quarta-feira, 4 de abril de 2012

Editora Sextante Recomenda: Oscar Wilde para inquietos, de Allan Percy

Fonte: www.google.com.br/imagens

Oscar Wilde para inquietos é uma aula de filosofia extraída da vida e da obra do consagrado autor de O retrato de Dorian Gray. Nas frases ditas por Wilde ou naquelas expressas por seus célebres personagens, encontramos uma ironia única e uma sabedoria imortal que refletem o brilhantismo de um homem que aproveitou ao máximo os prazeres da vida, sem deixar de observá-la criticamente.
Cada capítulo traz uma frase marcante do escritor, que Allan Percy comenta e desenvolve, entrelaçando-a a pensamentos de pessoas renomadas em áreas que vão da dramaturgia à educação, da música à filosofia. São 99 máximas que tratam de assuntos variados, como amor, dinheiro, amizade e convívio social, com uma linguagem clara que põe ao alcance de todos até mesmo a ideia mais refinada.
Você passará a ver o cotidiano sob um novo prisma, irreverente, crítico e, ao mesmo tempo, sofisticado e cheio de esperança. Veja alguns pensamentos deste livro:

• Seja você mesmo. Todas as outras personalidades já têm dono;

• Não quero ir para o céu: nenhum dos meus amigos está lá;

• Amar a si mesmo é o começo de um romance que vai durar a vida inteira;

• Ela se comporta como se fosse bela. Esse é o segredo do seu encanto;

• Dinheiro não traz felicidade, mas dá uma sensação tão parecida que é necessário um especialista para ver a diferença;

• As riquezas comuns podem ser roubadas, mas as de verdade, nunca. Em sua alma há coisas infinitamente preciosas que ninguém jamais poderá tirar de você;

• A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.

****

Cultuado por muitos no início de sua carreira, Oscar Wilde chegou ao fim da vida marginalizado pela sociedade. Suas máximas, entretanto, resistiram à prova do tempo e hoje são um guia para os que buscam orientação em assuntos como relacionamentos amorosos, amizades e finanças. Veja algumas de suas frases mais marcantes:

Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
O significado de “viver” varia enormemente de uma pessoa para outra, a ponto de reduzir-se, para algumas, a um mero “existir”. Se uma pessoa apenas trabalha, paga as contas e vê os dias passarem, ela flutua nas águas da existência, mas não mergulha nas profundezas da vida.
Nós devíamos simpatizar com a alegria. Quanto menos falarmos das chagas da vida, melhor.
Quando focamos as alegrias do presente, nossos sentimentos e nossa consciência se conectam ao bem-estar do momento e o futuro se apresenta leve diante de nós. Em contraposição, as pessoas que veem apenas o lado sombrio de tudo acabam não só amargurando seu presente como também prognosticando desgraças.
Meus próprios problemas sempre me entediam mortalmente. Prefiro os dos outros.
Quanto menos você pensar nos próprios problemas e necessidades, maior será seu bem-estar. Transfira sua atenção para os outros. Se, em vez de ficar remoendo o que deu errado ou o que lhe falta, você se colocar a serviço do próximo, sua ansiedade passará para segundo plano, podendo até desaparecer.
Há coisas que são preciosas justamente porque duram pouco.
Uma atitude fundamental das pessoas que sabem aproveitar a vida é desfrutar os prazeres passageiros. Lamentar-se pelo fato de não poder prolongar ou reter essas experiências apenas impede que você aproveite o que é mais precioso.
A vida não é complicada, nós é que somos. A vida é simples e o simples é sempre correto.
Os problemas mais complexos costumam ter as soluções mais simples. Entretanto, nossa tendência a criar obstáculos nos leva a dificultar tudo. Um dos segredos da felicidade é não permitir que sua mente complique o que é fácil.
É muito difícil não ser injusto com quem amamos. O motivo do rompimento da maioria das relações amorosas não são as grandes diferenças entre o casal, mas o acúmulo de pequenas discussões diárias. Se você quer evitar conflitos desnecessários e deseja que seus laços afetivos permaneçam, ofereça às pessoas do seu círculo íntimo toda a empatia possível.

Dados

128 páginas
14 x 21 cm
Brochura
R$ 19,90

Sobre o autor

Allan Percy é especialista em coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal. Presta consultoria editorial a várias editoras espanholas e viaja pelo mundo em busca de inspiração para seus livros.

Fonte: www.esextante.com.br

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário