domingo, 12 de junho de 2016

Mostra Brasileiros: cinemas na Sala Redenção.




Sala Redenção e Sesc/RS se unem novamente e apresentam a mostra Brasileiros: cinemas. Exibiremos cinco filmes, de diferentes estilos, realizados nos últimos cinco anos. Iniciamos a programação com A vida não basta (2013), direção de Caio Tozzi e Pedro Ferrarini. Para a realização do documentário, a dupla parte da frase do poeta maranhense Ferreira Gullar – que por sua vez parte de um poema de Fernando Pessoa – “a arte existe porque a vida não basta”, para indagar a alguns artistas a respeito da relação entre vida e arte. O filme é construído basicamente a partir de uma câmera estática, tendo como cenário uma cadeira em fundo preto. São depoimentos e relatos que constroem a narrativa. Entre os entrevistados estão Denise Fraga, o escritor Milton Hatoum, a cineasta Lais Bodansky, e o poeta Ferreira Gullar. Super Nada (2012), com direção de Rubens Rewald, também está na programação. O filme conta a história de Guto, artista que faz todos os trabalhos possíveis para sobreviver, e é convidado para um teste do programa de televisão Super Nada. Tal participação faz possível o encontro dele com seu ídolo, um comediante consagrado, mas decadente. Como a exibição de Cara ou Coroa (2012) ‘imagem acima’, direção de Ugo Giorgetti, e Hoje, direção de Tata Amaral, novamente mergulhamos no poço sem fundo dos acontecimentos desencadeados pelo golpe militar no Brasil, e das vidas que foram marcadas pra sempre por este período da história do país. Cara ou coroa é um filme nada panfletário, lúcido, com uma reflexão possível de realizar muitas vezes somente com distanciamento dos anos. Hoje, quarta longa de Tata Amaral, mesmo sendo um filme sobre o passado, acerta no título ao nos lembrar – através da vida de uma personagem – as marcas do período no presente e o quanto os anos de chumbo no Brasil é uma ferida sem possibilidade de total cicatrização. A dor do passado marcada na pele de cada um lembra, de alguma forma, os horrores do período. Cara ou Coroa e Hoje são dois filmes sobre o mesmo tema, mas com abordagens completamente diferentes. Para encerrar a mostra, exibiremos A Alma da Gente (2013) de Helena Solberg, David Meyer, documentário sobre o projeto de dança dos moradores da Favela da Maré, em dois momentos. Primeiro quando aconteceu o Dança das Marés; e dez anos depois, quando buscam conversar com quem participou do projeto para compreender o impacto dele na vida de cada um.


O Quê: Brasileiros: Cinemas

Quando: 14 a 24 de julho

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


A Vida Não Basta (Brasil, 2013, 86 min) dir. Caio Tozzi e Pedro Ferrarini
13 de junho- segunda-feira – 16h
17 de junho- sexta-feira – 19h
24 de junho- sexta-feira – 16h
Denise Fraga, Milton Hatoum, Ronaldo Fraga, Toquinho, Laís Bondanzky, Leonardo Moreira, Gabriel Bá e Fábio Moon pensam e falam sobre o criar. Como? Por quê? Para quem? Desde quando? Viver não basta, é preciso inventar.

Super nada (Brasil, 2012, 94 min) dir. Rubens Rewald
13 de junho- segunda-feira – 19h
21 de junho- terça-feira – 19h
Na cidade de São Paulo vive Guto, um ator que sonha em ser grande. Ele se prepara, se exercita, vai a todos os testes e acredita que a sua grande chance pode vir a qualquer momento. Seu ídolo e exemplo é Zeca, velho comediante, um tanto decadente, mas que ainda mora no coração de uma geração. Seus caminhos se cruzam e a sorte de Guto parece mudar.

Cara ou Coroa (Brasil, 2012, 124 min) dir. Ugo Giorgetti
15 de junho- quarta-feira – 16h
21 de junho- terça-feira – 16h
22 de junho- quarta-feira – 19h
São Paulo, inverno de 1971. O diretor de teatro João Pedro, seu irmão Getúlio e a namorada Lilian são pessoas que, como tantas outras na mesma época, levam a vida entre problemas comuns, decisões corriqueiras e uma questão fundamental: engajar-se ou não na resistência política, atuando, ainda que modestamente, contra a ditadura militar.

Hoje (Brasil, 2011, 90 min) dir. Tata Amaral
15 de junho- quarta-feira – 19h
16 de junho- quinta-feira – 16h
22 de junho- quarta-feira – 16h
23 de junho- quinta-feira – 19h
Vera é uma ex-militante política que recebe uma indenização do governo, em decorrência do desaparecimento do marido, vítima da repressão provocada pela ditadura militar. Com o dinheiro ela consegue comprar um apartamento próprio, além de enfim poder ser reconhecida como viúva. Só que, quando está prestes a se mudar, recebe uma visita que altera sua vida.

A Alma da Gente (Brasil, 2013, 80 min) dir. Helena Solberg, David Meyer
16 de junho- quinta-feira – 19h
17 de junho- sexta-feira – 16h
23 de junho- quinta-feira – 16h
24 de junho- sexta-feira – 19h
Em 2002, o coreógrafo Ivaldo Bertazzo coordenou um projeto de dança com adolescentes moradores da Favela da Maré, levando à apresentação do espetáculo "Dança das Marés". O documentário mostra a rotina de treinos e a interação entre os participantes, revelando os sonhos destes jovens para o futuro. Dez anos mais tarde, em 2012, os diretores procuraram os dançarinos para compreender o impacto deste evento em suas vidas, e para ver se conseguiram conquistar os desejos de infância.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário