sexta-feira, 7 de junho de 2013

ACCIRS EM DEBATE: SEMINÁRIO 2013 “CINEMA BRASILEIRO PARA QUEM?”


Fonte: www.google.com.br/imagens


O encontro acontece no sábado, dia 08 de junho, a partir das 15h, com entrada franca, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre


A ACCIRS – Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul – promove, em parceria com a Cinemateca Paulo Amorim, o seminário nacional “Cinema Brasileiro Para Quem? – A distância entre público, crítica e produção”, no dia 08 de junho. O debate acontecerá na Sala Paulo Amorim (Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736) a partir das 15h, com entrada franca, mediante inscrição prévia através do e-mail accirs2013@gmail.com.

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre o conceito de “cinema irrelevante”, proposto pelo crítico e pesquisador Jean-Claude Bernardet, o encontro irá tratar de filmes com boa avaliação da crítica, mas que não encontram espaço nas salas comerciais e têm pouca receptividade do público. Para tanto, estarão reunidos na ocasião importantes pensadores sobre a atual condição do cinema nacional e sua relação com os espectadores.

A mediação do encontro será feita por Monica Kanitz, presidente da ACCIRS, e por Ivonete Pinto, vice-presidente da ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. São presenças confirmadas no debate os seguintes convidados:

- Eduardo Escorel, diretor e montador premiado nos festivais de Gramado e de Brasília. Lançou há pouco o documentário Paulo Moura – Alma Brasileira (2013). É também crítico de cinema, autor do livro “Adivinhadores de Água – Pensando o Cinema Brasileiro”, além de colunista do blog da Revista Piauí;

- Jorge Furtado, sócio da Casa de Cinema de Porto Alegre, roteirista e diretor de filmes como o curta Ilha das Flores (1989) e os longas O Homem que Copiava (2003) e Saneamento Básico – O Filme (2008);

- Luiz Zanin Oricchio, presidente da ABRACCINE, é repórter especial de cultura e colunista do jornal O Estado de S. Paulo, além de autor dos livros “Cinema de Novo – Um Balanço Crítico da Retomada” e “Fome de Bola – Futebol e Cinema no Brasil”.


Além do seminário “Cinema Brasileiro Para Quem?”, a ACCIRS programou ainda para o dia 08/6 a entrega do prêmio Melhores de Ano para os cineastas Saturnino Rocha, pelo filme “Espia Só”, e Cintia Langie e Rafael Andreazza, de “O Liberdade”. Estes dois títulos foram escolhidos como Destaque Gaúcho de 2012 pela votação anual dos críticos de cinema do Rio Grande do Sul. No final do mesmo dia, às 19h, acontecerá ainda uma pré-estreia de um longa nacional inédito. Todas estas atividades serão gratuitas.


ACCIRS

A Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi fundada em março de 2008. É a segunda associação exclusiva de críticos de cinema existente no Brasil. Possui atualmente cerca de 40 associados, entre jornalistas, publicitários, psicanalistas, professores e escritores com experiência em jornal, internet, rádio e televisão. Entre outras atividades, concede no início de cada ano o Prêmio Melhores da ACCIRS, que já premiou nomes como David Lynch, José Padilha, Jorge Furtado, Gustavo Spolidoro, Eduardo Coutinho, Matheus Nachtergaele, Michael Haneke e Quentin Tarantino.


SERVIÇO

Seminário

“Cinema Brasileiro para quem – A distância entre público, crítica e produção”

Dia 08 de junho, às 15h

Sala de Cinema Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana

Entrada franca

ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul

Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

www.accirs.com.br


Fonte: Phosphoros Novas Ideias, através de PEDRO ANTUNES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário