quarta-feira, 30 de março de 2011

A pessoa mais jovem a ganhar um Óscar

Tatum O'Neal
Tatum Beatrice O'Neal, nascida em Los Angeles, no dia 5 de novembro de 1963, é uma atriz norte-americana. É a ganhadora do Oscar de melhor atriz coadjuvante do ano de 1973 por sua atuação no filme, “Lua de Papel”. Na época tinha apenas dez anos, tornou-se com esse feito, a pessoa mais jovem a ganhar um Oscar. Dois anos depois, atuando no filme Garotos em Ponto de Bala, ganhava 350 mil dólares e uma porcentagem sobre os lucros. A partir daí houve um declínio em sua carreira artística.
Tatum O'Neal nasceu praticamente dentro do cinema, seu pai é o ator Ryan O'Neal e sua mãe a atriz Joanna Moore.
Aos 16 anos, Tatum O'Neal foi a primeira namorada do cantor Michael Jackson, em 1979. Na época os dois se conheceram numa festa em Beverly Hills e o relacionamento durou 4 anos.
Em 1985, Tatum O'Neal viveu a prostituta Scarlett em Choque Mortal, filme que protagonizou ao lado da cantora Irene Cara. Foi uma fase próspera em sua vida, as coisas pareciam melhorar, mas infelizmente essa foi a sua última produção de destaque no universo do cinema.
Em 1º de agosto 1986, Tatum O'Neal se casou com o tenista John McEnroe e juntos tiveram três filhos, Kevin (nascido em 23 de maio de 1986), Sean (nascido em 23 de setembro de 1987) e Emily (nascida em 10 de maio de 1991). O casal se separou em 1994, após um divórcio litigioso. John McEnroe moveu uma longa batalha judicial pela guarda dos filhos. John McEnroe se saiu vitorioso em razão da dependência química de Tatum O'Neal.
Em 2004, Tatum O'Neal lançou sua autobiografia, intitulada "Uma Vida de Papel", onde ela relata problemas de abuso sexual ocorridos com ela, suas experiências com a heroína e as conseqüências do uso das drogas, também o relacionamento com seus filhos. Seu livro de memórias ficou muito tempo na lista dos mais vendidos e ganhou destaque na mídia.


Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.adorocinema.com, www.cinema.sapo.pt e www.imdb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário