sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Canal Curta - Destaques da semana de 14 a 20 de setembro.


‘Bonnard – As Cores da Intimidade’, sobre o pintor francês Pierre Bonnard, estreia na TV brasileira no Canal Curta!


INSPIRADO NA RELAÇÃO COM SEUS IRMÃOS, ‘UMA LONGA VIAGEM’, DE LÚCIA MURAT, ESTREIA NO DIA 16


Inspirado pela arte oriental, adepto de cores intensas em suas telas e conhecido por trabalhos que retratam cenas intimistas e corriqueiras, além de paisagens, o francês Pierre Bonnard ganha um perfil em “Bonnard – As Cores da Intimidade”, de Bruno Ulmer. O documentário, que será exibido pela primeira vez na televisão brasileira, no Curta!, na Terça das Artes, dia 15, mostra também a obsessão do pintor por cenas domésticas e por sua esposa Marthe, figura constante em seus quadros.

Premiados nos Festivais de Gramado, Paulínia e Málaga, “Uma Longa Viagem” é a estreia da Quarta de Cinema, dia 16. O filme de Lúcia Murat é inspirado na relação da diretora com os irmãos Miguel - cuja morte motivou o longa - e o caçula Heitor, que se destaca no roteiro com depoimentos sobre sua experiência de nove anos no exterior, para onde foi enviado pelos pais para que não seguisse os passos da irmã. Lucia se envolveu com a luta armada no Brasil dos anos 60 e 70 e ficou presa por três anos e meio. O ator Caio Blat garante a parte ficcional do filme ao reler as cartas enviadas por Heitor para a família, nas quais ele mostra que, de viajante, foi obrigado a enfrentar diversos problemas, como uma internação em uma clínica psiquiátrica. A estreia do “A Vida é Curta!” desta semana é “Olhos de Ressaca”, primeiro filme de Petra Costa, premiado como Melhor Curta no Festival do Rio em 2009. A diretora registrou seus avós relembrando momentos marcantes de suas vidas, como o dia que se conheceram, o nascimento de filhos e o processo de envelhecimento.

A Segunda da Música, 14, será embalada por um dos grandes ícones da MPB. O documentário “Dominguinhos” abre a faixa e mostra a vida e obra do músico. O filme tem imagens de arquivo, passagens de shows e participações de importantes artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda.

“Paul Virilio – Pensar a Velocidade” é a atração da Quinta do Pensamento, dia 17. O filme fala sobre a era da internet a partir do ponto de vista do pensador Paul Virilio, e conta com depoimentos de Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel and Enki Bilal, em prol ou contra suas teorias. No documentário, o francês defende a tese de que a política, a economia e a informação estão submetidas à era da velocidade. No mesmo dia, o canal exibe “Cafeka”, na faixa Curta! Relâmpago. A animação em stop motion é inspirada no livro “A Metamorfose”, um dos trabalhos mais conhecidos de Franz Kafka. Na obra, publicada em 1915, o caixeiro-viajante Gregor Samsa se transforma em um inseto monstruoso. Em um paralelo com o tema da mutação, “Cafeka” mostra a mudança de seres estranhos devido ao uso em excesso de café. Para a produção do curta, foram utilizados mais de 400 copinhos da bebida.

A Sexta da Sociedade apresenta “Utopia e Barbárie”, de Silvio Tendler. Nomes como Dilma Roussef, Ferreira Gullar e Eduardo Galeano, todos testemunhas do pós-guerra, estão no documentário que narra importantes momentos históricos do país desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje. O diretor viajou por 15 países, coletando depoimentos sobre sua geração, que tentou mudar os rumos do país seja pela luta armada ou com suas ideias.


SEGUNDA DA MÚSICA
“Dominguinhos” (documentário)
Dominguinhos é um documentário sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da música brasileira, intercalando imagens de arquivo e passagens em shows, além de encontros musicais exclusivos. O filme conta com preciosas participações de renomados artistas, importantes e parceiros da vida de Dominguinhos, como: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Pascoal, João Donato, Djavan, Nara Leão, Nana Caymmi, Luiz Gonzaga, Yamandu Costa e Hamilton de Holanda. Trata-se da homenagem definitiva à obra de um dos maiores artistas da nossa música. O filme valoriza a experiência sensorial e cinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo próprio Dominguinhos. É o próprio artista quem conta sua história, numa narrativa toda conduzida pela cuidadosa montagem de entrevistas diversas que Dominguinhos deu tanto ao longo de sua vida para as mais diversas fontes, mas também para a equipe do filme em material exclusivo. Uma celebração à música brasileira e sua universalidade.

Diretor: Eduardo Nazarian, Joaquim Castro, Mariana Aydar
Duração: 90 min. Ano: 2014
Exibição: 14 de setembro, segunda-feira, às 21h30m
Horários alternativos: Dia 15 de setembro, terça-feira, às 1h30m e às 15h30m / Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 9h30m/ Dia 19 de setembro, sábado, às 22h
Classificação: Livre


TERÇA DAS ARTES
“Bonnard - As Cores da Intimidade” (documentário)
Pierre Bonnard é um dos maiores mestres da pintura do século XX. Um pintor da intimidade, movido pela obsessão por paisagens e cenas domésticas.

Diretor: Bruno Ulmer
Duração: 52 min. Ano: 2015
Estreia: 15 de setembro, terça-feira, às 22h30m
Horários alternativos: Dia 16 de setembro, quarta-feira, às 2h30m e às 16h30m/ Dia 17 de setembro, quinta-feira, às 10h30m/ Dia 20 de agosto, domingo, às 16h30m
Classificação: Livre


QUARTA DE CINEMA
A VIDA é CURTA! traz três produções com temas familiares e a estreia de “Olhos de ressaca”, de Petra Costa, além de “Com a Minha Irmã” e “Sweet Karolynne”.

O Canal Curta! traz uma série de filmes com abordagem familiar. Para abrir a faixa, a estreia de “Olhos de ressaca”, às 20h, filme de Petra Costa, conta a história de Vera e Gabriel, que estão casados há sessenta anos. No filme, eles divagam acerca da própria história: os primeiros flertes, o nascimento dos filhos, a vida e o envelhecer. Entre as recordações, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, tecendo um universo afetivo e onírico. Através de impressões e relatos, o filme sugere um diário pessoal e existencial acerca do amor e da morte. Na sequência, “Com a Minha Irmã”, de Ana Carolina Bolshaw e Juliana Bolshaw, traz um sutil filme sobre relações, aprendizado e cinema entre duas irmãs. Em seguida, “Sweet Karolynne”, de Ana Barbara Ramos, é um filme sobre uma menina que mora nos fundos do bar dos pais, no interior da Paraíba, e que considera Jarbas, o galo de estimação da família, seu melhor amigo.

Estreia: 16 de setembro, quarta-feira, às 20h
Horários alternativos: Dia 17 de setembro, quinta-feira, à 0h e às 14h / Dia 18 de setembro, sexta-feira, às 8h / Dia 19 de setembro, sábado, às 6h


“Uma Longa Viagem” (documentário)
Uma longa viagem é a história de três irmãos. A linha dramática é dada pela história do caçula, que vai para Londres em 1969, mandado pela família para que ele não entrasse na luta armada contra a ditadura no Brasil, seguindo os passos da irmã. Durante os nove anos em que viaja pelo mundo, ele escreve cartas. Em contraponto à entrevista e as cartas, entram os comentários em off da irmã, presa política que virou uma artista reconhecida e viaja pelo mundo, quase num processo inverso ao vivido pelo irmão, que de viajante livre foi obrigado a enfrentar algumas internações em hospitais psiquiátricos. No fundo, é um documentário que trabalha sobre a memória. Não somente pela forma como é feita a investigação, mas também sobre o que motivou o filme: a morte do terceiro irmão.

Diretor: Lúcia Murat
Duração: 94min. Ano: 2011
Exibição: 16 de setembro, quarta-feira, às 22h
Horários alternativos: Dia 17 de setembro, quinta-feira, às 2h e às 16h / Dia 18 de setembro, sexta-feira, às 10h / Dia 20 de setembro, sábado, às 3h30m
Classificação: 16 anos


QUINTA DO PENSAMENTO
Curta! Relâmpago - “Cafeka” (animação)
Cafeka, um filme em stop motion que brinca com a mais famosa obra de Kafka, o livro “Metamorfose”. Na obra, publicado em 1915, o caixeiro-viajante Gregor Samsa acorda uma manhã transformado em um inseto. Já em Cafeka, uma viagem nonsense que brinca com o uso demasiado do café, os mais de 400 copos de café ilustrados revelam seres que se modificam e se transformam uns nos outros. Em ambos, estão presentes os conceitos de mutação e transformação.

Diretor: Natália Cristine
Duração: 3 min. Ano: 2013
Exibição: 17 de setembro, quinta-feira, às 22h50m
Horários alternativos: Dia 18 de setembro, sexta-feira, às 2h50m e às 16h50m/ Dia 19 de setembro, sábado, às 13h10m/ Dia 20 de setembro, domingo, às 11h45m
Classificação: Livre


“Paul Virilio - Pensar a Velocidade” (documentário)
Reflexões sobre velocidade, com um dos principais teóricos no assunto: Paul Virilio. A onipresença já foi um sonho, agora a Internet tornou isso possível. Através de seus escritos e reflexões, Paul Virilio mostrou que a História contemporânea é filha da velocidade. Estar aqui e ali ao mesmo tempo nos faz mutantes? Em 90 minutos, este filme examina nossa era sob a luz dos pensamentos de Paul Virilio. Mostra, tendo exemplos como base, que a política, a economia e a informação estão agora submetidas à ditadura da velocidade. Grandes especialistas contemporâneos e observadores informados, como Jérémy Rifkin, Walter Bender, Mohammad Yunus, Hubert Védrine, Jacques Attali, Jean Nouvel and Enki Bilal, apoiam ou contestam a linha de raciocínio de Paul Virilio.

Diretor: Stéphane Paoli
Duração: 52 min Ano: 2008
Exibição: 17 de setembro, quinta-feira, às 23h
Horários alternativos: Dia 18 de setembro, sexta-feira, às 3h e às 17h / Dia 19 de setembro, sábado, às 7h / Dia 20 de setembro, domingo, às 2h
Classificação: Livre


SEXTA DA SOCIEDADE
“Utopia e Barbárie” (documentário)
Uma revisão sobre os eventos políticos e econômicos que, desde a 2ª Guerra Mundial, elevaram o risco do desaparecimento dos sonhos de igualdade, justiça e harmonia.

Diretor: Silvio Tendler
Duração: 120 min. Ano: 2009
Exibição: 18 de setembro, sexta-feira, às 20h40m
Horários alternativos: Dia 19 de setembro, sábado, à 1h / Dia 20 de setembro, domingo, às 13h/ Dia 21 de setembro, segunda-feira, às 14h10m/ Dia 22 de setembro, terça-feira, às 8h10m
Classificação: 12 anos


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 83 na GVT, 76 na Oi TV, 103 na Vivo TV e 69 na Claro TV. Siga as redes do canal nos endereços: www.facebook.com/CanalCurta, twitter.com/CanalCurta e www.youtube.com/user/canalcurta.


Fonte: Agência Febre, através de Claudia Rodrigues e Katia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário