quinta-feira, 11 de junho de 2015

Curta! estreia ‘Pina’, filme inédito em um canal brasileiro.

Exatos seis anos após sua morte, no dia 30 de junho, o Canal Curta! presta uma homenagem a Pina Bausch exibindo o documentário alemão “Pina”, de Wim Wenders. Diretora do balé Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, ela foi também vencedora dos prêmios Kyoto (2007) e Goethe (2008) e reuniu no palco dançarinos de diferentes nacionalidades, como a brasileira Regina Advento. O longa, repleto de cenas com coreografias, deixa de lado a biografia e aborda muito mais o lado profissional da artista, focando totalmente na dança. O filme, que foi candidato ao Oscar 2012 como melhor documentário, estreia no Curta! dentro da programação da Terça das Artes.


Sobre o Curta!




Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 76 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV.


TERÇA DAS ARTES

“Pina” (documentário)




O documentário de Wim Wenders, indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2012, além de apresentar um olhar sobre o movimento corporal e a arte da dança, presta uma homenagem póstuma à coreógrafa e amiga de longa data do cineasta, Pina Bausch. No início dos anos 1970, Pina assumiu a direção da Tanztheater Wuppertal, companhia de dança que hoje leva seu nome. Aos 68 anos, a coreógrafa alemã faleceu em junho de 2009, pouco depois do início das gravações do documentário. Tendo filmado apenas quatro trabalhos para o longa - Le Sacre du Printemps, de 1975, Kontakthof, de 1978, Café Muller, de 1978, e Vollmond, de 2006 -, Wenders resolveu seguir com o projeto após a morte de Pina, intercalando cenas dos espetáculos com entrevistas e depoimentos dos bailarinos da companhia.


Diretor: Win Wenders

Duração: 106 min. Ano: 2011

Estreia: 30 de junho, terça-feira, às 22h30min

Horários alternativos: Dia 1º de julho, quarta-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 2 de julho, quinta-feira, às 10h30/ Dia 4 de julho, sábado, às 22h

Classificação: Livre


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário