segunda-feira, 6 de abril de 2015

Programão Carioca promove fim de semana cultural na Biblioteca Parque de Manguinhos.




Com filmes e peças de teatro que abordam a temática jovem, projeto da Globo acontece nos dias 11 e 12 de abril


Durante o fim de semana dos dias 11 e 12 de abril, o Programão Carioca – projeto da Globo que promove atividades culturais gratuitas em diversos pontos do Rio e do Grande Rio – leva à Biblioteca Parque de Manguinhos uma programação voltada especialmente para os jovens e adolescentes. A partir das 16h, no Cineteatro Eduardo Coutinho, os convidados terão a oportunidade de conferir as peças de teatro Sintonia Suburbana e # Meninos e Meninas, e os filmes Desenrola e Confissões de Adolescente.

Para dar início às atividades, no sábado, dia 11, o grupo Manguinhos em Cena sobe ao palco para apresentar o espetáculo Sintonia Suburbana. Formado pelos moradores do complexo, o grupo de teatro foi criado a partir do projeto Laboratório de Narrativas Cênicas, da Biblioteca Parque de Manguinhos. A peça, com direção de Luís Igreja e texto de Renata Mizrahi, é baseada em histórias do cotidiano dos próprios alunos que integram o elenco.

Às 17h30, o público poderá participar do Mar de Culturas – projeto da Globo que abre espaço para temas relacionados ao cotidiano do Rio e do Grande Rio ̶̶ sobre literatura infanto-juvenil. Além do bate-papo, haverá leitura de As Rãs, conto que faz parte do livro O Homem que Contava Histórias, uma reunião de narrativas de tradições e culturas do mundo todo. A leitura será feita pelos atores da companhia de teatro de Manguinhos, que gravarão, ainda em 2015, dez audiolivros do acervo da Biblioteca Parque voltados para o público com deficiência visual.

Em seguida, às 19h, o longa Desenrola, dirigido por Rosane Svartman, revela a história da jovem Priscila (Olívia Torres), ansiosa com a expectativa de sua “primeira vez”. O filme conta ainda com as participações das atrizes Claudia Ohana, Letícia Spiller e Juliana Paes.

No domingo, dia 12, às 16h, a plateia poderá assistir ao longa Confissões de Adolescente, de Daniel Filho. Baseado no livro homônimo de Maria Mariana, que também inspirou a peça teatral e a série de TV, a trama mostra os dramas e o amadurecimento das irmãs adolescentes Tina, Bella, Malu e Clara.

Encerrando o fim de semana cultural, às 20h, # Meninos e Meninas aborda de forma direta e divertida as questões e dúvidas do universo adolescente, destacando temas como amor, perda, redes sociais e bullying, entre outros. Escrita e dirigida por Afra Gomes e Leandro Goulart, a peça é sucesso de bilheteria.


SERVIÇO:

Programão Carioca

Data: 11 e 12 de abril (sábado e domingo)

Local: Cineteatro Eduardo Coutinho, na Biblioteca Parque de Manguinhos

Avenida Dom Helder Câmara, 1184 – Benfica (atrás do Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila)

Entrada gratuita


PROGRAMAÇÃO:

Dia 11/04 (sábado)

16h – PEÇA “Sintonia Suburbana” (CLASSIFICAÇÃO 12 ANOS) – do grupo Manguinhos em Cena

17h30 – Mar de Culturas – Literatura infanto-juvenil

19h – FILME “Desenrola” (CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS)

Dia 12/04 (domingo)

16h – FILME “Confissões De Adolescente” ‘imagem acima’ (CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS)

20h – PEÇA “# Meninos e Meninas” (CLASSIFICAÇÃO 14 ANOS)

*Retirada das senhas a partir das 15h


Programão Carioca:

Criado em 2013, o Programão Carioca é uma iniciativa da Globo, com o apoio da Globo Filmes, que leva mensalmente cinema, teatro e outras manifestações artísticas para moradores de várias regiões do Rio e Grande Rio. Na primeira temporada, foram sete filmes de grande sucesso e cinco peças teatrais, que animaram o fim de semana do público de sete locais, como Queimados, Marechal Hermes, Seropédica e Niterói.

A segunda temporada do projeto também foi um sucesso e passou por locais como Madureira, Nilópolis, Barra da Tijuca (Cidade das Artes), Penha, Itaboraí, Caxias, Copacabana (Quiosque da Globo), Pavuna, Manguinhos, Bangu (Talavera Bruce), Paquetá, Santa Cruz, Campo Grande e Pavuna. No total de dez edições, que incluem uma versão especial do Festival do Rio, os participantes conferiram 15 longas e dez montagens teatrais.

Com um público de 15 mil pessoas nas duas temporadas, o evento vem fomentando a cultura por onde passa e formando novas plateias interessadas em teatro, cinema e artes.

Mais informações www.redeglobo.com.br


Fonte: Julia Medina, Approach - approach.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário