quinta-feira, 10 de março de 2011

“O pior Diretor do mundo”

Ed Wood
Fonte: www.google.com.br/imagens

Edward Davis Wood Jr. nasceu em Poughkeepsie, Nova Iorque a 10 de outubro 1924. Aos sete anos Ed Wood assistiu ao seu primeiro filme de Terror, "Drácula" de Tod Browning, 1931, cujo papel principal era interpretado por Bela Lugosi, que imortalizou o personagem.
Cinéfilo e apaixonado, grande fã de westerns e de filmes fantásticos, Ed Wood ganhou uma câmara de filmar de seus pais aos 11 anos com a qual começou avidamente a fazer curtas-metragens, aos 17 anos alistou-se nos "marines", participou na campanha do Pacífico, na 2ª Guerra Mundial. Foram-lhe atribuídas várias condecorações, foi baleado nas pernas, perdeu os dentes da frente e desde então gostava de assustar as pessoas arrancando a ponte móvel que escondia essas falhas.
Em Agosto de 1948 escreveu e realizou o seu primeiro filme profissional, o western “The Crossroads of Laredo”, note-se, contou com a colaboração de Ray Flin, diretor de fotografia de Orson Welles, ídolo e modelo de Ed Wood. Em 1955, Ed Wood conheceu Bela Lugosi de quem ficou amigo. Bela Lugosi estava já em final de carreira, e viciado em morfina, mas mesmo assim Wood conseguiu que o ator participasse de diversas das suas bombas de ficção científica. Nessa altura, reuniu-se à sua volta um grupo de personalidades estranhas e contrastantes. Também em 1955, Ed Wood casa-se com Norma McCarty, de quem se divorcia em fevereiro de 1956. Depois disso, juntou-se com Kathy Wood, de quem só a morte o separou.
Sempre desprezado pelos estúdios e contando com poucos colaboradores, Ed Wood tinha que desenvolver sozinho os seus argumentos e ideias malucas, o que fez dele argumentista, ator, realizador e produtor de cada filme. Dono de uma capacidade de autopromoção incrível, não hesitava em rastejar para obter financiadores e investidores vindos dos mais variados campos.
Usava a tática de filmar apenas uma vez cada cena, certas cenas chegam a repetir-se cinco vezes no mesmo filme, tudo para economizar dinheiro. Através do filme Glen or Glenda?, Ed Wood foi o primeiro diretor a defender o travestismo sem complexos. Ed Wood tomou muito cedo o gosto e o hábito de vestir-se como mulher, conta-se que com a influência de sua mãe. Característica que curiosamente nunca impediu suas múltiplas conquistas femininas.
Com o decorrer do tempo, e com a popularidade da televisão, o seu tipo de filme deixou de ter lugar e as suas condições de vida tornaram-se cada vez mais precárias e difíceis. Definitivamente excluído do sistema de Hollywood, Ed Wood desdobrava-se em esforço, devido ao seu alcoolismo que já vinha de longa data, o seu estado de saúde agravou-se rapidamente. Três dias depois da ordem de despejo da casa que partilhara com Kathy, Ed Wood morreu de um ataque cardíaco, em 7 de dezembro de 1978, com a idade de 54 anos, em North Hollywood. Dois anos depois, seria considerado o "Pior Diretor de Todos os Tempos". Em 1995, veio duas estatuetas do Oscar para um filme sobre sua biografia, realizado por Tim Burton e protagonizado por Johnny Depp, atualmente, venho sua incrível legião de fãs, que até criaram uma igreja com seu nome, se multiplicaram como os incríveis erros de seus filmes.
Amanhã será postado uma sinopse do filme biográfico de Ed Wood, realizado pelo diretor Tim Burton.

Fonte: www.angelfire.com, www.jackodiario.blogspot.com, Wikipédia, a enciclopédia livre e www.edwood.vilabol.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário