domingo, 7 de dezembro de 2014

ABERTURA OFICIAL DO 2º FESTIVAL DE DIREITOS HUMANOS: CIDADANIA NAS RUAS 2014.




A Abertura Oficial do Festival de Direitos Humanos “Cidadania nas Ruas 2014” acontece no dia 08/12, às 09h, com a abertura do Presente Surpresa pelo prefeito Fernando Haddad, em frente ao Edifício Matarazzo. Em seguida, às 10h, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Rogério Sottili, anuncia a programação oficial do festival, na Praça Patriarca, que funcionará como uma central de informações e abrigará uma programação com apresentações artísticas, debates e exibição de filmes. O local também será transformado em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso, e uma “cozinha” para servir chá e pipoca.

Presente Surpresa

São Paulo vai ganhar um presente. E ele será aberto no dia 8 de dezembro, às 9h, com a presença do prefeito Fernando Haddad e de Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em frente ao Edifício Matarazzo. Venha descobrir!

Quando: 8/12, 9h

Onde: Em frente ao Edifício Matarazzo

Endereço: Viaduto do Chá, 15, Centro

Espaço Cidadania nas Ruas

Concepção: Maíra Mesquita e Julia Zakia.

Durante uma semana a Praça do Patriarca, no centro de São Paulo, será transformada em praça verde com plantas, sombras, redes, bancos, área de lazer e descanso, e uma “cozinha” para servir chá e pipoca! O espaço contará também com uma arena que abrigará a programação do 2º Festival de Direitos Humanos: Cidadania nas Ruas com apresentações artísticas, debates e exibição de filmes. Estruturado para proporcionar o encontro e o convívio, o local funcionará também como uma central de informações sobre o festival e outras ações da Secretaria Municipal de Direitos Humano e Cidadania de São Paulo.

NO FESTIVAL DE DIREITOS HUMANOS, MONUMENTO HOMENAGEIA MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS DA DITADURA CIVIL-MILITAR.

Instalado no Parque do Ibirapuera, obra homenageia as pessoas que deram suas vidas na luta pela democracia no Brasil.

O primeiro dia do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas 2014, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), será marcado pela inauguração do monumento em homenagem a todos os mortos e desaparecidos políticos da ditadura civil-militar (1964-1985). A obra ficará em frente ao portão 10 do Parque Ibirapuera.

Com seis metros de altura por doze de comprimento, o monumento é formado por chapas brancas e uniformes com os nomes dos mortos e desaparecidos políticos de que se tem conhecimento até o presente, segundo o registro dos familiares, e por chapas disformes que representam as diferentes trajetórias desses resistentes. O desenho do projeto é do artista e arquiteto Ricardo Ohtake, autor do primeiro monumento a lançar luz sobre o tema, instalado no Cemitério Dom Bosco, em Perus, onde foi encontrada, em 1990, a vala clandestina com mais de mil ossadas de desaparecidos políticos.

A iniciativa da Coordenação de Políticas de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC busca estabelecer marcos de memória que simbolizem a luta pela democracia na cidade, um dos objetivos da Meta 64 do Programa de Metas da prefeitura. A ação, realizada no marco dos 50 anos do golpe de 1964, vai ao encontro de uma antiga demanda dos familiares de mortos e desaparecidos políticos e militantes do tema de sinalizar os sítios de memória que marcam a história da resistência. O projeto-executivo, produzido pela arquiteta Anna Ferrari, foi aprovado pelos diversos órgãos municipais, estaduais e federais que autorizam intervenções urbanas na cidade.

"Instalar este monumento num local que é um cartão-postal de São Paulo coloca a luta contra o estado de anomalia que assolou o país por 20 anos no centro das reflexões de todos os que por ali passam", afirma o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili.

SERVIÇO

Inauguração do monumento em homenagem aos mortos e desaparecidos políticos da ditadura civil-militar

Data: 8/12, às 14h

Local: Av. Pedro Álvares Cabral, Parque do Ibirapuera, Portão 10 (entrada em frente ao Museu Afro)


Fonte: ATTi Comunicação e Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário