sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Flica chega à quinta edição com literatura universal, programação infantil e originalidade musical.




Festa Literária de Cachoeira, na Bahia, acontece entre os dias 14 e 18 de outubro e terá como homenageado o escritor baiano, membro da ABL, Antônio Torres


O Governo do Estado da Bahia apresenta a Flica 2015 e o projeto tem patrocínio da Coelba, da Oi e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio cultural da Oi Futuro e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

Na última edição, em 2014, mais de 20 mil visitantes circularam pela cidade de Cachoeira, respirando literatura em múltiplas manifestações. Para este ano, a expectativa é de público dobrado em função da popularidade de alguns autores confirmados e da consolidação da Festa como principal evento literário da Bahia.

A Flica 2015 merece olhos atentos. Ela começa com o lançamento em Salvador nos dias 18 e 19 de setembro, no espaço Caixa Cultural, e se concretiza no município de Cachoeira entre os dias 14 e 18 de outubro.

A cada edição, autores nacionais e internacionais com muito a dizer sentam-se às mesas para falar sobre o universo das letras, da criação literária, da história, das ideias. Temas como política, música, biografias, religião e principalmente literatura de ficção são debatidos sob os olhares atentos do público e mediados por especialistas em provocar os autores a se revelar.

Nas quatro edições até aqui, nomes nacionais como Xico Sá, Fernando Morais, Marcia Tiburi, Sérgio Rodrigues, Nelson Ascher, Ana Maria Machado, Paulo Lins, Geraldo Carneiro, Leandro Narloch, entre muitos outros, enriqueceram os debates em temáticas variadas.

De além das fronteiras brasileiras, autores como o angolano José Eduardo Agualusa, o português João Pereira Coutinho, o espanhol Javier Moro e, na última edição, o romeno Matéi Visniéc e o lituano Leonidas Donskis, foram algumas das estrelas literárias internacionais que abrilhantaram Cachoeira durante as edições da Festa.

Para as crianças, em seu universo lúdico, a literatura manifesta-se em cores, brinquedos, cantigas e danças. Livros e brincadeiras exercem a magia de congelar o tempo em um mundo paralelo. É a Fliquinha que garante muita diversão para os pequenos que participam da Flica.

Nas ruas e palcos da cidade, os próprios escritores passeiam pelas atrações, junto ao público afoito por cultura. A trilha sonora fica por conta de uma programação musical rica, de forte tempero étnico cosmopolita, próprio da região, extremamente hospitaleira a influências e criativa em fundi-las.

As honras deste ano vão para o jornalista e escritor brasileiro, Antônio Torres. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2013 e empossado em 2014, o profícuo autor traz em sua literatura os meandros da história e da cultura do Brasil, com destaque para o período de intensa migração do século XX e suas consequências psicológicas e sociais.

Aos amantes da literatura de todas as idades e gostos, a Flica 2015 promete cinco dias de imersão no mundo das letras. Autores contemporâneos, escritores nacionais em ascensão e consolidados e nomes reconhecidos da literatura mundial entranhar-se-ão nas ruas estreitas de Cachoeira, na Bahia, transpirando e aspirando cultura.

Mais informações da programação serão divulgadas em breve.


O quê: Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica

Quando: 14 a 18 de outubro de 2015

Onde: Município de Cachoeira, a 110 km de Salvador


Fonte: Lilian Comunica – Assessoria de Imprensa e Editorial, através de Cinthia Jardim, Lilian Cardoso e Pollyanna Mattos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário