terça-feira, 20 de setembro de 2011

Uma homenagem ao 20 de Setembro (Revolução Farroupilha). O Tempo e o Vento, resumo da obra de Érico Veríssimo, que virou minissérie.

Composta de três romances: O Continente, O Retrato e O Arquipélago, os dois primeiros possuem dois volumes, enquanto o terceiro foi dividido em três. Esta trilogia mistura o elemento ficcional, preponderantes em toda a obra, com dados e personalidades históricas. Os romances acabam recriando a história gaúcha, de 1745 a 1945, tempos marcados pelo poder das oligarquias, por guerras internas e guerras de fronteira. É uma obra que traz acontecimentos e histórias de dimensões épicas, que narram 200 anos do processo de formação do estado do Rio Grande do Sul. É considerada por muitos, uma das obras mais importantes do Brasil. Um romance que representa a história do estado gaúcho, através da saga das famílias Terra e Cambará.

Se uma das características da epopeia é narrar à história de um povo, a obra O Tempo e o Vento escrita por Érico Veríssimo, certamente possui esse traço épico. Em relação a seu momento histórico, tem o diferencial de tratar de temas sobre o Sul do país, divulgando costumes e tradições de uma região até então abandonada pelos enredos dos escritores regionalistas mais conhecidos, que, em sua imensa maioria, construíram narrativas sobre a Região Nordeste.

Érico Veríssimo:
Fonte: www.google.com.br/imagens


Minissérie:

O Tempo e o Vento foi transformado em uma minissérie exibida pela Rede Globo entre 22 de abril e 31 de maio de 1985, em 25 capítulos. O roteiro foi baseado na obra de Érico Veríssimo e adaptado por Doc Comparato e Regina Braga, e dirigida por Paulo José. Apesar de levar o nome da trilogia escrita por Érico Veríssimo, a minissérie desenvolve apenas tramas abordadas no primeiro volume da obra: "O Continente". Foi exibida em comemoração aos vinte anos da emissora.

A minissérie conta um pouco da história de formação do estado de Rio Grande do Sul, através da família Cambará e das lembranças de Bibiana, sua avó Ana Terra, seu marido Capitão Rodrigo Cambará, seu filho Bolivar e a ligação deste com Luzia, "a Teiniaguá", e seu neto Licurgo.

O Tempo e o Vento - Abertura da minissérie:

Fonte: www.youtube.com

Fonte: www.algosobre.com.br, Wikipédia, a enciclopédia livre e http://guiadoestudante.abril.com.br

Um comentário: