quinta-feira, 17 de março de 2011

Rock Hudson

Fonte: www.google.com.br/imagens


INFORMAÇÕES

Nome Batismo: Roy Harold Scherer Jr.


Nascimento: 17 de novembro de 1925

Local Nascimento: Winnetka, Illinois, EUA

Altura: 1.93 m

Falecimento: 02 de outubro de 1985

Roy Harold Scherer Jr., era conhecido profissionalmente como Rock Hudson, foi um ator norte-americano, famoso pelos dramas que fez com o diretor Douglas Sirk e pelas comédias românticas que estrelou ao lado de Doris Day.
Rock Hudson teve uma vida conturbada. Filho de um mecânico de automóveis, cahamado Roy Harold Scherer, que o abandonou ainda criança, passando a ser educado com dificuldade pela mãe, Katherine Wood, uma empregada doméstica, na cama de quem dormiu até os quinze anos, no alojamento dos criados.
Ao concluir o 2º Grau na New Trier High School, de Illinois, trabalhou como carteiro e, durante a 2ª Guerra Mundial, aos dezoito anos, serviu na Marinha como mecânico de aeronaves e também na lavanderia. Em 1946 com o fim da guerra, passou a trabalhar como motorista de caminhão em Los Angeles, para poder se sustentar.
Entrou para a universidade e, orientado por um professor, tirou várias fotos e enviou-as para vários agentes de artistas de Hollywood. Em um encontro fortuito com o olheiro Henry Wilson em 1948 o tirou do anonimato. Wilson apresentou Roy para Ken Hodge, um produtor musical. Foi em uma festa, no apartamento de Ken, que Roy Harold Scherer Jr., se tornou Rock Hudson.
Rock Hudson estreou no cinema como coadjuvante/secundário em Sangue, Suor e Lágrimas de 1948, filme realizado por Raoul Walsh e assinou um contrato com os estúdios Universal. Seu primeiro grande papel a chamar atenção da crítica e do público foi no drama Sublime Obsessão em 1954, de Douglas Sirk, com quem faria alguns de seus melhores filmes.
A partir daí sua carreira decolou como galã em vários westerns, dramas de guerra e comédias principalmente, mas não só, ao lado de Doris Day. Mesmo tendo sido um grande sucesso de bilheteria e um dos mais populares astros de Hollywood dos anos 50 e 60, Rock Hudson recebeu sua única indicação ao Oscar, como Melhor Ator pelo clássico Assim Caminha a Humanidade de 1956, realizado por George Stevens, coestrelado por James Dean e Elizabeth Taylor. Ganhou quatro vezes o Golden Globe. Até o final dos anos 60, trabalhou em mais de 40 produções cinematográficas.
Com a intenção de esconder do público sua orientação sexual, seu agente cinematográfico arrumou o casamento de Rock Hudson com Phyllis Gates, sua secretária. Eles passaram a lua-de-mel na Jamaica e em Manhattan. O divórcio se deu em 1958.
A partir de 1970, apareceu esporadicamente em filmes para o cinema, passando a se dedicar mais a séries e seriados para a TV, como O Casal McMillan de 1971 à 1977, sendo que seus últimos trabalhos foram na participação em vários títulos da série Dinastia, e como sua última aparição no cinema foi no filme O Embaixador de 1984, realizado por J. Lee Thompson, coestrelado por Robert Mitchum.
Desde o início da década de 1980, já com os primeiros indícios de que havia contraído AIDS, Rock Hudson só assumiu a doença três meses antes de morrer, ao anunciar que doaria 250 mil dólares para uma fundação recentemente aberta para cuidar de pesquisas sobre o vírus da AIDS (Sida). Também estava escrevendo uma biografia, cujo título provisório era Minha História, e cuja renda seria revertida toda para essa fundação.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, cinema.sapo.pt/pessoa/rock-hudson, www.65anosdecinema.pro.br e cultura.portaldomovimento.com/rock_hudson

Nenhum comentário:

Postar um comentário