segunda-feira, 15 de junho de 2015

1º MINAS GAMES FESTIVAL.




Belo Horizonte recebe, entre os dias 18 e 21 de junho, o 1º MINAS GAMES FESTIVAL. A programação, inteiramente gratuita, reunirá palestras, oficinas, exposição, competição entre equipes, concurso de Cosplay, shows, workshops, sessões de cinema, Game House, espaço kids e muito mais.


MINAS GAMES FESTIVAL
O Minas Games Festival nasceu com a proposta de ser um espaço voltado para a experimentação, inovação e discussão das várias vertentes que estão inseridas no universo dos games em todas as suas esferas de circulação (culturais, sociais e econômicas), dentro do cenário nacional e mundial.


Ao longo de 04 dias de programação, serão realizadas palestras, fóruns, workshops, oficinas, exposição de consoles de videogames, apresentações musicais e exibição de filmes que dialogam com a proposta e as temáticas apresentadas no festival. A ideia é proporcionar ao público uma interação e uma imersão ao universo atual dos games, além de inserir a capital mineira na rota de atividades do setor, visto que Minas Gerais é um estado que, além de consumir cada vez mais as criações deste mercado, também vem se destacando na produção de jogos digitais. Sendo assim, o 1º Minas Games Festival terá a missão e a proposta de fomentar e valorizar o mercado e os profissionais da área, permitindo o encontro de várias gerações.

Todas as atividades serão gratuitas, com programação voltada para públicos de todas as idades, sejam jogadores ou apenas apreciadores do universo dos games.


CENÁRIO ATUAL DE GAMES
Os jogos digitais contribuem para disseminação e formatação de uma linguagem contemporânea e cativam o interesse de públicos bastante diversos, reunindo várias áreas do conhecimento como crianças, jovens, estudantes, professores, empresários, gestores públicos e programadores. O mercado de games cresce em ritmo acelerado no Brasil. Um estudo realizado em 2014 pelo BNDES aponta o país como um dos principais atores no nicho da economia criativa, alavancado principalmente pelo segmento de jogos digitais. De acordo com Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games, a indústria de videogame brasileira cresceu entre 9% e 15% nos últimos cinco anos. A popularização dos smartphones e tablets também contribui para o crescimento deste mercado, oferecendo novas plataformas para disseminação dos games. Isso enfatiza a relevância de contarmos com um festival como este no calendário da capital mineira, ao mesmo tempo em que fortalece, populariza, discute e democratiza a utilização dos games em ambientes culturais, educativos, de aprendizagem, empreendedorismo e de entretenimento.


ATIVIDADES DO MINAS GAMES FESTIVAL
PALESTRAS: série de encontros com especialistas e referências em suas áreas de atuação sobre diversos temas envolvendo o universo dos jogos;

EXPOSIÇÃO DE CONSOLES: Durante todo o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais a história dos videogames, com uma timeline mostrando os momentos mais marcantes da recente e movimentada trajetória dos primeiros pixels até os modernos gráficos 3D. Além de um breve resumo sobre a história, estarão expostos consoles que marcaram gerações, que vão desde o Telejogo até alguns dos mais recentes lançamentos;

MINAS GAMES JAM*: Competição com 16 horas de duração, envolvendo 04 equipes formadas por 03 jovens cada. Os participantes ficarão reunidos com a finalidade de criar um jogo digital, a partir de um tema que será informado pela organização do evento minutos antes do início da atividade. Ao final, a equipe que conseguir produzir o game mais bonito, divertido e funcional será a vencedora;

INDIE GAME*: Espaço aberto às empresas indie de Minas: um show case com os produtos criados por desenvolvedores que estão se destacando no mercado de jogos. Será uma oportunidade para conhecer de perto como os jogos são feitos, conversando diretamente com seus idealizadores/desenvolvedores. A cada hora, uma empresa diferente irá apresentar o seu trabalho.

CONCURSO DE COSPLAY: O concurso de cosplay é uma brincadeira que consiste em escolher um personagem da cultura pop presente em quadrinhos, filmes, videogames e se vestir, ou até mesmo atuar, de modo semelhante ao retratado. Para isso, os participantes investem pesado na caracterização, utilizando perucas, maquiagem, espadas, armas, lasers etc. Quem quiser participar, terá que ir caracterizado e fazer sua inscrição na hora, durante o festival. Jurados escondidos entre o público irão avaliar as fantasias e as performances. A melhor caracterização sairá premiada.

GAME SHOW: A proposta do GAME SHOW é promover apresentações musicais de grupos que se dialogam com a proposta do festival. A orquestra Multiplayer fará releituras, apresentando uma roupagem erudita para canções que integram trilhas sonoras de jogos. Já o grupo Abreu Project irá evidenciar a qualidade de composições pouco exploradas, mas de grande significado musical, criadas especialmente para games.

WORKSHOPS: Serão oferecidos workshops onde os participantes terão a oportunidade de aprenderem com profissionais renomados, técnicas e processos de produção dos games, incluindo oficinas de modelagem digital, modelagem tradicional e criação de interações naturais;

MINAS CINE GAMES: sessões de cinema com a exibição de filmes que apresentam o universo dos jogos;

GAME HOUSE: Será um ambiente dedicado a descontração, oferecendo jogos licenciados para o público, num clima de competição, diversão e criação de network entre os participantes. Será o espaço preferido dos aficionados por games. O GAME HOUSE irá reunir jogos de dança, luta, suspense, criando um clima de interação entre os jogadores;

MINAS GAMES KIDS: espaço inteiramente dedicado ao universo infantil com atividades lúdicas relacionadas à criação de personagens para jogos. As crianças irão se divertir enquanto desenham, colorem e aprendem brincando;


CURADORIA
Marcelo Nery (36) é graduado em Ciência da Computação (PUC Minas/2001), mestre em Ciência da Computação (UFMG/2004) e doutorando em Ciência da Computação (UFMG Brasil / TU Delft Holanda/2013 -atual) na área de Inteligência Artificial para jogos digitais. Foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas (2005-2008) e desde 2009 é coordenador do curso de Jogos Digitais da mesma instituição, único curso na área avaliado com conceito máximo no MEC. É o idealizador do núcleo Inove (Plug Minas, 2009-2013) e fez parte do projeto Reinventando o Ensino Médio (2012-2014), sendo o responsável pelo conteúdo da disciplina de Jogos Digitais na área de Tecnologia da Informação.


FICHA TÉCNICA MINAS GAMES FESTIVAL

Coordenação Geral e Curadoria: Marcelo Nery

Direção de Produção
POP Produções Artísticas - Ana Luisa Freire
Firmato Consultoria e Projetos – Luiza Firmato

Produção Executiva
POP Produções Artísticas
Alexandre Abrahão (Chei)
Clarice Castanheira
Claudia Couto
Merry Couto

Assistente de Produção
Artur Martins Mol
Lanna Machado
Rodrigo Marques

Coordenação de Comunicação
Luiza Firmato

Assessoria de Comunicação
A Dupla Informação

Coordenação Técnica
Alexandre Abrahão (Chei)

Cenotecnia
Marco Antônio dos Santos

Registro Fotográfico
Jackson Romanelli

Programação Visual e Site
Marcelo Nery

Assessoria Jurídica
Drummond & Neumayr Advocacia

Elaboração de Projetos, Gestão Financeira e Prestação de Contas
Artmanagers


Fonte: A Dupla Informação - Assessoria de Imprensa e Produção de Conteúdo, através de Fábio Gomides e Cristiana Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário