sexta-feira, 16 de outubro de 2015

‘Lugares do Afeto – A Fotografia de Luiz Braga’ estreia no Canal Curta!




‘ESCONDE-ESCONDE’, COM FERNANDA TORRES E RAUL BARRETO, TAMBÉM É NOVIDADE NA PROGRAMAÇÃO


A Terça das Artes, dia 20, conta com a estreia de “Lugares do Afeto – A Fotografia de Luiz Braga” (imagem acima), da diretora Jorane Castro. O documentário acompanha o trabalho do conhecido fotógrafo paraense, que procura retratar em suas imagens o imaginário da vida amazônica. Luiz Braga possui o olhar de conhecedor da região, com registros sutis e que fogem do óbvio.

A série inédita “A Mágica de Mèliés” chega ao seu terceiro episódio, na Quarta de Cinema, dia 21, com imagens de arquivo e entrevistas que traçam a trajetória do cineasta precursor de técnicas utilizadas há mais de um século. No mesmo dia, o A Vida é Curta! estreia “Esconde-Esconde”, filme de Eliana Fonseca, com Fernanda Torres e Raul Barreto. A ficção mostra a brincadeira de esconde-esconde de um casal, em uma noite de chuva, enquanto a casa deles vai revelando surpresas.

“Alma Roqueira de Noel” é uma homenagem ao músico Noel Rosa, comandada por Paulo Miklos, do grupo Titãs. O cantor é o diretor geral de um show em comemoração ao centenário de Noel Rosa, apresentando canções do sambista em parceria com o Quinteto em Preto e Branco, com participações de Mallu Magalhães e Carol Bezerra. A atração, que mescla imagens de ensaios com comentários do rapper Rappin Hood, Oswaldinho da Cuíca e Fabiana Cozza, será exibida na Segunda da Música, dia 19.

Atração da Quinta do Pensamento, dia 22, “Um Sonho Intenso” aborda com uma narrativa leve e prazerosa um tema denso: a história social e econômica do Brasil da década de 30 até hoje. O diretor José Mariani utiliza trechos de filmes, reportagens históricas e depoimentos de nomes como Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso e o historiador José Murilo de Carvalho. Figuras importantes como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek ganham um outro olhar e momentos marcantes como o pós 64 passam por uma nova análise.

“As Praias de Agnès”, produzido e dirigido pela francesa Agnès Varda, será exibido na Sexta da Sociedade, dia 23. O filme autobiográfico relata passagens da vida da cineasta através de elementos que remetem ao seu passado. O documentário reúne clipes, fotografias, entrevistas e dramatizações que narram a trajetória de Varda desde a infância na Bélgica, descoberta do interesse pelo cinema e participação na Nouvelle Vague até a vida familiar.


SEGUNDA DA MÚSICA

“Alma Roqueira de Noel” (documentário)
O roqueiro Paulo Miklos mergulha no universo do samba e cria um show em homenagem ao centenário de Noel Rosa. O documentário mostra os bastidores do show, a visita à Velha Guarda da Vila Isabel; a parceria com o Quinteto em Branco e Preto e com importantes sambistas como Osvaldinho da Cuíca e Fabiana Cozza, além de participações do rapper e apresentador Rappin´ Hood e da compositora Malu Magalhães.
Diretor: Alex Miranda
Duração: 70 min. Ano: 2011
Exibição: Dia 19 de outubro, segunda-feira, às 10h30m
Horários alternativos: Dia 20 de outubro, terça-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 21 de outubro, quarta-feira, às 10h30m/ Dia 24 de outubro, sábado, às 11h
Classificação: Livre


TERÇA DAS ARTES

“Lugares do Afeto – A Fotografia de Luiz Braga” (documentário)
A fotografia de Luiz Braga constituiu-se pela busca incessante de uma linguagem que traduza o imaginário profundo da vida amazônica. Ele captura a cultura de sua região com olhar de conhecedor, não de um visitante. Ele registra a realidade contemporânea, não o exótico, retratando a sutil sensualidade do Amazônia.
Diretor: Jorane Castro
Duração: 70 min. Ano: 2008
Estreia: 20 de outubro, terça-feira, às 21h30m
Horários alternativos: Dia 21 de outubro, quarta-feira, à 1h30m e às 15h30m / Dia 22 de outubro, quinta-feira, às 9h30m / Dia 25 de outubro, domingo, às 19h
Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA

Com o tema, “Na era do VHS”, o A VIDA É CURTA! da semana estreia “Esconde-Esconde”, filme de Eliana Fonseca, com Fernanda Torres e Raul Barreto. Na sequência, vai ao ar na faixa “Deus Ex-Machina” e “Cheque Mate”.


Para abrir a faixa, a ficção “Esconde-Esconde”, que conta com Fernanda Torres e Raul Barreto no elenco. Com direção de Eliana Fonseca, a trama mostra um casal preso em uma casa numa noite de chuva que resolve brincar de esconde-esconde. A casa torna-se, então, uma imensa caixa de surpresas. Em seguida, o público poderá conferir “Deus, Ex-Machina”, que conta a história de Dolores, mulher bonita, rica e paralítica, que contrata o detetive Otávio para seguir seu marido Inácio e descobrir qual é a sua verdadeira relação com uma jovem chamada Alice. Uma história de mentiras, de pistas falsas e de motivações obscuras, em que quatro personagens de moral duvidosa tentam parecer honestos uns para os outros. Para fechar, “Cheque Mate”, uma verdadeira aula sobre a ecologia do dinheiro, demonstrando o ciclo de vida de um cheque que roda por todas as mãos de uma pequena cidade do interior do Rio e desaparece sem, ao menos, virar dinheiro. Com Paulo José e Zezé Polessa.
Estreia: Dia 21 de outubro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 22 de outubro, quinta-feira, à 0h e às 14h/ Dia 23 de outubro, sexta-feira, às 8h/ Dia 24 de outubro, sábado, às 7h

“A Mágica de Méliès - Parte 3” (documentário)
Através de imagens de arquivo, trechos de filmes e reconstruções, esse documentário traça a vida e a carreira de Georges Méliès, o "pai" dos efeitos especiais, que elaborou técnicas cinematográficas que são utilizadas há séculos.
Diretor: Jacques Meny
Duração: 44 min. Ano: 2000
Exibição: 21 de outubro, quarta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 22 de outubro, quinta-feira, às 3h e às 17h / Dia 23 de outubro, sexta-feira, às 11h / Dia 25 de outubro, domingo, às 23h
Classificação: Livre


QUINTA DO PENSAMENTO

“Um Sonho Intenso” (documentário)
Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de um grupo de economistas e historiadores que tem em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro.
Diretor: José Mariani
Duração: 102 min Ano: 2013
Exibição: 22 de outubro, quinta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 23 de outubro, sexta-feira, às 2h e às 16h / Dia 24 de outubro, sábado, às 22h / Dia 25 de outubro, domingo, às 10h
Classificação: Livre


SEXTA DA SOCIEDADE

“As Praias de Agnès” (documentário)
Produzido e dirigido pela grande cineasta francesa Agnès Varda, o filme é um documentário autobiográfico que relata passagens de sua vida através de elementos que remetem ao seu passado. Clipes, fotografias e dramatizações foram usados para retratar momentos marcantes da vida de Varda.
Diretor: Luis Ospina
Duração: 115 min. Ano: 2008
Exibição: Dia 23 de outubro, sexta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 24 de outubro, sábado, às 9h / Dia 25 de outubro, domingo, às 15h30m/ Dia 26 de outubro, segunda-feira, às 15h30m
Classificação: Livre


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário