sábado, 27 de junho de 2015

JARDS MACALÉ NA SÉRIE IRREVERENTES DO UNIMÚSICA 2015.




Dando continuidade à série irreverentes, o UNIMÚSICA traz a Porto Alegre o músico JARDS MACALÉ e a banda LET´S PLAY THAT. Macalé apresenta-se no dia 02 de julho, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 1º, também às 20h, o artista será entrevistado pelo jornalista Luiz Henrique Fontoura e por Jennifer Dutra, aluna-bolsista da UFRGS TV, em encontro aberto ao público, na Sala II do Salão de Atos.

O carioca Jards Adnet da Silva deve seu apelido Macalé àquele que foi considerado um dos piores jogadores da história do Botafogo. Ruim de bola, bom de música. Essa equação simples formulou um dos nomes mais significativos da canção brasileira: Jards Macalé. Compositor, intérprete, violonista, produtor e diretor musical, orquestrador e ator, Macalé começou muito cedo sua carreira profissional. Foi em 1965, acompanhando Maria Bethânia no espetáculo do Grupo Opinião, referência do teatro de protesto no Brasil. Enquanto se destacava como violonista e diretor musical, dedicou-se aos estudos de piano e orquestração com Guerra Peixe, violão com Jodacil Damasceno e Turíbio Santos, violoncelo com Peter Dauelsberg e regência com Mario Tavares.

O autor de canções como “Vapor Barato”, “Hotel das Estrelas”, “Anjo Exterminado” e “Movimento dos Barcos”, que ficaram famosas nas vozes de Gal Costa e Maria Bethânia, lançou seu primeiro LP em 1972. Jards Macalé trazia composições daqueles que seriam seus principais parceiros – Capinam, Torquato Neto e Waly Salomão – e era uma síntese daquilo que o ensaísta Celso Favaretto definiu como estética do comportamento, em que, a partir dos desdobramentos do tropicalismo, se articulam sofisticação técnica, experimentalismo e um nova sensibilidade.

Ainda viriam outros quatorze discos, mas primeiro DVD de Macalé só foi gravado no ano passado, aqui, no Theatro São Pedro. Agora, o inquieto e irreverente compositor de “Gotham City” volta a Porto Alegre acompanhado da banda Let´s Play That (nome da canção em parceria com Torquato Neto), composta pelos jovens músicos Leandro Joaquim (trompete), Thiago Queiroz (sax e flautas), Victor Gottardi (guitarra), Ricardo Rito (teclados), Thomas Harres (bateria e percussão) e Pedro Dantas (contrabaixo). No concerto do Unimúsica, Macalé e músicos vão ler e reler composições como “Vapor Barato”, “Mal Secreto”, “Negra Melodia”, “Anjo Exterminado” (com Waly Salomão), “Farinha do Desprezo” e “Movimento dos Barcos” (com Capinam), além de “Canalha” (de Walter Franco) e “Juízo Final” (de Nelson Cavaquinho).

O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.

UNIMÚSICA 2015 – SÉRIE IRREVERENTES

02 de julho – Jards Macalé

06 de agosto – Wander Wildner

03 de setembro – Luiz Melodia

22 de outubro – Carlos Careqa

05 de novembro – Tom Zé


UNIMÚSICA 2015| SÉRIE IRREVERENTES

JARDS MACALÉ | ENTREVISTA ABERTA COM LUIZ HENRIQUE FONTOURA

Quando: 1ºde JULHO, quarta-feira, às 20h

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca

CONCERTO JARDS MACALÉ

Quando: 02 de JULHO, quinta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)


Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada a partir das 9h do dia 29 de junho pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br ou das 9h às 18h no mezanino do Salão de Atos da UFRGS, através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso. As senhas adquiridas pelo site devem ser trocadas pelo ingresso mediante a entrega do alimento não perecível de segunda a quarta, das 9h às 18h, no mezanino.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário