quarta-feira, 21 de setembro de 2016

FILME QUE RECRIA PERSONAGENS DAS CANÇÕES DE ADONIRAN BARBOSA GANHA PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS.




‘Dá Licença de Contar’, que tem direção de Pedro Serrano e produção da Latina Estudio e Latitude Filmes, é uma prévia de documentário e longa-metragem em produção sobre carreira do compositor paulista


O filme ‘Dá Licença de Contar’, que recria personagens e locais imortalizados nas canções de Adoniran Barbosa, é o vencedor na categoria ‘Júri Oficial’ do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas 2016. O corpo de jurados formado por críticos de cinema elegeu como melhor filme o curta que tem direção de Pedro Serrano e produção da Latina Estudio e Latitude Filmes. A produção é uma prévia de um documentário e um longa-metragem de ficção sobre a carreira do compositor paulista e que estrearão nos cinemas em 2017.

Em formato de flashback, o roteiro do curta narra episódios célebres das canções do sambista, dando vida a personagens que se tornaram bastante conhecidos: Joca, Mato Grosso, Iracema e Arnesto. O elenco traz nomes como Gero Camilo e Gustavo Machado, já confirmados no longa-metragem. No curta, algumas músicas de Adoniran são cantadas por Paulo Miklos, que também interpreta a figura do compositor paulista, e traz ainda canções interpretadas por Ney Matogrosso e versões instrumentais que, com ritmo mais lento e carregadas nas cordas, dão ao filme bastante dramaticidade. A produção musical do curta é assinada por Lucas Mayer.

A sinopse de ‘Dá Licença de Contar’ mostra um Homem de Chapéu, gravata borboleta e bigode tomando uma dose de cachaça num boteco, enquanto conta a um jovem garçom as divertidas histórias de sua juventude naquele mesmo local. Relembra da maloca em que vivia, ali mesmo, acompanhado de mais dois amigos: Joca e Mato Grosso. O primeiro deles um mulherengo nato e o segundo, um bêbado emigrante do Estado que lhe dava nome. Seus "causos" descrevem as rodas de samba das quais participavam; a paixão de Mato Grosso por Iracema; um samba ao qual foram convidados, mas que ao comparecerem não havia ninguém; e, por fim, o mais significativo e triste dos episódios, que envolve a demolição da maloca em que viviam.

O curta ‘Dá Licença de Contar’ já conquistou título de ‘Melhor Curta-Metragem Júri da Crítica’ e ‘Prêmio Canal Brasil de Curtas’ no Festival de Cinema de Gramado, Prêmio do Público Zinebi e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. “As músicas do Adoniran sempre foram narrativas muito visuais para mim, nas quais ele construiu enredos e personagens muito fortes, que fazem parte do imaginário da maioria dos brasileiros. Foi um prazer juntar as peças desse quebra-cabeças”, afirma Serrano. Além de diretor, Serrano também será coroteirista do longa-metragem em produção.


Trailer



FICHA TÉCNICA

Título: Dá Licença de Contar

Direção e roteiro: Pedro Serrano


SOBRE PEDRO SERRANO

Expoente da nova geração de diretores brasileiros, Pedro Serrano tem a criatividade e o frescor de um olhar moderno como características marcantes do seu trabalho. Graduado pela ESPM e com especialização em direção de atores na EICTV, de Cuba, Serrano já assinou mais de 150 peças para grandes agências de publicidade e anunciantes do País. Em paralelo à propaganda, roteirizou e dirigiu ‘Luto em Luta’ que, inspirado pela trágica história do jovem Vitor Gurman, narra a barbárie, o luto e a luta diária vivida no trânsito de grandes metrópoles como São Paulo.


Fonte: Agência Casa do Bom Conteúdo, através de Rodrigo Cabral e Marcelo Affini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário