sábado, 6 de junho de 2015

ARRIGO BARNABÉ ABRE A TEMPORADA 2015 DO UNIMÚSICA SÉRIE IRREVERENTES.




Depois de homenagear sete importantes artistas gaúchos na série compositores – a cidade e música, que integrou a programação de comemoração dos 80 anos da UFRGS, o UNIMÚSICA elege como tema para sua temporada 2015 a irreverência, apostando na força transgressora de músicos e compositores que têm em comum em seus projetos artísticos a crítica e a ironia. É um ano para celebrar o pensamento livre, a inquietude e as boas provocações.

O primeiro concerto da série, que marca também a reabertura do Salão de Atos da UFRGS, traz a Porto Alegre ARRIGO BARNABÉ com o show CLARAS E CROCODILOS.

Arrigo apresenta-se no dia 11 de junho, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS. No dia 10, também às 20h, o artista será entrevistado pelo músico e jornalista Arthur de Faria e por integrante da UFRGS TV em encontro aberto ao público, na Sala II do Salão de Atos.

Autor de uma obra marcadamente inovadora, o músico, compositor e professor Arrigo Barnabé tornou-se conhecido, na década de 80, pela proposta inédita de incorporar à linguagem da música popular urbana procedimentos formais da música erudita do século 20. Essa mistura, associada a letras ácidas, que expressam através de uma comicidade sombria o desencanto e a desesperança da vida nas grandes cidades, garantiu-lhe o lugar que ocupou na Vanguarda Paulista. O movimento que dinamizou a cena musical de São Paulo contava ainda com a presença de artistas como Itamar Assumpção, as cantoras Vânia Bastos, Ná Ozzetti e Tetê Espíndola, os grupos Premeditando o Breque e Rumo. Segundo Arrigo, o que os unia era “uma grande inquietação, uma vontade de romper padrões estéticos, quebrar barreiras”.

Na série IRREVERENTES, Arrigo apresenta o show Claras e Crocodilos, uma recriação do emblemático álbum de 1980, com novos arranjos e uma nova banda. Há quem diga que esta é a melhor versão desde que Clara Crocodilo foi lançado. Agora, as partes instrumentais são privilegiadas, mas as histórias e personagens estão presentes e potencializados pela sonoridade coesa que o grupo alcançou. E o grupo é formado por quatro jovens e talentosas instrumentistas e três músicos mais do que experientes:

Ana Karina Sebastião, 20 anos, é um prodígio do contrabaixo, descoberta por Paulo Braga;

Maria Beraldo Bastos, 26, clarinete, trabalhou com Mário Campos, Maurício Carrilho e Chico Saraiva;

Mariá Portugal, 30, baterista, fez parte de bandas como DonaZica e Trash Pour 4 e trabalhou com Zélia Duncan e Fernanda Takai;

Joana Queiroz, 32, saxofone, clarone, foi por anos membro da Itiberê Orquestra Família e gravou com Hermeto Pascoal;

Paulo Braga, 51, é um dos maiores pianistas vivos do Brasil;

Mário Manga, 59, foi membro fundador do lendário Premeditando o Breque e participou da gravação do disco Clara Crocodilo.


Arrigo Barnabé, 62, tem 35 anos de carreira. Nesse período, lançou oito discos e um DVD, trabalhando com diferentes mídias (cinema, teatro, rádio) e os mais diversos formatos, da big band ao solo instrumental, compondo também canções, música de câmara, ópera de bolso, obras multimídia. Clara Crocodilo é sua obra mais importante. Para o compositor, “o disco continua atual e subversivo, capaz de causar o mesmo espanto da época do lançamento”, há mais de 30 anos.


O Unimúsica é uma realização do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS.


UNIMÚSICA 2015 – SÉRIE IRREVERENTES

11 de junho – Arrigo Barnabé

2 de julho – Jards Macalé

6 de agosto – Wander Wildner

3 de setembro – Luiz Melodia

22 de outubro – Carlos Careqa

5 de novembro – Tom Zé


UNIMÚSICA 2015| SÉRIE IRREVERENTES

ARRIGO BARNABÉ | ENTREVISTA ABERTA COM ARTHUR DE FARIA

Quando: 10 de JUNHO, quarta-feira, às 20h

Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Entrada Franca


CONCERTO CLARAS E CROCODILOS

Quando: 11 de JUNHO, quinta-feira, às 20h

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

Ingresso: A retirada de senhas pode ser realizada a partir das 9h do dia 08 de junho pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br ou das 9h às 18h no mezanino do Salão de Atos da UFRGS, através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso. As senhas adquiridas pelo site devem ser trocadas pelo ingresso mediante a entrega do alimento não perecível de segunda a quarta, das 9h às 18h, no mezanino.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, através de Lígia Petrucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário