segunda-feira, 28 de março de 2011

Os Reis da Comédia:

Three Stooges (Os Três Patetas)
Os Três Patetas foi um grupo cômico norte-americano, em atividade desde 1922 até 1970, conhecido por seus numerosos curta-metragens (totalizando 190), produzidos pela Columbia Pictures. A primeira e mais memorável formação do trio consistia em Moe Howard, Larry Fine e Curly Howard. Curly retirou-se do grupo após sofrer um derrame cerebral, e o cargo de "terceiro pateta" foi ocupado por diferentes comediantes ao longo dos anos: Shemp Howard, depois Joe Besser, e Joe DeRita. Moe, Curly e Shemp eram irmãos.
Depois do cinema, os curtas foram exibidos na televisão, possibilitando que o trio fosse conhecido pelas novas gerações. Os Três Patetas ainda mantêm uma imensa popularidade em muitos países.
Os Três Patetas iniciaram em 1922, em uma apresentação chamada "Ted Healy and his Stooges". No ato, o comediante Ted Healy tentaria cantar ou contar piadas ao lado de seus assistentes atrapalhados. Os irmãos Moe e Shemp se juntaram mais tarde naquele mesmo ano ao violinista e comediante Larry Fine. Muitos fãs não sabem que Shemp Howard, foi o terceiro Pateta original, antes de seu irmão mais novo Curly Howard, que assumiu o papel.
Depois de passarem pelos Estúdios Fox, no ano de 1933 a Metro Goldwyn Mayer (MGM) assinou com Healy e seus Patetas um contrato de cinema. Eles apareceram em vários filmes e curtas-metragens, quer em conjunto, individualmente, ou com várias combinações de atores. O trio foi apresentado em uma série de curtas de comédia musical. Em 1934, o contrato da equipe terminou com a MGM, e os Patetas se separaram de Healy. Sua versão final com Healy, foi no filme da MGM,“Hollywood Party” de 1934.
Em 1934, o trio assinou com a Columbia Pictures por apenas algumas centenas de dólares por semana. Eles estrelaram 190 curtas-metragens nos anos 30, 40 e 50, tornando-se recordistas na categoria.
Na autobiografia do Moe, ele disse que cada um recebeu US $ 600 por semana em um contrato de um ano. Del Lord dirigiu mais de três dezenas de curtas dos Três Patetas. Jules White dirigiu dezenas de outros, e seu irmão Jack White dirigiu vários outros.
Moe, Larry, e o diretor Jules White consideram “You Nazty Spy!” de 1940 como o melhor filme de suas carreiras. Neste curta-metragem de 18 minutos, Moe interpreta "Moe Hailstone", um personagem parecido com Adolf Hitler, satirizando os nazistas em uma época em que a América ainda mantinha sua política de neutralidade. Curly interpretou uma espécie de Hermann Göring, e Larry fez o papel de um embaixador ao estilo de Ribbentrop. You Nazty Spy! foi o primeiro filme de Hollywood que satirizou Adolf Hitler, sendo lançado em janeiro de 1940, nove meses antes de O Grande Ditador, de Charlie Chaplin.
No decorrer dos anos Os Três Patetas passaram a se apresentar ao vivo, fazendo participações especiais e tornaram-se convidados disputados por programas de TV. Eles também foram convencidos, a gravarem mais alguns filmes por toda a década de 60, além de uma série de TV de vida curta, que era em parte ao vivo e em parte animada.
O último projeto dos Três Patetas, Kook's Tour de 1970, era um especial de uma hora feito para a televisão. No dia 9 de janeiro de 1970, durante a produção do piloto, Larry Fine sofreu um derrame e não pôde completar o projeto, terminando sua carreira, bem como os planos para a série de televisão. Kook´s Tour nunca foi transmitido, mas está disponível em vídeo.


Moe Howard
Fonte: www.google.com.br/imagens


Larry Fine
Fonte: www.google.com.br/imagens

Curly Howard
Fonte: www.google.com.br/imagens

Shemp Howard
Fonte: www.google.com.br/imagens

Joe Besser
Fonte: www.google.com.br/imagens

Joe DeRita
Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.bricabrac.com.br e www.mofolandia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário