sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Clássicos brasileiros ganham mostra especial no XI Panorama Coisa de Cinema.




O resgate de filmes marcantes de diferentes cinematografias já é uma tradição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, que na sua 11ª edição apresenta uma mostra de Clássicos Brasileiros. Seis filmes produzidos entre as décadas de 60 e 80 serão exibidos em cópias resultantes do projeto Recuperação do Acervo da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Defendendo a importância de uma “constante revisão do nosso cinema”, o coordenador do Panorama, Cláudio Marques, destaca que os filmes apresentados estavam praticamente esquecidos, até mesmo entre cinéfilos. Uma das obras de maior repercussão incluída na mostra, o documentário “Raoni”, dirigido por Jean Pierre Dutilleux e Luís Carlos Saldanha, foi indicado ao Oscar e ganhou cinco prêmios no Festival de Gramado.

Uma coprodução entre França, Bélgica e Brasil, o filme apresenta a luta do cacique Mekronoti Raoni pela preservação do Parque Nacional do Xingu, tema que ganha peso diante dos conflitos que têm ocorrido no Mato Grosso do Sul. Narrado pelo ator Paulo César Pereio no Brasil, o documentário ganhou a voz de Marlon Brando na versão em inglês.

Produzido pelo Brasil e a Suécia, “Fábula” (Mitt hem är Copacana), mostra o olhar do diretor Arne Sucksdorff sobre a vida de crianças da comunidade Pavão-Pavãozinho que batalham a sobrevivência em Copacabana. Com narração em sueco e diálogos em português, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O diretor Luiz Rosemberg Filho estará representado com duas obras, o drama “Crônica de um industrial” (imagem acima) e a comédia erótica “O santo e a vedete”. O primeiro mostra um empresário de esquerda em crise diante dos rumos do país pós-milagre econômico. O segundo aborda a paixão de um político do interior por uma vedete do Rio de Janeiro. A mostra traz ainda “O fraco do sexo forte”, de Osíris Parsifal de Figueroa, e “Sangue quente em tarde fria”, de Fernando Cony Campos e Renato Neumann.

Uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual do CAHL/UFRB, o XI Panorama acontece de 28 de outubro a 04 de novembro, em Salvador e Cachoeira. O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário