quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Panorama Coisa de Cinema bate recorde de inscrições.




O Panorama Internacional Coisa de Cinema bateu seu recorde de inscrições para as mostras competitivas, resultando em 910 filmes enviados de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Entre os 316 curtas e longas estrangeiros inscritos tem produções da Romênia, Egito, Montenegro, Japão, Singapura, Tailândia, Venezuela e muitos outros países, oferecendo aos curadores do festival uma vasta mostra do cinema realizado em contextos culturais totalmente diversos. O que se reflete na programação final, pois o longa internacional vencedor de 2014 veio do Casaquistão.

Somando as duas categorias internacionais (curtas e longas) com as categorias filmes baianos (qualquer duração), curtas nacionais e longas nacionais, a edição anterior teve 822 inscritos, o que evidencia a visibilidade e reconhecimento crescentes do festival, que chega à sua 11ª edição.

Como acontece todo ano, o número final de produções assistidas pela curadoria é ampliado pelos filmes convidados pela organização do Panorama, quase sempre filmes conferidos por Cláudio Marques e Marília Hughes nos festivais que frequentam. Assim, este ano, mil curtas, longas e médias estarão disputando as vagas nas mostras competitivas.

Serão selecionados 8 longas nacionais e o mesmo número de internacionais, quanto aos curtas, os curadores escolherão dezesseis realizados no Brasil e outros dezesseis produzidos em países estrangeiros. O número de filmes da mostra competitiva Filme Baiano ainda será definido.

O XI Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece em paralelo em Salvador e Cachoeira, entre os dias 28 de outubro e 04 de novembro. O festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.


Fonte: Assessoria de imprensa da Quarta Via Comunicação, através de Jane Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário