sexta-feira, 19 de junho de 2015

"A geração mais original, mais rica” do rock brasileiro ganha seu primeiro documentário.




‘Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94’ estreia no festival In-Edit Brasil


Que o ano de 1994 foi especial, todo mundo já sabia. Foi o ano da estréia dos Raimundos e de Chico Science & Nação Zumbi, o ano em que o Skank lançou Calango para mais de um milhão de compradores, o ano de festivais independentes como Juntatribo, Abril pro Rock e Superdemo, o ano em que revistas e fanzines, programas de rádio e televisão construíram uma cena renovada e forte, o ano em que bandas como Mundo Livre S/A, Planet Hemp e Pato Fu entraram em estúdio para marcar para sempre a história da música pop nacional. Se tudo isso já era sabido, com o lançamento de Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94, novo filme do jornalista Ricardo Alexandre, a história dessa inesquecível geração pode ser finalmente compreendida e celebrada de forma muito mais clara.

O eixo central do filme, como seu nome diz, é a história do Banguela Records, um selo independente criado pelos Titãs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music. O Banguela teve história curta e marcante, lançando os Raimundos (o primeiro disco de ouro de um selo indie no Brasil), Mundo Livre S/A, Little Quail & The Mad Birds, Maskavo Roots e Graforreia Xilarmônica, além do projeto paralelo dos titãs Branco Mello e Sergio Britto, o barulhentíssimo trio Kleiderman, entre outros. Ali também cristalizou-se a identidade musical daquela geração, o cruzamento de influências brasileiras processadas com o que de mais moderno se fazia no rock internacional. E por suas salas passaram quadrinistas, ilustradores, jornalistas, grafiteiros, produtores de shows e malucos em geral, que criaram a geração “mais original, mais rica que o Brasil havia tido até então”, nas palavras de Miranda.

Desde março de 2014 quando começou a ser rodado, a equipe de Sem dentes fez mais de 20 entrevistas com músicos, produtores, jornalistas e gente que construiu a história do selo e da geração do início dos anos 1990. Imagens raras e inéditas misturam-se a vídeos clássicos da época compondo um mosaico divertido, informativo e revelador.

Sem dentes é o quarto documentário do jornalista Ricardo Alexandre, ex-diretor de redação das revistas Bizz, Trip e Época São Paulo, Prêmio Jabuti 2010 pela biografia Nem vem que não tem: A Vida e o Veneno de Wilson Simonal. Além de dirigir o filme, Ricardo assina o roteiro ao lado do também jornalista Alexandre Petillo (autor dos livros A Ira de Nasi e Curtindo Música Brasileira, diretor do curta As Pulgas da Condessa). Veteranos do jornalismo musical brasileiro, os dois se valeram da grande intimidade com os entrevistados e da fartura de material colhido para imprimir um ritmo ágil ao filme. Outra preocupação da dupla desde o início foi fugir tanto quanto possível do tom saudosista que um trabalho como Sem dentes poderia ter. “Estamos muito satisfeitos que todo o filme aponta para o presente e para o futuro, para o que está sendo feito de bom hoje, e usa as lições da turma de 1994 como um incentivo para quem quiser revolucionar tudo de novo”, diz Ricardo Alexandre.

Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94 faz sua estreia nacional no dia 04 de julho, às 16h45, no Cine Olido, como parte da programação do In-Edit Brasil - 7º Festival Internacional do Documentário Musical, com a presença do diretor e convidados. Após a sessão, a banda Autoramas faz uma apresentação especial para celebrar o Banguela Records. O filme será reprisado nos dias 05/07, domingo, às 17h30, Cinemateca Brasileira, com bate papo com o diretor após a sessão e no dia 10/07, sexta, às 20h, no CCSP. Em seguida, será exibido em sessões especiais com a presença de seus realizadores nos dias 18 de julho (no SESC S. José dos Campos e no SESC Jundiaí) e no dia 22 de julho (no SESC Presidente Prudente).

SEM DENTES: BANGUELA RECORDS E A TURMA DE 94. Documentário/musical. 121 minutos. Direção: Ricardo Alexandre; Roteiro: Ricardo Alexandre e Alexandre Petillo; Edição: André Pires, Fabio Tintim, Felipe Boy, Rafael Rezende; Produção executiva: Nadia Pontes, Erick Miranda, Alexandre Petillo. Direção de arte: Eduardo Oikawa e Erick Miranda; Fotografia: André Pires. Com: Carlos Eduardo Miranda, Charles Gavin, Dado Villa-lobos, André Forastieri, Fred 04, Gastão Moreira, Fernanda Takai, Nando Reis, Samuel Rosa, Pena Schmidt e outros.


Sessões do filme SEM DENTES: BANGUELA RECORDS E A TURMA DE 94:

04/07, Sábado, às 16h45 - Cine Olido + Show Autoramas (19h)

05/07, Domingo, às 17h30 - Cinemateca Brasileira + Bate papo com o diretor.

10/07, Sexta, às 20h - Centro Cultural São Paulo

Banda Autoramas

04/07, Sábado, 19H - Sala Olido


Autoramas é uma das principais bandas na cena musical independente brasileira.

Com 6 álbuns e 2 DVDs lançados, além de muitas músicas em singles e coletâneas, o grupo está preparando um novo álbum para 2015. A banda conta com grandes nomes do rock brasileiro: Érika Martins (ex- banda Penélope, que desde 2004 está em carreira solo), Fred (ex-Raimundos) e Melvin (ex-Carbona). Neste show, o grupo faz alusão ao filme “Sem Dentes” sobre o Banguela Records, que está na programação do festival.


Sobre o In-Edit Brasil:

O In-Edit Brasil é o primeiro festival dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical no país. Fundando em 2003 em Barcelona, Espanha, o festival acontece no Brasil desde 2009.


Serviço:

IN-EDIT BRASIL - 7º Festival Internacional do Documentário Musical

De 01 a 12 de julho, em São Paulo.

Salas: Cinesesc, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo (CCSP, Sala Paulo Emilio Sales Gomes), Cinemateca Brasileira e Matilha Cultural.


Fonte: http://www.in-edit-brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário