sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Território FLICA traz atividades culturais organizadas por patrocinadores e apoiadores.




Governo do Estado da Bahia, Coelba, SEBRAE e Odebrecht promovem ações paralelas ao evento


Entre os dias 14 e 18 de outubro a cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, é inundada de literatura pela FLICA. Em sua 5ª edição e já consolidada na agenda cultural do País o evento conta com apresentação do Governo do Estado da Bahia, patrocínio da Coelba, da Oi e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae, da Odebrecht e da Caixa Econômica Federal.

Além das mesas literárias com autores do Brasil e do mundo, da programação infantil exclusiva e dos shows de música brasileira, o Território FLICA, traz atividades diversas para todo o público, organizadas pelos patrocinadores e apoiadores da maior Festa literária da Bahia.

De 15 a 17 de outubro, das 9h30 às 19h30, em frente à praça da Prefeitura estará o Caminhão Educação com Energia da Coelba, orientando a população, sobre a utilização da energia de forma mais eficiente, econômica e segura através de recursos multimídia, palestras e experimentos.

A Agência Móvel, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária estará, pela primeira fez na Flica. De 15 a 17 de outubro, das 9h às 16h, na Praça Municipal. Os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia, benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz.

No Espaço Coelba, montado na Praça 25, de 15 a 17 de outubro, das 9h30 às 17h30, haverá doação de livros, o jogo Energia Legal – um jogo de tabuleiro gigante com perguntas sobre segurança com a rede elétrica -, além da distribuição de brindes e de material impresso.

Junto à Fliquinha, a patrocinadora exibirá ainda, no sábado, 16 de outubro, às 17h30, o filme Turma da Mônica, Uma Aventura no Tempo, patrocinado pelo Grupo Neoenergia.

A Odebrecht lança no dia 17 de outubro, às 11h o livro Um sertão entre tantos outros. A obra é a 14ª publicada pelo Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares. A iniciativa da Organização Odebrecht completa, em 2015, 12 anos de apoio à pesquisa histórica e à produção editorial brasileira. Nathália Diniz, doutora em Arquitetura pela USP, aborda a cultura do criatório e a arquitetura rural na região dos Sertões do Norte.

O evento de lançamento será fechado a convidados e contará com mesa de discussão com a autora do projeto, José Enrique Barreiro, diretor da Versal Editores, responsável pela produção da obra, e o arquiteto e historiador baiano Francisco Sena. Em seguida, haverá uma sessão de autógrafos.

Em todos os dias do evento uma exposição será organizada na Fundação Hansen Bahia e, trará um histórico do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica, com todas as obras por ele publicadas e respectivas premiações por elas recebidas, incluindo Prêmios Jabutis. Os livros ajudam a contar a história do Brasil sob perspectiva inédita, revelando a variedade temática e de interesses dos pesquisadores brasileiros.

O SEBRAE traz durante todos os dias do evento, das 9h às 22h, na Praça do Faquir, o Show room Brasil Original – SEBRAE, uma vitrine de oportunidades de negócios para artesãos que atuam no estado como microempreendedores individuais, cooperativas e associações, atendidos pelo SEBRAE e pelo Instituto Mauá. Essa é a proposta da loja conceito Brasil Original, do projeto SEBRAE de Economia Criativa.

No mesmo espaço, das 9h às 17h, haverá ainda atendimento a empreendedores e empresários e consultoria para aplicação do CANVAS – ferramenta estratégica e empresarial, desenvolvida com o intuito de auxiliar a novos empreendedores a elaborarem seus modelos de negócios.

As atrações artístico-culturais da instituição ficam por conta da Capoeira da Casa Paulo Dias Adorno na quinta-feira, 15 de outubro, às 19h; do grupo musical Dedinho do Pandeiro, na sexta-feira, 16 de outubro, às 20h e das atrações Samba de Yamin e Choro de Menino no sábado, 17 de outubro, às 19h e 20h, respectivamente.

As ações do Governo do Estado serão promovidas de forma articulada por diferentes órgãos, a exemplo das secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Cultura (Secult), que durante a Flica vão lançar 19 obras de literatura infantil. Os livros, escritos por 16 autores baianos, serão apresentados ao público no dia 15 de outubro, às 15h, no anfiteatro do Espaço Educar para Transformar.

A participação da Secult será marcada ainda pelo lançamento, no dia 16 de outubro, às 10h, do Projeto Mapa da Palavra, da Fundação Cultural do Estado (Funceb).

Terreiros de Candomblé de Cachoeira e São Félix é o título do livro que será lançado pela Secult, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O lançamento ocorre hoje, dia 16 de outubro, às 14h, no claustro da Ordem 3ª do Carmo.

Na Praça do Canhão, próximo do Espaço Educar para Transformar, ficarão os ônibus com a Biblioteca Móvel e a Feira Móvel de Livros da Fundação Pedro Calmon, instituição vinculada à Secult. Cerca de 400 títulos serão comercializados na Feira Móvel, cuja proposta é democratizar o acesso ao livro e divulgar autores baianos, com preços que variam entre R$ 5,00 a R$ 10,00. São obras publicadas através de Editais de Editoras Baianas, Secult, Fundação Pedro Calmon e Fundação Cultural do Estado. Já a Biblioteca Móvel colocará 644 títulos à disposição do público da Flica para consulta e realização de atividades.

Outra ação importante será a divulgação, com mostra e debates, da Década Internacional do Afrodescendente, campanha criada pela Unesco e que foi abraçada pelo Governo, por meio de decreto assinado pelo governador. O objetivo da campanha é promover o respeito, a proteção e a garantia dos direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A ação será coordenada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).


O quê: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica.

Quando: 14 a 18 de outubro de 2015.

Onde: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador.

Entrada Gratuita.


Fonte: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial, através de Cinthia Jardim, Lilian Cardoso e Pollyanna Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário