sexta-feira, 28 de agosto de 2015

APRO E SEBRAE PROMOVEM MÓDULO TRANSMÍDIA E INOVAÇÃO EM RECIFE, VOLTADO PARA O SETOR AUDIOVISUAL.




Parte do programa Objetiva – Empreendedorismo em Foco, etapa apresenta conceitos sobre o tema, evolução, inovações e tendências para produções multiplataformas


Voltado para a capacitação do setor audiovisual, o Objetiva – Empreendedorismo em Foco leva a Recife o módulo “Transmídia e Inovação”, entre os dias 1º e 04 de setembro, no bairro de Boa Viagem. Além da capital pernambucana, a iniciativa realizada pela APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), já passou pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Com carga de 24 horas/aula, a etapa será coordenada por Rodrigo Arnaut, Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, Engenheiro de Computação (USTJ) e Técnico em Eletrônica pela ETE GV. Especialista da área, ele é curador de um núcleo de estudos sobre transmídia – o #EraTransmidia, professor de curso sobre o tema na ESPM e líder de inovação e pesquisa de sistemas de TV no departamento de P&D da TV Globo. Além de Arnaut, o módulo contará também com Rodrigo M. Terra entre os consultores. Graduado em Rádio e TV pela FAAP de São Paulo, Terra tem pós-graduação em Administração pela FGV e especialização em empreendedorismo pelo IBMEC-SP. Diretor de TV e vídeo, o profissional atua como produtor desenvolvendo novos formatos televisivos e multiplataforma, além de prestar consultoria na área de comunicação e conteúdo transmídia.

O módulo falará sobre temas de interesse dos profissionais da área, entre eles, como deve ser desenvolvido um projeto transmídia, incluindo a importância da audiência na construção e manutenção de projetos inovadores, abordará também a definição das múltiplas plataformas de mídias e a apresentação das principais janelas e suportes adequados aos projetos, assim como alguns exemplos e cases internacionais. Para a gerente executiva de capacitação da Apro, Odete Cruz, a etapa oferece aos participantes uma visão estratégica sobre várias plataformas. “Este módulo incentiva profissionais e empresas do setor audiovisual a pensarem e criarem projetos inovadores por meio de conhecimentos e técnicas avançadas, além de abordar suas inter-relações com a audiência. O curso prepara e disponibiliza aos alunos conhecimento e acesso a ferramentas multimídia, bem como projetos transmídia com inovação tecnológica, adequando às janelas e os suportes apropriados para cada conteúdo”, explica.

O programa “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão).


Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual

Lançado em outubro de 2013, o Programa de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Programa é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.


AGENDA

MóduloTransmídia / Inovação - “Objetiva Empreendedorismo em Foco”

Data: entre 1º e 04 de Setembro de 2015

Horário: das 9h30 às 17h30

Local: Bairro de Boa Viagem

Endereço: Av. Boa Viagem, 420 – Recife


SOBRE O SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas –SEBRAE – é uma entidade privada sem fins lucrativos criada em 1972. Tem por missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional. Por meio de parcerias com os setores público e privado, o SEBRAE promove programas de capacitação, estímulo ao associativismo, desenvolvimento territorial e acesso a mercados. Trabalha pela redução da carga tributária e da burocracia para facilitar a abertura de mercados e ampliação de acesso ao crédito, à tecnologia e à inovação dos pequenos negócios. Parte deste esforço ganhou visibilidade com a aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). A lei estabeleceu um ambiente que favorece o crescimento dos pequenos negócios. A legislação contabiliza avanços especialmente no Simples Nacional (Supersimples) e no incentivo à formalização do Microempreendedor Individual (Lei Complementar 128/08). Outro dispositivo, o de Compras Governamentais, beneficiou o segmento por representar um nicho de negócios fundamental ao aumento do faturamento e da competitividade dos pequenos negócios. Essas ações reforçam o papel do SEBRAE como indutor do empreendedorismo e revelam a importância da formalização para a economia brasileira.


Fonte: Agência Casa do Bom Conteúdo, através de Fernanda, Gil Dias e Marcelo Affini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário