sexta-feira, 4 de março de 2011

Cary Grant

Fonte: www.google.com.br/imagens


Nome: Archibald Alexander Leach

Nascimento e local: 18/01/1904, Bristol, Inglaterra

Casamentos: Virginia Cherril, Barbara Hutton, Betsy Drake, Dyan Cannon, Barbara Harris

Filha: Jennifer Grant


Biografia

Cary Grant, nome artístico de Archibald Alexander Leach, foi um ator estadunidense nascido na Inglaterra, filho de uma família de classe média baixa, logo aos nove anos, Archibald passou a viver apenas com o pai, pois, certo dia, ao chegar da escola, soube que sua mãe teria ido passar uma temporada no litoral. Na realidade, ela havia sido internada numa Instituição para doentes mentais.
Aos treze anos Archie deixou a escola e, forjando a assinatura do pai, conseguiu entrar para a trupe do comediante Bob Pender. Por dois anos apresentou-se em diversas cidades da Inglaterra até que, em julho de 1920, aos dezesseis anos, foi uma das oito pessoas escolhidas por Bob Pender para uma bem-sucedida turnê de dois anos pelos Estados Unidos, ao fim da qual decidiu não retornar à Inglaterra.
Ao deixar a trupe, conseguiu alguns pequenos papéis no teatro até ir para a Califórnia em 1931, a fim de se submeter a um teste nos Estúdios da Paramount, adotando o novo nome de Cary Grant. Sua estréia na carreira artística veio em 1932, no obscuro musical “Esposa Improvisada”. Em seguida, atuou em cerca de 20 filmes até chegar ao estrelato em 1935 com o filme "Vivendo em Dúvida", ao lado de Katharine Hepburn.
A fama internacional ele a conquistou em 1946, quando atuou ao lado de Ingrid Bergman no filme de Alfred Hitchcock, “Interlúdio”, fama consolidada em 1957 com “Tarde Demais para Esquecer”.
Cary Grant casou-se com a atriz Dyan Cannon, sua quarta esposa, da qual se divorciou em 1976. Teve com ela uma filha, Jennifer Grant. Em 15 de abril de 1981, Cary Grant casou-se pela quinta e última vez, com a atriz Barbara Harris.
Em sua bem-sucedida carreira, Cary Grant realizou 79 filmes, tendo recebido duas indicação ao Oscar de Melhor Ator, por suas atuações em "Serenata Prateada” (1941) e "Apenas Um Coração Solitário" (1944), bem como, um Oscar Especial em 1970 pelo conjunto de sua obra.
Cary Grant quase morreu no palco. Teve uma hemorragia cerebral fulminante em 29/11/1986, ao se apresentar no show solista "An Evening With Cary Grant", no Teatro Adler, em Davenport, Iowa, falecendo naquela mesma noite no Hospital St. Luke daquela cidade.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.netsaber.com.br/biografias, www.65anosdecinema.pro.br, www.cultura.portaldomovimento.com/cary_grant e www.cinemaclassico.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário