de abril, terça-feira, às 2h15m e às 16h15m/ Dia 6 de abril, quarta-feira, às 10h15m


TERÇA DAS ARTES

Grupo Corpo – Repertório: Documentário Histórico de Maria Maria até Missa do Orfanato

Diretor: Cláudia de Brito Ribeiro de Oliveira

Duração: 52 min. Ano: 2015

Exibição: 5 de abril, terça-feira, às 23h05m

Horários alternativos: Dia 9 de março, sábado, às 12h05 / Dia 10 de março, domingo, às 23h

Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA

“A Vida É Curta”

Exibição: 6 de abril, quarta-feira, às 20h

Horários alternativos: Dia 7 de abril, quinta-feira, às 00h / Dia 8 de abril, sexta-feira, às 8h / Dia 9 de abril, sábado, às 6h

Classificação: Livre

“Viajo porque preciso, volto porque te amo” (ficção)

Diretor: Karim Ainouz e Marcelo Gomes

Duração: 75 min Ano: 2009

Exibição: 6 de abril, quarta-feira, às 22h40m

Horários alternativos: Dia 9 de abril, sábado, às 22h / Dia 10 de abril, domingo, às 10h

Classificação: Livre


QUINTA DO PENSAMENTO

Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global visto do lado de cá (documentário)

Diretor: Silvio Tendler

Duração: 90 min. Ano: 2006

Exibição: 7 de abril, quinta-feira, às 22h20m

Horários alternativos: Dia 9 de abril, sábado, às 10h30 / Dia 10 de março, domingo, às 8h

Classificação: 10 anos


SEXTA DE SOCIEDADE

Aboio (documentário)

Diretor: Marília Rocha

Duração: 73 min. Ano: 2005

Estreia: 8 de abril, sexta-feira, às 22h15m

Horários alternativos: Dia 9 de abril, sábado, às 2h15 e às 9h/ Dia 10 de abril, domingo, às 20h / Dia 11 de abril, segunda-feira, às 16h15m.

Classificação: Livre


Fonte: Agência Febre, através de Ana Luiza Graça e Juliana Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário