segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cine Caramelo - Festival infanto-juvenil de cinema de Porto Alegre, Um festival para crianças e adultos!




O CINE CARAMELO - Festival infanto-juvenil de cinema de Porto Alegre, é um festival para crianças, adolescentes e para os adultos que com eles convivem - especialmente pais e educadores, proporcionando momentos de fruição artístico-cultural de qualidade e reflexão sobre os temas da infância e juventude.

Esta segunda edição do CINE CARAMELO acontece na Sala Redenção da UFRGS, trazendo muita diversão nas sessões infanto-juvenis com filmes que abrem espaço para a reflexão acerca de temas como diversidade cultural, cuidado com o meio-ambiente, valorização da amizade, afeto e amor à família. Os destaques da programação são: o média-metragem Das crianças Ikpeng para o Mundo, filme integrante da Coleção Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, realizado pelo projeto Vídeo nas Aldeias com o apoio da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da UNESCO; o clássico Sinfonia Amazônica, primeiro longa-metragem animado da história do Brasil; o recentemente lançado As aventuras do Avião Vermelho, adaptação da obra homônima de Erico Verissimo; e o segundo filme da série BRichos - Bichos Brasileiros, intitulado A floresta é nossa.

Para o público adulto, sessões de filmes contemporâneos que refletem sobre infância, juventude e educação. Cinco documentários resgatam o trabalho e o pensamento de pedagogos e educadores do Brasil e da Argentina que buscaram reinventar a escola convencional. Já o filme Quando sinto que já sei mostra iniciativas atuais que estão acontecendo Brasil afora e que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.

O CINE CARAMELO e o Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS realizam em conjunto uma sessão do filme A Batalha do Passinho, eleito Melhor Filme na Mostra Novos Rumos da Premiére Brasil – Festival do Rio 2012, trazendo ao público o universo das manifestações culturais de jovens da periferia.

A primeira edição do CINE CARAMELO aconteceu em 2013 (financiamento do Edital SEDAC 2/2012 - Pró-cultura RS FAC para Sociedade Civil). Houve, ainda, uma versão itinerante do projeto em 2014 (Edital SEDAC 7/2014 Movida Cultural - Pró-cultura RS FAC). Esta segunda edição do CINE CARAMELO está sendo realizada através de uma importante parceria com o Departamento de Difusão Cultural e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da UFRGS, com produção da Bureau de Cinema e Artes Visuais, curadoria e direção geral de Andreia Vigo.


PROGRAMAÇÃO INFANTIL

1 de setembro - terça-feira - 14h15
Média-metragem DAS CRIANÇAS IKPENG PARA O MUNDO (MT, 2001, 35min, direção Kumaré Ikpeng, Karané Ikpeng, Natuyu Y. Txicão)
Com graça e leveza, as crianças da etnia Ikpeng mostram suas famílias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida.

+

Conversa-cantante com LIANA UTINGUASSÚ - De ascendência Guarani, desenvolve há mais de 20 anos intercâmbio com diferentes etnias no Brasil e Américas. Servidora da oscip Yvy Kuraxo, Organização focada nas questões Indígenas - visão multiétnica. É Escritora e palestrante nas áreas humanas atuando como focalizadora em atividades de abordagem Multiculturais e Terapias complementares.


2 de setembro - quarta-feira - 14h15
Longa-metragem SINFONIA AMAZÔNICA (RJ/1951, 75min, direção Anélio Lattini)
Primeiro longa-metragem animado da história do Brasil. Apresenta sete lendas amazônicas (lenda da noite, lenda da formação do Rio Amazonas, lenda do fogo, lenda da Caapora, lenda do Jabuti e da Onça, lenda da Iara e lenda do Arco-Íris).


3 de setembro - quinta-feira - 14h15
Longa-metragem BRICHOS - A FLORESTA É NOSSA (PR/2012, 81min, direção Paulo Munhoz)
Armados de coragem, inteligência e bom humor, um trio de animais adolescente formado por um jaguar, um quati e um tamanduá, encaram o desafio de defender o futuro da sua cidade, ameaçada de perder sua floresta para exploradores internacionais.


4 de setembro - sexta-feira - 14h15
Longa-metragem AS AVENTURAS DO AVIÃO VERMELHO (RS/2014, 90min, direção Frederico Pinto e José Maia)
Fernandinho acabou de perder a mãe, e seu pai não sabe como confortá-lo. Um dia, ele dá ao filho um livro que marcou sua infância, sobre um capitão que está preso num lugar muito perigoso. A bordo do Avião Vermelho e junto com seus brinquedos favoritos, Fernandinho decide salvar o Capitão Tormenta. Ao longo dessa jornada, ele descobre o prazer da leitura, a importância de ter amigos e o amor do pai.


PROGRAMAÇÃO ADULTO

PROGRAMA DE DOCUMENTÁRIOS SOBRE EDUCADORES

1 de setembro - terça-feira - 16h
PAULO FREIRE CONTEMPORÂNEO (SP, 2006, 52 min, direção Toni Venturi)
Um tocante documentário sobre o pensamento e a antropologia do pedagogo Paulo Freire.


1 de setembro - terça-feira - 19h
2 de setembro - quarta-feira - 16h
MITÃ (MS, 2013, 52 min, direção Lia Mattos e Alexandre Basso)
Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e a etnomusicóloga e educadora Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança.


3 de setembro - quinta-feira - 16h
RUBEM ALVES - O PROFESSOR DE ESPANTOS (DF/2013, 45min, direção Dulce Queiroz)
Os sonhos, ideias e realizações de Rubem Alves, um dos maiores pensadores contemporâneos da educação no Brasil.


4 de setembro - sexta-feira - 19h
VOCACIONAL - UMA AVENTURA HUMANA (SP/2011, 77 min, direção Toni Venturi)
A experiência de Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes pedagogas contemporâneas, com os colégios Vocacionais do estado de São Paulo que na década de 60.


4 de setembro - sexta-feira - 16h
LA ESCUELA DE LA SEÑORITA OLGA (Argentina, 1991, 48 min, direção Mario Piazza)
O documentário apresenta o trabalho de Olga Cossettini (1898-1987), professora argentina de Santa Fé vinculada às posições mais democráticas da "escola nova", que transformou uma escola pública de um bairro operário em um lugar de liberdade e formação artística única em seu tempo.


SESSÃO COMENTADA

3 de setembro - quinta-feira - 19h
QUANDO SINTO QUE JÁ SEI (SP, 2014, 78 min, direção Antonio S. Lovato, Raul Perez e Anderson Lima)
O documentário registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.

Sessão comentada com THIAGO BERTO - Fundador da Cidade Escola Ayni - Educação e Sustentabilidade, um espaço que está sendo criado em Guaporé - RS, com objetivo de proporcionar as crianças, pais, educadores e comunidade, além de uma nova pedagogia, o contato com novos conceitos de organização social e econômica, os quais expandem os propósitos de sua existência. O projeto é resultado da passagem de Thiago Berto por lugares como o Butão, Peru, as Américas, o Alasca, o Uruguai e o Caminho de Santiago de Compostela.

Mediação GABRIEL DE ANDRADE JUNQUEIRA FILHO - Pedagogo, doutor em psicologia da educação pela PUC-SP, professor da Faculdade de Educação da UFRGS.


SESSÃO DEDS + CINE CARAMELO

9 de setembro - quarta-feira - 19h
A BATALHA DO PASSINHO (RJ, 2013, 75 min, direção Emílio Domingos)
Criado por adolescentes das favelas cariocas, o passinho, explodiu em 2008 e desde então vem mudando a cara da periferia do Rio de Janeiro. Uma nova forma de dançar, o Passinho é a manifestação cultural carioca mais importante dos últimos 10 anos.


Fonte: Departamento de Difusão Cultural - Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário, através de Tânia Cardoso de Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário