quinta-feira, 24 de março de 2011

Filha de peixe:

Sofia Coppola
Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: www.google.com.br/imagens

Nascida em Nova Iorque, no dia 14 de maio de 1971, Sofia Coppola é uma cineasta e roteirista estadunidense. É filha do grande cineasta Francis Ford Coppola.
Sofia Coppola tem duas filhas, Romy nascida no dia 28 de Novembro de 2006, e Cosima, nascida em Junho de 2010, fruto do seu relacionamento com o músico Thomas Mars da banda Phoenix.
As suas performances como atriz não obtiveram destaque, e Sofia Coppola eventualmente abandonou a atuação para se dedicar exclusivamente à realização.
Durante a última década, Sofia Coppola construiu uma reputação como roteirista e diretora, em filmes como, Virgens Suicidas, Encontros e Desencontros, longa que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Original e o título de primeira mulher americana a ser indicada ao Oscar de melhor diretora, prêmio que perdeu para Peter Jackson, por "O Senhor dos Anéis O Retorno do Rei". Com a estatueta, Sofia elevou ainda mais o nome da família Coppola, já que se tornou a terceira geração desta a conquistar o prêmio, também dirigiu Maria Antonieta. O seu último filme, intitulado “Um Lugar Qualquer” (Somewhere), foi ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2010.
Sofia Coppola tem como influências artísticas o cinema de Federico Fellini e de Michelangelo Antonioni; no filme Encontros e Desencontros, presta homenagem ao primeiro, quando os protagonistas assistem ao filme La Dolce Vita.

Fonte: www.google.com.br/imagens

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre, www.cinemacafri.com, www.cinema.sapo.pt/pessoa/sofia-coppola/biografia, www.omelete.com.br e www.ultimosegundo.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário