terça-feira, 29 de março de 2011

Montgomery Clift

Fonte: www.google.com.br/imagens

Edward Montgomery Clift, nascido em Omaha, Nebraska, no dia 17 de Outubro de 1920, falecido em Nova York, Nova York, em 23 de Julho de 1966, foi um ator norte-americano. Era filho de William Brooks Clift, e de Ethel Fogg.
Com sua aparição na Broadway aos treze anos, Montgomery Clift obteve êxito nos palcos e atuou ali durante dez anos antes de viajar a Hollywood, debutando em Rio Vermelho de 1948, com John Wayne. Também em 1948, Montgomery Clift foi nomeado ao Oscar de Melhor Ator por sua interpretação em Perdidos Na Tormenta. Desde então, interpretou muitos papéis que foram nomeados ao Oscar e assim convertendo-se em um ídolo. Seus papéis em A Um Passo da Eternidade de 1953, e em Os Deuses Vencidos de 1958, são considerados os mais importantes de sua carreira.
Em 1956, durante as filmagens do filme A Árvore da Vida, Montgomery Clift foi de encontro a um poste telefónico com o seu Chevrolet. As filmagens de A Árvore da Vida ficaram interrompidas até sua recuperação. Esse episódio foi o começo de sua dependência por álcool e drogas pesadas.
Em seu primeiro filme após o acidente de carro, Montgomery Clift protagonizou Rio selvagem de 1960. Também protagonizaria Os Desajustados de 1961, que foi o último filme feito por Marilyn Monroe e Clark Gable. A Universal mandou-o embora em 1962, durante a gravação de Freud, além da alma por suas frequentes ausências.
Em Julgamento em Nuremberg de 1961, Montgomery Clift atuou apenas sete minutos. O diretor, Stanley Kramer, escreveria em suas memórias que Montgomery Clift não conseguia recordar suas falas. Mas, ao mesmo tempo, considerava Montgomery Clift como um dos três ou quatro maiores atores que existem.
Homossexual assumido, Montgomery Clift rejeitou vários pedidos de casamento feitos por belíssimas mulheres do porte de Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe, duas de suas maiores amigas.
Montgomery Clift morreu em 23 de julho de 1966 aos 45 anos por complicações de saúde devido a sua dependência ao álcool e às drogas em seu apartamento em Nova York. Foi enterrado no cemitério Quaker, no Brooklyn.

Fonte: www.65anosdecinema.pro.br, www.cultura.portaldomovimento.com e Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário