segunda-feira, 21 de março de 2011

A Obra-Prima de Billy Wilder.

O retrato do alcoolismo no cinema:
Farrapo Humano (The Lost Weekend) é um filme estadunidense de 1945, do gênero drama, dirigido por Billy Wilder. O filme retrata o alcoolismo de forma realista, numa excelente interpretação de Ray Milland.
Em Nova York, Don Birman (Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio, devido a uma embriaguez contínua. Don Birman se deixa dominar completamente pelo álcool e passa a ter, como única meta, obter dinheiro para continuar se embriagando. Em uma tentativa de ajudá-lo, seu irmão Wick decide levá-lo para um final de semana prolongado numa fazenda, para que lá Don Birman possa escrever seu livro. Antes de partirem, alegando precisar de um tempo para recompor-se, Don Birman sugere que Wick leve sua namorada Helen St. James (Jane Wyman) a um concerto sinfônico naquela tarde no Carnegie Hall. Antes de ir ao concerto, Wick se certifica que não haja nenhuma garrafa de bebida na casa. Na ausência deles, no entanto, Don Birman apanha 10 dólares que Wick deixou para pagar a faxineira e vai até um bar para beber.
O estúdio Paramount comprou o direito de adaptação do livro "The lost weekend" por 50.000 dólares, e as indústrias de bebidas alcoólicas dos Estados Unidos ofereceram cinco milhões de dólares para que a Paramount não realizasse o filme. Na preparação para o papel, o ator Ray Milland passou uma noite no Bellevue Hospital como paciente, Ray Milland também parou de comer como acontece com muitos alcoólatras. "Farrapo humano" é considerado o melhor filme que os estúdios de Hollywood fez sobre alcoolismo.
Direção de Billy Wilder e Roteiro de Charles Brackett e Billy Wilder, com Ray Milland, Jane Wyman, Phillip Terry, Howard Da Silva, Doris Dowling, Frank Faylen, Mary Young, Anita Sharp-Bolster… Produzido pelo estúdio Paramount Pictures.
Ganhador do Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Ray Milland) e Melhor Roteiro, além de ter sido indicado a Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora - Drama ou Comédia.



Fonte: www.youtube.com

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.adorocinema.com e www.sinopsesdefilmesnovelaseseries.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário