quinta-feira, 15 de setembro de 2016

SALA NORBERTO LUBISCO RECEBE CICLO DE CINEMA GAUCHESCO.




A Cinemateca Paulo Amorim se integra ao “Ciclo de Cinema Gauchesco”, uma iniciativa do Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre, da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, do Instituto Estadual de Cinema de Rio Grande do Sul e da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria de Cultura de Porto Alegre. A programação, que será realizada no Acampamento Farroupilha e nas salas de cinema das secretarias da Cultura de Porto Alegre e do RS, vai reunir obras argentinas e brasileiras que apresentam narrativas sobre a cultura gaúcha, comum aos países do sul da América. A mostra também integra as comemorações da Semana Farroupilha e os 200 anos da declaração de independência da Argentina.

As sessões serão na Sala Norberto Lubisco, sempre às 15h. O valor do ingresso é R$ 4,00.


Dia 15/09 - CONTOS GAUCHESCOS (de Henrique de Freitas Lima e Pedro Zimmermann - 2012, 100 min)

Dia 16/09 - NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS (de Tabajara Ruas – 2010, 95min)

Dia 17/09 - O PREÇO DA PAZ (de Paulo Morelli – 2003, 105min)

Dia 18/09 - SAMURAI (de Gaspar Scheuer - 2012, 96 min)

Dia 20/09 - MARTIN FIERRO (de Liliana Romero e Roberto Fontanarrosa – animação, 2007, 87min)

Dia 21/09 - ABBALAY, O HOMEM SEM MEDO (de Fernando Spiner - 2011, 100 min)


Sinopses dos filmes:

CONTOS GAUCHESCOS
Direção: Henrique de Freitas Lima e Pedro Zimmermann (2012, 100 min)
O tropeiro leal e valoroso Blau Nunes (Pedro Machado) conduz os espectadores por cinco episódios, que misturam ficção e documentário: o documentário sobre a vida e o legado do escritor, que abre o filme, e as adaptações dos contos Os Cabelos da China, Jogo do Osso, Contrabandista e No Manantial.

NETTO E O DOMADOR DE CAVALOS
Direção: Tabajara Ruas (2010, 95min)
No início da Guerra dos Farrapos, o general Antonio de Souza Netto descobre que um antigo parceiro, Índio Torres, está preso. Para libertá-lo, envolve-se com escravos rebelados. Entre eles, o Negrinho, o melhor ginete da fronteira.

O PREÇO DA PAZ
Direção: Paulo Morelli (2003, 105min)
Inconformados com o golpe do presidente Floriano Peixoto (1891-1894), os maragatos do sul do Brasil se rebelam e avançam para o Rio de Janeiro. O objetivo é se juntar às tropas do Almirante Saldanha e, na sequência, depor o presidente.

MARTÍN FIERRO
Direção: Liliana Romero e Roberto Fontanarrosa (Martín Fierro, 2007, 87min)
O filme, com desenhos animados do celebre desenhista rosarino Roberto Fontanarrosa, revisita a primeira parte do livro nacional clássico da literatura gauchesca, o Martín Fierro, escrito por José Hernández em 1872.

ABALLAY, O HOMEM SEM MEDO
Direção: Fernando Spiner (Aballay, El Hombre Sin Miedo, 2011, 100 min)
Baseado no conto Aballay, de Antonio Di Benedetto, Fernando Spiner transpõe fielmente a história da busca de Aballay, um pobre menino, pelo assassino de seu pai. A história se passa dez anos após o crime, quando Aballay já tornou “homem feito”. No filme Spiner cria uma série de personagens fundamentais para a construção da narrativa, um “western-gauchescho”.

SAMURAI
Direcão: Gaspar Scheuer (Samurai, 2012, 96 min)
Nos finais do século XIX a casta Samurai é abolida do Japao. Saigo, líder da ultima casta de samurais inicia uma rebelião, mas seu exercito é massacrado. Uma família japonesa busca exílio na Argentina e o avo da família delira obcecado que Saigo está por perto montando um novo exercito para combater o Império. Takeo, seu neto, se apega aos delírios do avo e se rebela fugindo de sua casa no campo em busca de Saigo, com a convicção de encontra-lo nessas novas terras.


Serviço

CICLO DE CINEMA GAUCHESCO

Cinemateca Paulo Amorim

Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre RS, fone (51) 3226-5787.


Fonte: Programação e divulgação da Cinemateca Paulo Amorim, através de Mônica Kanitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário