segunda-feira, 22 de junho de 2015

Oi Futuro em Ipanema apresenta a primeira edição do Cineclube Curta Cinema com documentário inédito sobre Chacal.




Criação do cineclube marca a abertura das inscrições do Festival Internacional de Curtas do Rio, em seu 25º ano


“Rio de palavra e pandemônio” é o tema desta primeira edição, que será realizada no dia 25 de junho


O Oi Futuro apresenta, no dia 25 de junho, às 19h30m, a primeira edição do Cineclube Curta Cinema, criado em parceria com o Festival Internacional de Curtas do Rio. Até novembro, serão realizadas edições mensais e temáticas, com a exibição de dois clássicos do curta-metragem nacional acompanhados de um filme inédito, além de um debate aberto ao público com a presença de seus realizadores.

Com o tema “Rio de palavra e pandemônio”, a primeira edição do Cineclube Curta Cinema terá três filmes trazem a visão de poetas e cinegrafistas sobre o Rio. Na ocasião, haverá a pré-estreia do documentário “Chacal Palavra Filme”, de Piu Gomes, que homenageia o poeta carioca Chacal. As outras duas obras são clássicos do registro cotidiano carioca: “Copa Mixta”, de José Joffily (1979) e “Rio de Janeiro” (1975), de Luiz Alphonsus. Partindo das múltiplas vozes registradas por Joffily e revelando alguns sentimentos herméticos de Chacal, o programa se estabelece na tentativa de reconstrução do ambiente caótico da cidade do Rio através de seus esforços poéticos.

“O curta-metragem é um formato que se presta à exploração de formas narrativas, que atrai artistas de formações variadas, gerando uma produção rica que encontra dificuldades de exibição”, lembra Roberto Guimarães, gestor cultural do Oi Futuro. “Ao abrir espaço em seu centro cultural em Ipanema para os curtas, o Oi Futuro quer formar plateias para o cinema brasileiro, democratizando parte de sua produção que merece uma maior divulgação”.


Inscrições Festival Curta Cinema
O Cineclube marca o início das inscrições do Festival Curta Cinema de 2015, no ano em que comemora seus 25 anos. As inscrições devem ser feitas em www.festhome.com. O filme deverá ter no máximo 30 minutos e ter sido produzido em 2014 e 2015. O Curta Cinema aceita filmes com todas as propostas e estilos: ficção, documentário, animação e tantas gêneros quanto forem possíveis. As inscrições vão até dia 24 de julho.

“A primeira edição do Cineclube Curta Cinema abre oficialmente o calendário de atividades do festival para este ano de 2015. O Curta Cinema se orgulha de sua trajetória no cenário internacional de curtas. Ao longo destas 25 edições exibimos o que há de mais representativo na produção nacional e internacional no formato”, afirma Ailton Franco Jr, diretor do festival Curta Cinema.

O festival, de caráter competitivo, é o primeiro no Brasil a qualificar seus prêmios de Melhor Filme Nacional e Internacional para a disputa do Oscar. Este ano, além da programação competitiva, o festival terá também as tradicionais mostras Panoramas Carioca e Latino Americano, e uma vasta programação especial e um foco México.


Serviço:

Cineclube Curta Cinema - “Rio de palavra e pandemônio”

Data: 25 de junho

Horário: 19h30m

Local: Oi Futuro em Ipanema - Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema, Rio de Janeiro

Tel: (21) 3131-9333

Entrada franca. Senhas serão distribuídas com 30 minutos de antecedência

Capacidade: 92 lugares


Fonte: Agência Febre, através de Ana Luiza Graça e Kátia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário