domingo, 6 de março de 2011

O documentário que exalta os anônimos do Carnaval

Como homenagem ao Carnaval, a postagem de hoje será sobre um documentário que mostra justamente os bastidores da nossa maior festa popular.

Informações Técnicas:

• Gênero: Documentário

• País: Brasil/Portugal

• Ano: 2010

• Duração: 72 minutos

• Direção: Geórgia Guerra-Peixe

• Censura: livre

Ganhador do Prêmio especial do júri da Mostra de Cinema de São Paulo do ano passado, "O Samba que Mora Mim" faz um retrato intimista de quem está por trás dos holofotes da avenida, na cidade do Rio de Janeiro. São pessoas anônimas que, durante o ano todo, respiram samba e criam fantasias para que celebridades e gente comum possam brilhar na passarela.
Documentário dirigido por Georgia Guerra-Peixe, filha de um historiador do assunto e sobrinha-neta do maestro César Guerra-Peixe, ambientado no Morro de Mangueira, Rio de Janeiro, no período do pré-carnaval, este documentário tem como ponto de partida a quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, lugar do reencontro da diretora com sua própria história e o significado do carnaval na sua vida e na de sua família.
Georgia cresceu ouvindo sambas-enredo da Mangueira, sem nunca ter subido o morro. Como primeira experiência, em seu passeio pela Mangueira, Georgia encontra pessoas que narram suas histórias. Em troca, a diretora conta as suas. A favela por onde a documentarista circula é diferente daquela que se costuma ver no cinema, em filmes como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite". Sem objetivo de esconder o tráfico e a violência desencadeada por tal ação, "O Samba que Mora em Mim", não faz disso o seu assunto, e sim mostra que a comunidade possui valores, respeito e criatividade. Outro paradigma quebrado é o da escravidão à pobreza, a alegria sobrepõe o sofrimento dos moradores. Tanta informação suprimida em apenas 72 minutos.
Então está aí uma grande dica para quem não curte o Carnaval na avenida, porém, goste de informações sobre tal tema.


Fonte: youtube.com

Fonte: www.cinema.uol.com.br, www.vejasp.abril.com.br, www.lacumbuca.com e www.adorocinema.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário