domingo, 20 de março de 2011

Uma das personalidades mais destacadas da história do cinema.

BILLY WILDER

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

Samuel Wilder começou a ser chamado de Billy pela mãe, Billy Wilder nasceu na Galícia, na atual Polónia, filho de Max Wilder e Eugenia Dittler, ambos judeus.
Billy Wilder foi uma das personalidades mais destacadas da história do cinema. Foi indicado para o Oscar nada mais nada menos que 21 vezes, tendo conquistado seis estatuetas, duas delas como diretor. Trabalhou com astros como Marilyn Monroe, Gloria Swanson, Audrey Hepburn, William Holden, Jack Lemmon, Barbara Stanwyck, Marlene Dietrich, Ginger Rogers, Gary Cooper, Tony Curtis, Greta Garbo, entre outros.
Quando jovem, destacou-se nos estudos de direito, que abandonou quando começou a trabalhar como repórter num jornal em Viena, e mais tarde em outro em Berlim. Frequentava paralelamente os ambientes teatrais, o que o levou a colaborar como roteirista nos filmes mudos alemães.
Com a ascensão de Hitler ao poder, Billy Wilder, fugiu para Paris, cidade onde dirigiu seu primeiro filme "Curvas Perigosas", junto com Alexander Esway. Em seguida partiu para os Estados Unidos, onde dividiu um apartamento com o ator Peter Lorre, que facilitou o seu acesso aos estúdios americanos. Em 1940, Billy Wilder adotou a nacionalidade americana, o que lhe permitiu ser coronel do Exército durante a Segunda Guerra Mundial.
Nos primeiros anos em Hollywood, trabalhou como roteirista e como colaborador de Charles Brackett. Em parceria com Charles Brackett, escreveu clássicos como Ninotchka de 1939 e Bola de fogo de 1941. A partir de 1942, a dupla começou a fazer filmes, com Charles Brackett produzindo e Billy Wilder na direção. São dessa época clássicos como Double Indemnity de 1944, Cinco covas no Egito de 1943, Farrapo humano de 1945 (ganhador do Oscar de Melhor Filme, Direção e Roteiro) e Crepúsculo dos deuses de 1950 (ganhador do Oscar de Melhor Roteiro), após o qual, acabou-se a parceria.
Seus filmes seguintes foram produzidos por ele mesmo, como A montanha dos sete abutres de 1951, e as comédias Quanto mais quente melhor de 1959 e Se meu apartamento falasse de 1960, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção. Aposentou-se em 1981.
Billy Wilder morreu de pneumonia em 2002, aos 95 anos de idade, após enfrentar problemas de saúde, incluindo câncer, foi sepultado no Westwood Village Memorial Park Cemetery em Westwood, Los Angeles, Califórnia.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.educacao.uol.com.br, www.infoescola.com e www.netsaber.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário