sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Casal viaja o mundo para criar canções inéditas inspiradas nas experiências vividas em cada país.


Imagem de gravação da música Summer


O público poderá acompanhar a aventura de Lucas Mayer e Iris Fuzaro na websérie “LeTourDuMonde”, que começa a ser exibida em setembro no Youtube No dia 15 de setembro estreia a websérie “LeTourDuMonde” no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCA8m3PAK3BvUNR3cZHZ4oKg), que vai mostrar as experiências do casal apaixonado, Lucas Mayer e Iris Fuzaro, em uma viagem ao redor do mundo, na busca por novas inspirações que resultarão em músicas inéditas. Com uma câmera, microfone USB, notebook e instrumentos que encontrarem pelo caminho, o casal irá desbravar dez países diferentes para compor e produzir músicas sobre essas experiências.

A ideia do projeto nasceu da música “Only”, composta por Lucas para Iris em uma viagem que ele fez sozinho para Waikiki, no Hawaii. A música foi composta à beira mar, com apenas um microfone, um Ukulele raro de oito cordas e a inspiração que o local proporcionou. O resultado foi surpreendente, então eles tiveram a ideia de transformar essa experiência em uma websérie, que em cada episódio retratasse a viagem por diferentes países e uma música nova produzida no local. “Only” pode ser ouvida em: http://www.rdio.com/artist/Lucas_Mayer/album/Only/

O objetivo de “Le Tour Du Monde” é apresentar um novo formato musical para o público. Viajando pelo mundo e captando a essência musical de cada local, Lucas, que é músico e produtor, e Iris, sua namorada e compositora, irão criar e produzir músicas fora do estúdio, ou seja, em parques, ruas, praias, e nos diversos cenários que cada lugar oferece. Os instrumentos descobertos nesses países serão as grandes estrelas das músicas, que também terão contribuições de músicos locais que o casal conhecer pelo caminho. Os onze episódios, que vão ao ar quinzenalmente às terças-feiras, irão mostrar todo o processo de criação das músicas, que envolve a rotina, intimidade e as descobertas de cada lugar que serão registradas pelo próprio casal, com direção de Bruno Jorge.

O casal vai viajar por dez países, começando por Nova York (EUA). Neste primeiro episódio, é possível conferir a criação da música “Summer”, que foi gravada com o instrumento Merlim (de quatro cordas e origem Celta) e conta com a participação de Paul Hammer, vocalista da banda Savoir Adore. Dos EUA, eles seguem para Amsterdã (Holanda) e depois, de carro, para as cidades Colonia, Hamburgo e Berlim (Alemanha). Em seguida, vão para Budapeste (Hungria), Istambul (Turquia), Atenas (Grécia), Bangkok e Phi Phi (Tailândia), Bali (Indonésia), Tóquio (Japão), Los Angeles (EUA) e Tulum (México). Seguindo o mesmo processo de captação e roteiro, e passando por lugares inéditos para os dois, que desejam descobrir, juntos, novas culturas musicais, da forma mais intuitiva possível.

Além da websérie, as músicas serão transformadas em um álbum que será lançado após a viagem. Já no segundo semestre de 2016, toda a aventura se tornará um documentário, que vai retratar a viagem, criações das músicas e as demais aventuras que o casal vivenciar.

As músicas inéditas também estarão disponíveis na plataforma Rdio (http://www.rdio.com/people/LeTourDuMonde/playlists/13479098/LeTourDuMonde/). Cada música terá também um clipe especial gravado em formato binaural (técnica de gravação e reprodução que utiliza dois microfones com a intenção de criar uma sensação de som estéreo 3D para o ouvinte, isto é, de som ambiente), que o público poderá ter a percepção de realmente estar no ambiente gravado.

O projeto está em votação para participar da próxima edição do SXSW (South by Southwest - festival que reúne música, cinema e tecnologia em Austin, EUA). Mais informações no link: http://panelpicker.sxsw.com/vote/47727



Lucas e Iris

Os dois estão juntos há dois anos, Lucas Mayer é gaúcho, mas mora em São Paulo há mais de 15 anos. Começou a carreira de músico e produtor musical ainda em Porto Alegre. Mayer já foi sócio da Menina Produtora e lecionou Produção de Som na ESPM. Atualmente, é dono da produtora DaHouse Audio, do selo de licenciamento DaFne Music, e Diretor Musical do Sofar Sounds Brasil. Além de se manter como inspirador do blog InspirAd, do Reclame do Multishow, Mayer também realizou a composição de trilhas sonoras de três longas-metragens e 5 curtas-metragens. O último foi o curta “Dá Licença de Contar”, de Pedro Soffer Serrano, que ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas e Melhor Curta-metragem pelo júri da crítica do 43° Festival de Gramado, que aconteceu este ano. Lucas ainda mantém workshops sobre produção de trilha sonora, The FilmScore Workshop, que já participou do Miami Short Film Festival, SXSW, Festival Path, entre outros.

Já Iris Fuzaro é formada em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero, atuou como creative e strategic planner em grandes agência de publicidade, como África e Mullen Lowe (antiga BorghiLowe), especialmente com marcas com plataformas de música, como Axe e Budweiser. Recentemente, trabalhou na Vevo, plataforma de entretenimento e vídeos de música, desenvolvendo projetos especiais com artistas locais e algumas marcas.


Diretor

Bruno Jorge é formado em Direção de Documentários pela ESEC (École Supérieure Libre d’Études Cinématographiques), em Paris, e fez curso de extensão Master 1 em Artes do Espetáculo na ULG, na Bélgica. Escreveu, dirigiu e editou mais de 15 curtas e médias-metragens ao logo da carreira, incluindo ficções e documentários. Os filmes de Jorge já foram selecionados e premiados em diversos festivais pelo mundo, com destaque para o Festival de Cannes, na França, e o Festival de Rotterdam, na Holanda. Ainda esse ano, Jorge lança seu segundo longa-metragem “O que eu poderia ser se eu fosse”.

O cineasta Bruno Jorge já dirigiu Lucas Mayer no documentário “Call Me Lolla”, curta filmado em Nova York que estreou em maio deste ano e mostra o processo de gravação do EP da banda homônima, formada por Lucas, sua irmã Brenda Mayer, Zé Mazzei e Tiago Ritter.


Fonte: Agência Lema, através de Jamille Menezes, Leandro Matulja, Leticia Zioni e Larissa Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário