terça-feira, 13 de setembro de 2016

Ópera na Tela na Sala Redenção – Cinema Universitário.


Aida (Teatro Alla Scala de Milão, Compositor: Giuseppe Verdi, Maestro: Zubin Mehta, Direção: Peter Stein, 150 min)


Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com Sesc/RS e Bonfilm, apresenta a mostra Opera na Tela. Tal mostra é totalmente dedicada ao gênero da ópera, com exibição de temporadas europeias recentes, realizada em templos da ópera, tornando acessível à atualidade lírica mundial ao público brasileiro. E, ao mesmo tempo, incentiva a democratização dessa linguagem tão especial de encenação e música por meio de ferramentas digitais de projeção. Como ressalta Christian Boudier, diretor do Festival, a ópera em si não é elitista, o acesso a ela, por questões geográficas, financeiras, por exemplo, é que a torna exclusiva a certas plateias. Segundo ele, o gênero, na sua concepção inicial, dirigia-se a uma ampla audiência como espetáculo visual e lúdico. Diz ainda que a ópera é uma arte total: música, canto, dança e teatro, e que poderia, uma vez que estamos no Brasil, ser relacionada ao carnaval, pela sua grandiosidade de cenários; ou, também, com as telenovelas, pelas suas histórias trágicas de amor. Para Boudier, o Opera na Tela pretende dialogar com todos os públicos: os entusiastas, que vão adorar a programação espetacular do festival e as condições perfeitas de projeção, e os numerosos curiosos que nunca tiveram uma oportunidade de mergulhar neste universo artístico mágico.


Aida (Teatro Alla Scala de Milão, Compositor: Giuseppe Verdi, Maestro: Zubin Mehta, Direção: Peter Stein, 150 min)
14 de setembro- quarta-feira – 16h
22 de setembro- quinta-feira – 16h
30 de setembro- sexta-feira – 19h
Radamés reprime a revolta da Etiópia e é premiado com a mão de Amnéris, filha do Faraó. Mas ele e Aída, escrava etíope, se amam. Aída consegue para o pai Amonasro, rei etíope prisioneiro, os planos militares. Amnéris descobre e, enciumada, revela a suposta traição. Radamés é condenado à morte e Aida escolhe morrer com seu amor.

O Barbeiro de Sevilha (Ópera Nacional de Paris, Compositor: Gioacchino Rossini, Maestro: Carlo Montanaro, DIreção: Damiano Michieletto, 155 min)
15 de setembro- quinta-feira – 16h
22 de setembro- quinta-feira – 19h
23 de setembro- sexta-feira – 16h
O Conde Almaviva corteja Rosina com a ajuda de Fígaro, barbeiro e factótum de Sevilha. Dr. Bartolo quer a fortuna de sua "protegida" e a vigia. O barbeiro inventa diversos estratagemas para aproximar os dois. Mas Fígaro consegue reunir o casal e frustrar os planos do Dr. Bartolo.

Os Capuleto e os Montéquio (Teatro La Fenice de Veneza, Compositor: Vincenzo Bellini, Maestro: Omer Meir Wellber, Direção: Arnaud Bernard, 155 min)
16 de setembro- sexta-feira – 16h
23 de setembro- sexta-feira – 19h
26 de setembro- segunda-feira – 16h
Romeo quer selar a paz casando-se com Julieta. Mas Capellio, seu pai, quer vingar seu filho. Por apoiar a guerra, o aliado Tebaldo, se casará com Julieta. Uma poção faz Julieta parecer morta. Romeo duela com Tebaldo, mas uma música anuncia o funeral da amada. Romeo toma o veneno. Julieta acorda, vê seu amado agonizando e se envenena também. Os dois morrem abraçados.

A Flauta Mágica (Festival de Baden Baden, Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart, Maestro: Sir Simon Rattle, Direção: Robert Carsen, 150 min)
16 de setembro- sexta-feira – 19h
26 de setembro- segunda-feira – 19h
27 de setembro- terça-feira – 16h
Tamino é convencido pela Rainha da Noite que Pamina, sua filha, foi sequestrada por Sarastro. Mas que ele e Papageno, o caçador de passarinhos, devem salvar sua filha. Sinos de prata e uma flauta mágica os protegerão. A jornada revelará a sabedoria de Sarastro, a força e a fragilidade de cada personagem, derrotando, ao final, os que se uniram apenas pelo poder.

A Noiva do Czar (Ópera Estatal de Berlim, Compositor: Nikolaï Rimski-Korsakov, Maestro: Daniel Barenboïm, Direção: Dmitri Tcherniakov, 152 min)
19 de setembro- segunda-feira – 16h
27 de setembro- terça-feira – 19h
28 de setembro- quarta-feira – 16h
Gryaznoy, um nobre da corte do Czar Ivan, quer casar-se com Marfa, filha de Vasily Sobakin, de Novgrod, já prometida a Ivan Likov, um jovem nobre. Gryaznoy pede uma poção do amor à sua amante, Lyubasha, que lhe entrega uma droga que fará com que sua rival perca a beleza. O Czar Ivan procura uma esposa e escolhe Marfa, que adoece. Likov e Lyubasha são mortos por Gryaznoy.

O Rapto no Harém (Ópera Nacional de Paris, Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart, Diretor Musical: Philippe Joran, Direção: Zabou Breitman, 181 min)
19 de setembro- segunda-feira – 19h
29 de setembro- quinta-feira – 16h
30 de setembro- sexta-feira – 16h
Belmonte procura a esposa Konstanze e a criada Blonde, aprisionadas pelo Paxá. Com a ajuda de Pedrillo, Belmonte se passa por arquiteto para entrar no palácio guardado por Osmin. Belmonte e Pedrillo são capturados ao tentarem raptar Konstanze do serralho, mas o Paxá oferece clemência. Tudo termina com os casais navegando para longe. Um grande desgosto para Osmin.

Traviata e nós (Traviata et Nous, França, 2012, 112 min) Dir. Philippe Béziat
21 de setembro- quarta-feira – 16h
29 de setembro- quinta-feira – 19h
Natalie Dessay prepara-se para encenar Violeta neste documentário sobre a montagem da obra-prima de Verdi no Festival Aix-en-Provence na França.


Fonte: Tânia Cardoso de Cardoso. Departamento de Difusão Cultural / Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário