quarta-feira, 16 de março de 2011

Pelé ator de Hollywood

Fuga para a Vitória é um filme americano de 1982, do gênero aventura, dirigido por John Huston.
Em um campo alemão de prisioneiros de guerra o major Karl Von Steiner (Max Von Sydow), que já tinha pertencido à seleção alemã de futebol, tem como ideia, realizar um jogo entre uma seleção dos prisioneiros aliados, liderados pelo capitão John Colby (Michael Caine), um inglês que era um conhecido jogador de futebol. Colby também teria a tarefa de selecionar e treinar o time, para enfrentar o time alemão no Estádio Colombes, em Paris. Enquanto os nazistas, com exceção de Steiner, planejam fazer de tudo para vencer o jogo e assim usar ao máximo a propaganda de guerra nazista, sendo que os prisioneiros planejam uma arriscada fuga durante a partida.
O filme chamou muita atenção na época do lançamento, porque dele participaram algumas estrelas do futebol, como Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Kazimierz Deyna e o rei do futebol, Pelé, que além de atuar, ajudou na criação das coreografias usadas na partida final do filme.
Sylvester Stallone, que no filme juntamente com Caine, faz parte do comando da equipe dos prisioneiros, declarou que Fuga para a Vitória, fez dele um grande fã de futebol. Ele disse também que é torcedor do Everton, da Inglaterra.
O roteiro original previa que Fuga para a Vitória fosse um drama baseado em uma história real ocorrida durante a 2ª Guerra Mundial, na qual um grupo de soldados aliados foi desafiado para uma partida de futebol contra militares alemães. O desafio dizia que caso os alemães ganhassem os prisioneiros seriam libertados na Suíça, enquanto que caso os prisioneiros ganhassem, eles poderiam ser executados. Os prisioneiros decidiram jogar pela vitória, venceram a partida e consequentemente, foram mortos.

Ficha Técnica:

Título: Fuga para a Vitória;

Lançamento: 1981;

Direção: John Huston;

Gênero: Aventura;

Elenco: Sylvester Stallone, Michael Caine, Pelé, Bobby Moore…;

Duração: 116 min



Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.adorocinema.com/filmes, www.webcine.com.br e www.filmesdecinema.com.br

Um comentário:

  1. Também existe esse filme de Pelé, que ninguém viu...

    http://www.youtube.com/watch?v=my3df1DfplI

    ResponderExcluir