segunda-feira, 14 de março de 2011

Fernando Meirelles

Fonte: www.google.com.br/imagens


Fernando Ferreira Meirelles, cineasta, produtor e roteirista brasileiro, nascido em São Paulo, em 11 de setembro de 1955, casado com Ciça Meirelles e pai de Francisco e Carolina, ganhou notoriedade internacional com o filme Cidade de Deus (2002), que lhe rendeu a indicação ao Oscar 2004, como Melhor Diretor. Posteriormente, passou a dirigir filmes de sucessos, como O Jardineiro Fiel (2005), baseado no romance homônimo de John Le Carré e pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Diretor; e Ensaio sobre a Cegueira (2008), baseado no romance homônimo de José Saramago.
Aos 12 anos de idade, Fernando Meirelles foi presenteado com uma câmera de filmar, e esse passatempo nunca mais foi abandonado.
Cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo durante a década de 1980. Elaborou seu trabalho de graduação na forma de um filme, viajou ao Japão e comprou um equipamento de vídeo profissional para preparar o trabalho. Apresentou-o e recebeu a nota mínima para graduar-se.
Meirelles iniciou sua carreira com filmes experimentais. Com o tempo, fundou juntamente com alguns amigos, uma produtora independente, Olhar Eletrônico. Posteriormente, novos amigos se uniram a Fernando Meirelles, e com isso a produtora levou ao ar programas de televisão sobre atualidades, assim como a série infantil Rá-Tim-Bum, com 180 episódios, obteveram com isso uma alta popularidade.
Meirelles e amigos fecharam a “Olhar Eletrônico”, abrindo uma empresa de propaganda, a O2 Filmes.
Em 1997, Meirelles leu o livro Cidade de Deus, de Paulo Lins e decidiu adaptá-lo para o cinema, o que se concretizou em 2002. Os atores foram selecionados entre os habitantes de favelas. De 400 crianças, 200 chegaram à etapa final e trabalharam no filme. A filmagem foi feita com técnicos profissionais. O filme teve sucesso nacional e internacional.
Em 2004, novo triunfo. No tradicional Festival de Cannes, Meirelles foi indicado para Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem, pelo filme O Jardineiro Fiel.
Outra grande investida no cinema internacional é a transposição para as telas da obra Ensaio sobre a Cegueira, do escritor português José Saramago. Trazendo como protagonistas a brasileira Alice Braga e o ator norte-americano Danny Glover, e teve também a presença de Julianne Moore, no papel da esposa de um oftalmologista. Este filme abriu nada menos que o Festival de Cannes de 2008, e foi muito elogiado pela crítica.
Atualmente o diretor Fernando Meirelles fez uma pontinha na primeira animação brasileira em formato 3D (Brasil animado), dublando seu personagem.

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.infoescola.com/biografias/fernando-meirelles e www.portaldecinema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário