sábado, 17 de setembro de 2011

David Bowie e seu talento para o cinema, demonstrado em “Furyo, em Nome da Honra”.

Ficha Técnica:

Título Original: (Merry Christmas Mr. Lawrence, 1983);

Direção: Nagisa Oshima;

Roteiro: Nagisa Oshima, Paul Mayersberg;

Gênero: Drama/Guerra;

Origem: Inglaterra/Japão;

Duração: 124 m.


Elenco:

David Bowie

Tom Conti

Ryuichi Sakamoto


Sinopse:

Baseado no livro de Sir Laurens Van der Post, "Furyo - Em Nome da Honra" relata o tenso conflito entre brutais comandantes japoneses e seus obstinados prisioneiros ingleses. O ano é 1942 e o mundo está em guerra. Feito prisioneiro pelos japoneses em um campo de concentração na ilha de Java, o oficial britânico Jack Celliers (David Bowie) deslancha um conflito quando resolve não acatar as regras ditadas pelo Capitão Yonoi (Ryuichi Sakamoto), um cruel comandante japonês. Mas entre eles está o Coronel John Lawrence (Tom Conti), um homem que tem um grande amor pela cultura e língua japonesa, mas que se torna uma ameaça por ser o único a entender ambos os lados.

Comentário:

"Furyo - em nome da honra" é um filme com muitas desigualdades, onde temos inegáveis bons momentos (principalmente sua Trilha sonora, que fica por conta de Ryuichi Sakamoto), porém, com muitos momentos descartáveis, falta coesão ao roteiro e talvez até, de certa forma, uma maior ambição do grande diretor Nagisa Oshima de “Império dos Sentidos”, que poderia ter feito um excelente filme aqui, por ter um bom material nas mãos, mas que infelizmente acaba fracassando.
David Bowie juntamente com Tom Conti acaba salvando o filme, com atuações coesas e fortes. Bowie empresta a sua face andrógina ao seu personagem, e a imagem dele todo enterrado, ficando só sua cabeça de fora no meio daquele campo de concentração, é magistral. Tom Conti com a melhor atuação desse filme, andando sempre sobre a corda bamba, e sabendo disso.


Merry Christmas Mr. Lawrence (Música tema ao Piano):

Fonte: www.youtube.com


Fonte: http://cinema.cineclick.uol.com.br, www.cineplayers.com e www.webcine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário