terça-feira, 20 de outubro de 2015

Mostra 3M de Arte Digital terá sessão com filmes dos diretores Gustav Deutsch e Lech Majewski.


“Shirley – Visões da Realidade”, de Gustav Deutsch


Além das 22 obras espalhadas nas sete salas temáticas que ocupam todo o primeiro andar da Fundição Progresso, a 6ª mostra 3M de Arte Digital também traz para o público dois filmes inspirados em pinturas clássicas: “Shirley – Visões da Realidade” (Visions of Reality), do diretor Gustav Deutsch, e “O moinho e a cruz” (Mill & Cross), do cineasta polonês Lech Majewski. A exibição acontece dias 20, 22 e 23, sempre às 18h30m, com entrada franca.

O longa “Shirley – Visões da Realidade” (Visions of Reality), do diretor Gustav Deutsch, será exibido nos dias 20 e 23 de outubro. O filme é uma homenagem à pintura do artista norte-americano Edward Hopper e retrata os Estados Unidos dos anos 1930 a 1960. Uma impressionante reconstrução de 13 cenas tomadas dos quadros de Hopper, que restitui o contexto social, político e cultural através do olhar da personagem feminina, Shirley.

No dia 22 de outubro é a vez de “O moinho e a cruz” (Mill & Cross), do cineasta polonês Lech Majewski. O filme propõe uma recriação inédita e em movimento do quadro “A Procissão para o Calvário” (1564), de Pieter Bruegel, que narra a Paixão de Cristo durante a ocupação espanhola. A história alterna a construção do quadro, narrada por Bruegel (Rutger Hauer), o sofrimento de Jesus, comentado por Maria (Charlotte Rampling), e a vida típica dos camponeses que compunham esta sociedade do século XVI.

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, depois de cinco edições de sucesso em São Paulo, a Mostra 3M de Arte Digital fica aberta ao público até o dia 25 de outubro. Convidada pela produtora Elo 3, a curadoria é assinada por Claudia Giannetti, que elegeu para esta 6ª edição da mostra o tema “WhatsAppropriation — A arte de revisitar a arte”. Vinte e dois artistas nacionais e internacionais participam da exposição com obras inspiradas em pinturas clássicas dos últimos cinco séculos, entre elas, telas famosas como “A liberdade guiando o povo”, de Delacroix; “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli; ou pinturas de Edward Hopper, Frans Post, Guignard, entre outros.

A exposição está dividida em sete salas temáticas. Os temas são: Imaginário brasileiro, Imaginário feminino, Grandes microrrelatos, Iconografias, Naturezas-mortas, Relatos privados e Performáticos. Entre os artistas convidados estão os brasileiros Vik Muniz, Nelson Leirner, Cao Guimarães, Felipe Cama, Carlos Fadon e Marcelo Coelho. E o time de estrangeiros conta com o desbravador Bill Viola, a videoartista americana Martha Rosler, a portuguesa Patricia Reis, a turca Sükran Moral, a alemã Ulrike Rosenbach, a espanhola Cristina Lucas, o israeli Ori Gersht, a dupla italiana Eva e Franco Mattes, os argentinos Nicola Costantino e Marcos Lopez, o performático holandês Max Zorn e o mexicano Guillermo Gómez-Peña. Destacam, ademais, cineastas tão famosos como o austríaco Gustav Deutsch, o polonês Lech Majewski e Humberto Mauro, presente na exibição com fragmentos do famoso filme “O descobrimento do Brasil”, de 1936, longa inspirado no quadro “A primeira missa no Brasil”, de Victor Meirelles, de 1861.


Artistas participantes

Bill Viola, Cao Guimarães, Carlos Fadon Vicente, Cristina Lucas, Eva & Franco Mattes, Felipe Cama, Guillermo Gómez-Peña, Gustav Deutsch, Humberto Mauro, Lech Majewski, Marcelo Coelho, Marcos López, Martha Rosler, Max Zorn, Nelson Leirner, Nicola Costantino, Ori Gersht, Patrícia Reis, Sükran Moral, Ulrike Rosenbach e Vik Muniz.


SERVIÇO:

PROGRAMA DE CINEMA

Seleção de filmes inspirados em pinturas clássicas.

Local: Cinema da Fundição Progresso

20/10 e 23/10 – “Shirley – Visões da Realidade” (Shirley - Visions of Reality), Gustav Deutsch, 2013, DCP, Cor, 93 min

22/10 – “O moinho e a cruz” (Mill & Cross), Lech Majewski, 2011, Cor, 97 min

VI Mostra 3M de Arte Digital

Visitação: de 9 de outubro a 25 de outubro

Funcionamento (data e horário): de segunda a domingo, das 10h às 18h

Local: Fundição Progresso, Rio de Janeiro

Endereço: Rua dos Arcos 24, Lapa, Centro

Telefone: 3212-0800

Entrada Franca

Classificação indicativa: livre


Fonte: Agência Febre, através de Alice Pereira e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário