sexta-feira, 24 de junho de 2016

Mostra Em Cartaz: animações na Sala Redenção – Cinema Universitário da UFRGS.




“Filmes realistas mostram o mundo físico; animações mostram sua essência.” - Roger Ebert


Na última semana de junho, a Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com o Sesc/RS, apresenta, na seção Em Cartaz, a mostra Animações, exibindo filmes contemporâneos do Brasil, França e Israel. Apesar do apelo comercial ao público infantil, este gênero tem a capacidade de mostrar temáticas e questionamentos adultos e universais mais livremente. Primeiramente, exibiremos O Menino e o Mundo (2013) ‘imagem acima’, de Alê Abreu, vencedor de vários prêmios tanto nacionais quanto internacionais, e indicado, este ano, ao Oscar de melhor longa-metragem de animação; trata, pela ótica de uma criança cujo pai emigra do campo para a cidade a fim de conseguir trabalho, das relações entre os meios rural e urbano, a exploração dos trabalhadores e a luta de classes. Outro filme que integra a mostra é O Congresso Futurista (2013), de Ari Folman. Conta à história de uma atriz real (Robin Wright) que, com sua carreira em declínio, recebe uma proposta de transformar sua imagem em uma personagem digital. Essa personagem poderia ser usada para o que seus criadores bem entenderem, e a atriz não poderia mais atuar na vida. O filme traz questionamentos sobre a diferenciação entre ator e personagem, o fazer cinematográfico contemporâneo, com muito foco nos lucros, entre outros. O Segredo de Eleonor (2009), dirigido por Dominique Monférry, é um filme que, por meio de uma amálgama de diferentes personagens dos clássicos contos de fada, cria um universo fantástico e é uma ode à leitura e à imaginação, próprias do mundo infantil, mas muito bem-vindas e necessárias para os adultos. Fechando a mostra, temos O Menino da Floresta (2013), do diretor Jean-Christophe Dessaint, que fala da relação entre um pai e um filho que moram em uma floresta e de lá nunca saem. Nesta floresta, habitam espíritos animais, que se comunicam com o menino. A partir desta premissa, são discutidas as relações familiares, a morte e a nossa relação, como seres humanos, com o mundo animal e natural.
Vitor Cunha, estudante da UFRGS e bolsista da Sala Redenção – Cinema Universitário.


O Quê: Animações

Quando: 27 a 30 de junho

Onde: Sala Redenção – Cinema Universitário (Rua Eng. Luiz Englert, s/n., Campus Central UFRGS

Quanto: Entrada Franca


O Menino e o Mundo (Brasil, 2013, 80 min) dir. Alê Abreu
27 de junho- segunda-feira – 16h
Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

O Congresso Futurista (França/Israel, 2013, 132 min) dir. Ari Folman
27 de junho- segunda-feira – 19h
28 de junho- terça-feira – 16h
Uma atriz decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica a ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.

O Segredo de Eleonor (França, 2009, 80 min) dir. Dominique Monférry
28 de junho- terça-feira – 19h
30 de junho- quinta-feira – 16h
Nathaniel ainda não consegue ler, mas já conhece todos os personagens dos Contos de Fadas. Eles saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas futuras gerações. Mais difícil que aprender a ler, será executar um plano para salvá-los.

O Menino da Floresta (França, 2013, 96 min) dir. Jean-Christophe Dessaint
29 de junho- quarta-feira – 16h
30 de junho- quinta-feira – 19h
A família Courge vive isolada na floresta. Enquanto o pai, tirânico impede o filho de sair do local, o pequeno cresce como um selvagem, sem saber da existência de um mundo exterior. As únicas amizades do garoto são os fantasmas da natureza, até o dia em que um evento inesperado o força a sair da floresta. Lá fora, ele descobre a existência de um vilarejo e de uma garotinha chamada Manon.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural, Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário