terça-feira, 10 de abril de 2012

“Fantaspoa” Festival de cinema que se realiza de 4 a 20 de maio em Porto Alegre, abre espaço para filmes de outros gêneros.

Longa americano Kid-Thing foi exibido nos festivais de Sundance e Berlim. Foto: Fantaspoa / Divulgação


O filme apresentado no lançamento da oitava edição do Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (10/04), no CineBancários, mostra que o evento mira numa nova direção. Como explicou João Pedro Fleck, diretor do festival que se consolidou como o maior do gênero na América Latina, o Fantaspoa, de 4 a 20 de maio, abre em 2012 uma janela para além dos filmes de terror, fantasia e ficção científica: a mostra Panorama.

Esta mostra abriga filmes de diferentes nacionalidades que, segundo Fleck, "abordam situações e temáticas incomuns", alguns deles com circulação por importantes festivais, como o longa americano exibido à imprensa nesta terça-feira, Kid-Thing (2012), com passagem por Sundance, Berlim e no South by Souhwest. Com direção de David Zellner, o filme tem como protagonista uma menina solitária com impulsos destrutivos que vive com o pai caipira no Texas.
O Fantaspoa 2012 vai exibir no total 150 títulos de 32 países (foram mais de 700 os inscritos), cinco em première mundial, 12 em lançamento nacional e 43 com exibição pela primeira vez na América Latina.

Mantendo a tradição de trazer à Capital filmes cultuados e polêmicos (em 2011 foi A Serbian Film, que teve exibições posteriores e lançamento comercial proibidos no Brasil), o Fantaspoa anuncia na programação A Centopeia Humana 2, sequência do inusitado e, para muitos, repulsivo filme de terror que fez muita gente abandonar a projeção na edição 2010 - é protagonizado por um cientista maluco que faz de suas pobres vítimas uma criatura monstruosa. Agora, o personagem principal um sujeito que decide repetir a experiência de forma ainda mais espetacular e escabrosa.
- É melhor e mais bem filmado que o primeiro - garante Fleck.

Esta edição do Fantaspoa tem como homenageados os diretores americanos David Schmoeller e Stuart Gordon, que estarão na Capital apresentando retrospectivas de seus filmes. Serão 28 as sessões comentadas com seis convidados brasileiros e 26 estrangeiros.

A programação traz ainda mostras especiais com longas-metragens fantásticos brasileiros, mostras competitivas de curtas-metragens nacionais e internacionais, mostra Apocalipse Zumbi, dedicada aos mortos-vivos que estão em alta na cultura pop, mostra competitiva Ibero-Americana e mostra competitiva internacional.

Serão quatro os espaços de exibição: CineBancários, Cine Santander e salas Paulo Amorim e Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana. Ingressos a R$ 5. Confira mais informações no site do festival, www.fantaspoa.com

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br

Um comentário:

  1. Que post excelente, bem escrito, fácil de se entender e muito bem elaborado! Estou seguindo seu blog, espero que goste do meu!
    Abraços, aguardo sua visita!

    http://navegandoempaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir